1. Início
  2. /
  3. Forbes Mulher
  4. /
  5. Djamila Ribeiro ocupará cadeira de Lygia Fagundes Telles na Academia Paulista de Letras
Forbes Mulher

Djamila Ribeiro ocupará cadeira de Lygia Fagundes Telles na Academia Paulista de Letras

A filósofa é a única negra na academia, que também elegeu outras mulheres nos últimos anos

1 min
Djamila Ribeiro, mulher negra e de cabelo preso, à frente de fundo roxo
Victor AffaroDjamila Ribeiro é filósofa e autora do vencedor do prêmio Jabuti “Pequeno Manual Antirracista”

A filósofa e autora de “Lugar de fala” e do vencedor do prêmio Jabuti “Pequeno Manual Antirracista”, Djamila Ribeiro foi eleita para a Academia Paulista de Letras. “Agradeço a todos os acadêmicos e acadêmicas que votaram e me deram a oportunidade incrível de ocupar a cadeira que foi da gigante Lygia Fagundes Telles”, publicou Djamila em seu instagram. 

A filósofa recebeu 30 dos 39 votos válidos e vai integrar a cadeira deixada por Lygia, que morreu em abril, ao lado de nomes de destaque como Mauricio de Sousa e Ruth Rocha.

Djamila é a única negra na academia, que também elegeu outras mulheres nos últimos anos: a roteirista Maria Adelaide Amaral, no final de 2019, a psicanalista Betty Milan, em dezembro de 2021, e a escritora Mary Del Priore, em março deste ano. 

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022

Assine Forbes. Inspire-se, lidere, conquiste. Ao se cadastrar, você concorda com nossa Política de Privacidade e com o uso de seus dados para fins de comunicação.