Realizada na Salle Pleyel, a cerimônia da Cartier Women’s Initiative teve abertura de Amal Clooney, cofundadora da Fundação Clooney para Justiça, que atua em causas relacionadas à paridade de gênero em cerca de 40 países. “Tenho advogado pelo direito das mulheres, um caso por vez, sempre para mudar o sistema”, ela disse ao público, relatando ações em países como Iraque e Sudão. “Nesta sala temos mulheres incríveis, empreendedoras de impacto em todos os continentes e indústrias. São pessoas mudando o sistema, um projeto por vez. O trabalho delas já tocou tantos, mas elas sentem que não é o suficiente. São cidadãs do mundo que entram na arena e lutam por um futuro melhor.”
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Apresentada pela escritora, ativista e comediante dinamarquesa-britânica Sandi Toksvig, a edição 2023 do prêmio teve como lema “Forces For Good”, remetendo à importância de impulsionar colaborações e fortalecer comunidades. É uma questão relacionada à Meta 17 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, “Parcerias para os Objetivos”. Para debater o tema, foram convidadas para o palco artistas ativistas como a diretora e atriz Nadine Labaki, a atriz e produtora Yara Shahidi e a atriz e diretora executiva Mélanie Laurent, além do dançarino Sadeck Waff, que apresentou uma coreografia.
Finalistas também tiveram espaço para contar as histórias por trás de seus negócios. Entre elas, Emily, cofundadora da Pantys, que falou de sua atuação na área de cuidados para menstruação, com calcinhas absorventes de alta tecnologia para substituir produtos descartáveis. Americana que vive há dez anos no Brasil, ela ressaltou como uma parceria com um concorrente – a Johnson & Johnson, da marca de absorventes descartáveis Sempre Livre – transformou seu negócio (as empresas lançaram juntas uma linha de calcinhas reutilizáveis). “Colaboração é o futuro”, falou Emily para a plateia. “Às vezes, os competidores podem ser nossos melhores parceiros para crescer. E até transformar o mercado inteiro para melhor.”
À Forbes, a empreendedora contou que usará os US$ 100 mil para expandir a Pantys no canal farmácia na América Latina e na Europa – hoje a marca tem pontos de venda no Brasil, na França, na Inglaterra, na Holanda, na Irlanda e na Alemanha, além chegar a mais de 40 países pelo ecommerce. Ela também pretende criar uma plataforma de doações para combater a pobreza menstrual (em 2022 quase 2٪ da receita líquida da empresa tiveram essa destinação).
Cada um dos primeiros lugares recebeu US$ 100 mil, enquanto a segunda e a terceira colocação levaram US$ 60 mil e US$ 30 mil, respectivamente. Todos participam de um programa de mentoria e cursos de liderança de negócios e têm oportunidade de networking com outros premiados. Lançado em 2006, o programa já apoiou, ao longo de 16 edições, cerca de 300 empreendedoras em mais de 60 países. As inscrições para a próxima edição estão abertas e vão até 30 de junho.