Porém, nos últimos anos, entrou um fator novo e importante nessa equação: o crescimento dos negócios em torno do futebol, que deixou de ser apenas um esporte. Apenas em 2023 os 30 maiores times brasileiros foram avaliados em R$ 33,2 bilhões, de acordo com o levantamento da consultoria Sports Value.
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O time com maior valor de mercado é o Flamengo, valendo R$ 4,5 bilhões, uma valorização de R$ 729 milhões no último ano. O Palmeiras, atual campeão do Campeonato Brasil de 2023, apresenta um valuation de R$ 3,6 bilhões. Complementando o top 3 dos times mais valiosos do país (e abaixo do Palmeiras) está o Corinthians, com valor de mercado de R$ 3,1 bilhões.
“Nosso foco é qualificar as pessoas que estão no clube, investir em infraestrutura e nos mantermos na Série A do Brasileiro”, diz Cristiano Dresch, presidente do Cuiabá.
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Outras equipes com menor torcida e menor exposição também tiveram bons resultados no ano. Fortaleza, Coritiba, Sport, Goiás e Avaí são alguns exemplos de times que conseguiram se valorizar neste período dentro do mercado brasileiro. O Fortaleza, por exemplo, conseguiu uma valorização de R$ 91 milhões (17,24%) no período, atingindo R$ 636 milhões em valor de mercado.
No geral, apenas 13 das 30 marcas avaliadas tiveram valorização. O São Paulo, por exemplo, manteve-se estagnado e seu valuation segue sendo de R$ 2,2 bilhões. Curiosamente, o valor da marca do Botafogo, que chegou a liderar o Campeonato Brasileiro no ano passado, caiu 27,33% em um ano, uma baixa de R$ 225 milhões. Agora, o clube tem valor estimado em R$ 598 milhões.
Confira quais são os 10 times de futebol mais valiosos do Brasil
Metodologia
O estudo considera inúmeros fatores para que se aponte o valor final de cada clube. São usadas as informações financeiras e considerados todos os ativos em circulação como dinheiro no caixa e bancos, aplicações financeiras e valores a receber, além de ativos imobiliários, como estádio, centro de treinamento e edificações em geral. Além disso, o levantamento faz uma avaliação de marca, que considera 20 diferentes variáveis para a formação de valor, divididas em três grandes grupos: potencial de mercado, potencial esportivo e as receitas oriundas da marca.