Camila Coutinho quer "furar a bolha" para expandir sua marca

3 de fevereiro de 2023
Divulgação

Camila Coutinho conta à Forbes sobre o papel que vem exercendo de incentivar na formação de lideranças femininas em sua empresa e na área social

Camila Coutinho está expandindo sua marca, a GE Beauty, para além dos produtos de beleza, com uma parceria com a marca cool carioca de óculos Zerezes. A collab, além de render uma linha de óculos de sol pensada junto com a empreendedora, é mais um passo na expansão da marca, que neste ano planeja abrir novas lojas próprias.

Aqui, a empreendedora e influenciadora, que foi Forbes Under 30 em 2015, conta um pouco mais sobre como escolhe as parcerias que estão ajudando a expandir seu negócios, os próximos passos da GE Beauty e o papel que vem exercendo de incentivar na formação de lideranças femininas em sua empresa e na área social.

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Forbes: O que está por trás dessa escolha de collab e como ela escolhe cada uma das marcas das quais se aproxima?

Camila Coutinho: Esse movimento de de colaboração é uma coisa muito natural da internet. Fora da internet, a gente via muito isso entre marcas e pessoas porque as marcas precisavam se associar a personalidades. Com isso, as marcas ganharam personalidade, ganharam um tom de voz. Traz uma humanidade, né? E é muito natural que exista uma evolução da coisa da collab entre marcas, que é uma associação de personas e de universos.

F: O que está por trás dessa escolha de collab e como ela escolhe cada uma das marcas das quais se aproxima?

CC: Acho que naturalmente, como se escolhe um amigo, de pessoa para pessoa. Em 90% dos casos, são pessoas que têm valores, ideias e pensamentos alinhado. A Zereses é uma marca que compartilha de muitos valores parecidos com com GE Beauty. Preza pela individualidade, pela simplicidade e originalidade. Acho que são duas marcas que tem esse pensamento de trazer mais simplicidade e clareza na hora de consumir. E de não consumir só pelo impulso, né? E com isso a Zerezes nos procurou e convidou para fazer essa collab.

F: O que existe da GE que chama a atenção de outras marcas? O que é importante nessa “personalidade” que você cita?

CC: É uma comunidade de mulheres Independentes, de mulheres que valorizam a beleza natural e a originalidade. Com essa união, você pode somar pensamentos e visões de mundo e unir dois públicos que já têm algo em comum. A collab potencializa isso. Para você escolher a quem vai se associar, . poder né da individualidade então. Eh quando uma marca a outra marca tem que somar algo dentro dos seus valores e do seu público.

F: Qual seu objetivo de negócios com a GE Beauty em 2023?

CC: Esse ano é um ano de expansão. Não só de novos públicos, mas de furar essa bolha. Claro que tem muitos benefícios de ser uma marca de influenciadora, de uma personalidade. Ela já começa com uma visibilidade, diferentemente do que uma marca que não tenha essa carta na manga. Mas também tem o desafio de estourar essa bolha para um lugar maior, de ir além da figura da dona da marca e da influenciadora, que são tão ligadas. Essa sempre foi uma certeza que a gente teve, de não quer ter essa marca ligada 100% à minha imagem. Para furar essa bolha, vamos estar em mais pontos de venda, em outros estados. Temos uma estratégia de mais lojas físicas próprias.

F: Você se tornou a primeira influencer brasileira a assinar o Pacto Global da ONU e se comprometeu com o ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) ligado à igualdade de gênero. O que tem feito para incentivar a ascensão de mulheres na sociedade?

CC: Acredito que sempre devemos devolver o que ganhamos para a sociedade de alguma maneira. Sou empreendedora há 16 anos, vim de um lugar muito privilegiado e confortável, tive acesso a tudo tive à educação que eu quis, às oportunidades que eu quis e, mesmo assim, existem muitas dificuldades. Então, como líder, dentro do nosso negócio a gente prioriza mulheres em cargos de liderança dentro da empresa. A gente já tá acima da média nesse sentido, mas queremos continuar investindo.

E também estamos desenvolvendo projetos sociais, formando líderes. A gente está finalizando a segunda turma de uma mentoria de três meses para 40 empreendedoras sociais. Elas têm aula de gestão financeira, gestão de pessoas, gestão emocional… Por conta da minha história, por ser uma empresa que começou na primeira pessoa, eu sei como é esse caminho e quero continuar investindo nele e apoiando outras mulheres.