7 conselhos de carreira surpreendentes da CMO da Ford

11 de outubro de 2022

Atual CMO da Ford diz que, inesperadamente, todas as suas experiências de carreira a prepararam para o cargo que ocupa hoje

Quando se tornou CMO da Ford em 2020, Suzy Deering não tinha ideia do quanto sua experiência como diretora de marketing do eBay ou como diretora executiva de mídia, engajamento, marca e integração da Verizon a ajudariam a vender automóveis.

“O que eu não tinha percebido é que da minha experiência na Verizon, os paralelos de quando entrei na indústria sem fio, que estava em um estágio muito inicial, com o que eu vejo agora com a eletrificação é inacreditável. Quando eu olho para trás, acho que isso foi o que mais me preparou sem que eu percebesse”, ela explicou recentemente no meu podcast Electric Ladies.

Ela também destacou os paralelos com o eBay. “Porque quando a Covid chegou, toda a indústria foi para o comércio eletrônico.”

Especialmente com o lançamento da picape F-150 Lightning 100% elétrica da Ford, ela diz que, inesperadamente, todas as suas experiências anteriores a prepararam para ser CMO da Ford hoje.

Aqui estão sete conselhos de carreira tirados da minha conversa com Suzy Deering:

1. Esteja disposta a “começar do zero” em uma indústria totalmente nova: como mostra a experiência de Deering, isso não significa começar de baixo, mas sim aplicar sua experiência atual a uma nova indústria. “Aprenda algo do zero e dê tudo de si”, afirma. Quando você fizer isso, ela sugere se preparar para as armadilhas que surgem ao tentar coisas novas. “Você vai errar e vai aprender coisas e então, algumas vão funcionar, outras não. ”

2. Ouça mais: o que geralmente vem com a aplicação de suas habilidades em um novo setor é a humildade, porque você sabe que tem muito a aprender. Essa humildade pode ser algo muito bom, segundo Deering, porque pode te fazer ouvir de forma diferente e pessoas com perspectivas diferentes.

3. Convoque uma reunião de “modernização”: Uma das coisas que Deering fez quando começou na Ford foi convocar uma reunião semanal para buscar novas ideias. “Comecei essa reunião que se chamava modernização de marketing toda sexta-feira, mas, na verdade, era quase como uma reunião do tipo microfone aberto. Eu perguntava: ‘O que você sente que não estamos fazendo e que deveríamos estar fazendo? Ou o que está impedindo você de fazer algumas das mudanças que precisamos fazer? É minha reunião favorita da semana. Não é apenas com a minha equipe, são várias pessoas diferentes de toda a empresa.”

4. Fique desconfortável: Deering reconhece que pode ser desconfortável se afastar de um setor sobre o qual você tem um conhecimento profundo, mas é aí que está o crescimento. “Se você não está desconfortável, então não está crescendo. E se você não está crescendo, não está aprendendo. E se não está aprendendo, você não está progredindo na carreira.” Ela também diz que é necessário se mostrar vulnerável.

5. Jogue o manual fora: Ao lançar um produto, não siga apenas o manual que você já tem. Comece do zero. “Com a F-150, jogamos tudo fora. É ousado dizer vamos jogar isso fora e começar de novo e tentar coisas diferentes do que tivemos no passado. Mas funcionou.” De fato, 76% dos clientes da F-150 Lightning são diferentes dos compradores tradicionais da F-150, disse Deering.

Linda Zhang, engenheira-chefe da F-150 Lightning da Ford, reiterou quão diferentes são os consumidores desse novo automóvel e como isso foi inesperado.

6. “Não busque o cargo”: Como conselho de carreira, Deering insiste: “Não busque o cargo. Acho que parte do desafio é que muitas vezes pensamos que devemos ir atrás do cargo. E a realidade é que você deve buscar o trabalho que quer fazer.”

7. Identifique os verdadeiros líderes (que provavelmente não têm os títulos): Ela acrescenta que podemos aprender com todos os tipos de pessoas em todos os níveis da organização. “Aprenda com os líderes ao seu redor, e eles não são necessariamente pessoas que têm títulos. Eles são líderes em todos os níveis.”

Ao encerrarmos nossa conversa, ela acrescentou: “Nossos poderes secretos como mulheres e que muitas vezes foram suprimidos são a empatia, a vulnerabilidade e o compartilhamento. Todas essas coisas que você pode ter pensado que não poderia ter.”

Em vez disso, ela diz, aceitar quem você de fato é vai te levar mais longe na carreira. “Porque vai te motivar e você não vai deixar que ninguém roube sua mentalidade e vai procurar todos os sinais que te encorajam e alimentam.”

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022