Programa para mulheres em conselhos está com inscrições abertas

7 de novembro de 2022

Em 22,5% das empresas, não há mulheres nos conselhos ou diretorias, segundo estudo do IBGC

O PDeC (Programa Diversidade em Conselho) abre hoje (7) as inscrições para a sua 7ª turma. Organizado pela B3, IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa), IFC (International Finance Corporation) e WCD (WomenCorporateDirectors), ele oferece treinamento e mentoria para executivas que querem atuar em conselhos de administração. Hoje, mais de 60% das participantes das edições anteriores atuam em conselhos. “Nossa missão é contribuir com capital intelectual para formar profissionais aptas a ocupar espaços de liderança”, diz Adriana Muratore, coordenadora do programa.

As inscrições podem ser feitas no site até 25 de novembro. As candidatas precisam ter, pelo menos, 10 anos de experiência profissional, como executivas C-Level, investidoras, consultoras, empresárias ou sócias de escritórios, além de competências comportamentais para atuação em conselhos. 

Um levantamento do IBGC (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa) mostrou que no ano passado ainda havia 22,5% das empresas (entre as analisadas) sem nenhuma mulher ocupando a posição de conselheira ou de diretora. Neste ano, são 21%. Para Muratore, a mudança vem do topo e a inclusão deve vir por meio de ações afirmativas.

Leia também: Mulheres nos conselhos: como aumentar a diversidade no topo

As candidatas serão analisadas pelo Comitê do PDeC, que define um grupo diverso de 35 mulheres, levando em conta formação, raça, orientação sexual, entre outros critérios. E cada uma delas terá um mentor. “Nós analisamos criteriosamente os perfis de mentor e mentorada para que eles possam se complementar com a troca de experiências”, diz Heloisa Carvalho, que lidera as mentoradas do programa.

O programa tem duração de 10 meses, de março a dezembro de 2023, com pelo menos  seis sessões de mentoria, além de curso online elaborado pelo IBGC e eventos presenciais obrigatórios e ações de networking.

Desde a 6ª edição do programa, as participantes selecionadas devem fazer uma contribuição financeira de R$ 22 mil para cobrir os custos operacionais do programa, que não tem fins lucrativos. Entre as 35 vagas oferecidas, 5 têm bolsas de 100% para as participantes selecionadas que não puderem contribuir. 

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022