Como Fat Joe perdeu US$ 2 milhões por andar com as pessoas erradas

17 de março de 2024
Getty Images

Fat Joe compartilha conselho para a vida

Para evitar arruinar acordos comerciais multimilionários, é melhor manter seu círculo de amizades pequeno. Isso pode parecer um conselho simples para aspirantes a empreendedores, mas o astro do hip-hop Fat Joe aprendeu da maneira mais difícil. Ele perdeu um pagamento de US$ 2 milhões por ter muitas pessoas ao seu redor.

  • Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

Anteriormente apelidado de Don Corleone do hip-hop, Fat Joe, de 53 anos, lembra de se cercar diariamente de mais de 30 pessoas cujas despesas ele pagava. No início dos anos 2000, essa generosidade teve um efeito reverso quando o CFO de uma empresa de marketing tentou o contatar para promover uma empresa de cerveja.
O executivo tinha um cheque de US$ 2 milhões no bolso, destinado a Fat Joe. No entanto, a oferta nunca chegou até ele. Fat Joe descobriria anos depois que alguns dos acompanhantes bloquearam o executivo de apresentar o cheque.
“Caímos nessa armadilha o tempo todo quando tentamos ajudar todo mundo, e isso é prejudicial para você e suas finanças”, diz Fat Joe.
Durante a entrevista, o rapper contou sobre seus empreendimentos comerciais enquanto promovia o Rewind It 10, uma linha de produtos para cabelos masculinos lançada em janeiro. O produto é apoiado por uma lista de celebridades, incluindo o namorado de Taylor Swift e jogador de futebol americano Travis Kelce, o DJ Khaled, o cantor Tank e o modelo Tyson Beckford.

A empresa-mãe do Rewind It 10, a It’s a 10 Haircare, fundada e dirigida por Carolyn Aronson, uma integrante da lista Forbes 50 Over 50 de 2023.

Os termos da afiliação de Fat Joe com a It’s a 10 não foram fornecidos. No entanto, Fat Joe diz à Forbes que a parceria com o Rewind It 10 é um acordo de participação acionária para parte da propriedade da empresa. “Eu estou na vibe de participação”, ele diz. “Estou totalmente a favor dos empreendedores, e de você assumir as rédeas”

Com o acordo, Fat Joe entra para o mercado de coloração capilar, que vale S$ 11,2 bilhões nos EUA, de acordo com a empresa de pesquisa global IBISWorld.

Mesmo com todo esse dinheiro gasto, ainda existe um estigma em torno de homens mais velhos tingindo o cabelo para parecer mais jovens. Fat Joe defendeu tingir a barba, dizendo: “Nossas mulheres estão envelhecendo com graça. Elas estão cuidando dos olhos, fazendo os cílios. Estão cuidando dos lábios; estão cuidando do cabelo, e nós as amamos. Então, por que não podemos (os homens) ter algum cuidado com os cabelos?”

“Eu não gosto de parecer velho”, diz Fat Joe. “Se sua esposa está te convencendo a manter os cabelos brancos e acha que é sexy, ela está mentindo para você.”

A parceria de Fat Joe com o Rewind It 10 adiciona-se ao seu portfólio de negócios, que inclui um trio de lojas de tênis na cidade de Nova York, a UP NYC, autorizadas a revender tênis Nike e sapatos da marca Michael Jordan.

Conhecido por sucessos como “Lean Back”, “All the Way Up” e “What’s Luv?”, Fat Joe despontou na cena musical no início dos anos 1990 e lançou mais de uma dúzia de projetos musicais, incluindo 10 álbuns solo. Ele também apareceu em diversos filmes, como a comédia “Night School” de 2018, estrelada por Kevin Hart.

Quando perguntado sobre qual palavra descreve sua carreira, Joe escolhe “resistência”. “Tive hits em três décadas diferentes”, ele diz. “E então, resistência vem à mente porque eu nunca desistiria.”