Duas brasileiras são nomeadas Jovens Líderes Globais pelo Fórum Econômico Mundial

5 de abril de 2024
Reuters/Arnd Wiegmann

Reuters/Arnd Wiegmann

O Fórum Econômico Mundial anunciou na última quinta-feira (4) os nomes dos novos membros do Fórum de Jovens Líderes Globais (The Forum of Young Global Leaders, em inglês) deste ano. O grupo, que reúne os mais notáveis líderes mundiais com menos de 40 anos, conta com duas brasileiras: Vera Oliveira, fundadora do Instituto C – Criança, Cuidado e Cidadão, e Anielle Franco, Ministra da Igualdade Racial do Brasil.

Ao todo, o programa selecionou mais de 80 líderes de todo o mundo de diversas áreas, incluindo política, negócios, sociedade civil e artes. Eles irão enfrentar uma jornada de três anos com objetivo de debater desafios globais, propor iniciativas para o futuro e impulsionar mudanças positivas para a sociedade.

  • Siga a Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias sobre negócios, carreira, tecnologia e estilo de vida

“Durante duas décadas, procuramos e nutrimos jovens líderes dedicados a melhorar a situação do mundo e hoje temos orgulho em dar as boas-vindas ao mais recente grupo de Jovens Líderes Globais. O Fórum de Jovens Líderes Globais (The Forum of Young Global Leaders) permanece firme na sua missão de promover a colaboração e a liderança responsável”, disse Nicole Schwab, membro do Conselho do Fórum de Jovens Líderes Globais.

Conheça as duas brasileiras selecionadas para o programa:

Vera Oliveira, fundadora e diretora executiva do Instituto C – Criança, Cuidado e Cidadão

Reprodução/Redes Sociais

Vera Oliveira é fundadora e diretora executiva do Instituto C – Criança, Cuidado e Cidadão. Desde a fundação, em 2011, o instituto já prestou apoio a mais de 15 mil pessoas, com foco especial em crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

“Estou muito feliz e realizada em fazer parte dessa comunidade e não vejo a hora de começar essa jornada, que com certeza contribuirá muito para a minha vida pessoal e profissional”, celebrou Vera em postagem no LinkedIn.

A organização auxilia as famílias por meio de redes de serviços públicos e programas de assistência social. O trabalho do instituto foi eleito uma das 100 Melhores ONGs do Brasil nos últimos sete anos.

Anielle Franco, Ministra da Igualdade Racial

Divulgação/The Forum of Young Global leaders

Anielle Franco é Ministra da Igualdade Racial do Brasil e ex-Diretora Executiva do Instituto Marielle Franco. É formada em Jornalismo e Inglês pela North Carolina Central University e possui bacharelado e licenciatura em literatura inglesa pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

Anielle tem mestrado em Jornalismo, Inglês e Relações Étnico-Raciais pela Florida A&M University e pelo CEFET-RJ, e atualmente é Ph.D. graduanda em Lingüística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Anielle publicou dois livros sobre sua irmã, Marielle Franco: “Carta para Marielle” e “Minha irmã e eu”. Além disso, participou de outros livros, incluindo a edição brasileira da autobiografia de Angela Davis.

Leia também:

A lista deste ano ainda inclui nomes como o produtor executivo da Netflix, Paz Hyde, o ex-editor-chefe da Vogue China, Margaret Zhang, o atleta olímpico Lewis Pugh, atriz indiana Bhumi Pednekar, o artista e designer turco-americano Refik Anadol , o âncora de notícias canadense Omayra Issa, o presidente eleito do Equador Daniel Noboa e o patinador artístico chinês Han Cong.

Completando seu 20º aniversário, o Fórum de Jovens Líderes Globais já lançou vários projetos de impacto, tendo como exemplo a TABLE FOR TWO, que forneceu 1 milhão de refeições a crianças em idade escolar nos países em desenvolvimento.