Jogadoras mais bem pagas da Copa não ganham nem 40% do que CR7 faz em um ano

23 de julho de 2023
Arte: Sthepanie Cui/Forbes. Fotos: Getty Images

Diferente do futebol masculino, a lista de jogadoras mais bem pagas da Copa do Mundo Feminina é dominada pelos EUA

A Copa do Mundo Feminina 2023 começou na última quinta-feira (20), na maior edição da sua história: são 32 seleções competindo pelo título, oito a mais em comparação aos 24 times dos dois últimos campeonatos. O campeonato se consolidou como o evento esportivo feminino com maior público da história do esporte, com mais de um milhão de ingressos já vendidos.

Apesar disso, quando se fala em remuneração, as jogadoras mais bem pagas desta Copa não chegam nem perto dos números impressionantes do futebol masculino. A lista da Forbes dos atletas mais bem pagos do mundo de 2023 tinha três jogadores de futebol no topo: Cristiano Ronaldo, Lionel Messi e Kylian Mbappé, cada um deles com pelo menos US$ 120 milhões recebidos nos últimos 12 meses (encerrados em maio). Juntas, as 15 mulheres da lista deste ano faturam menos de um terço do que qualquer um desses astros masculinos. “A Nike está pagando a essas atletas de elite o que paga aos seus estagiários”, disse um agente.

Diferente do cenário masculino, a seleção feminina dos EUA domina o futebol internacional, especialmente no quesito financeiro: 11 das 15 posições da lista das jogadoras mais bem pagas da Copa do Mundo de 2023 são delas, com veteranas como Alex Morgan e Megan Rapinoe. Já o Brasil, com ícones como Marta – a maior artilheira da história das Copas -, nem aparece no ranking, que considera os ganhos dentro e fora dos campos (como endossos, aparições, licenciamentos e outras atividades comerciais).

Veja as 15 jogadoras mais bem pagas da Copa do Mundo Feminina de 2023

#1 • US$ 7,1 milhões: Alex Morgan Ganhos em Campo: US$ 0,8 milhão | Ganhos Fora de Campo: US$ 6,3 milhões Nacionalidade: EUA | Posição: Atacante | Idade: 34 Co-capitã dos EUA na Copa do Mundo de 2023, Morgan possui um valioso portfólio de patrocínios que inclui marcas como Hublot e Bodyarmor da Coca-Cola. Ela foi destaque em um comercial do Super Bowl ao lado de outras celebridades, incluindo Serena Williams e o ator Brian Cox. A atacante do San Diego Wave também é co-fundadora da empresa de mídia Togethxr, que está produzindo uma série documental na Netflix sobre a mais recente campanha da Copa do Mundo dos EUA, programada para ser lançada no terceiro trimestre deste ano. Além disso, ela está fortalecendo seus esforços filantrópicos com uma fundação lançada em março. more
#2 • US$ 7 milhões: Megan Rapinoe Ganhos em Campo: US$ 0,7 milhão | Ganhos Fora de Campo: US$ 6,3 milhões Nacionalidade: EUA | Posição: Atacante | Idade: 38 O último ano foi incrível para Rapinoe. Em julho passado, ela se tornou a primeira jogadora de futebol - e apenas a 6ª atleta ou treinadora feminina - a receber a Medalha Presidencial da Liberdade, honrando seu trabalho de advocacia pelos direitos LGBTQ e pela igualdade salarial das mulheres, além de suas conquistas em campo. Um mês depois, a atacante do OL Reign adquiriu uma participação acionária na startup de alimentos à base de plantas de Venus Williams, a Happy Viking, e em dezembro lançou uma produtora chamada A Touch More ao lado de sua parceira, a lenda da WNBA, Sue Bird. E enquanto ela se preparava para o que disse que será sua última Copa do Mundo, Rapinoe teve o maior número de posts em redes sociais patrocinados entre todas as jogadoras de futebol feminino, de acordo com um novo relatório da SponsorUnited. more
#3 • US$ 4 milhões: Alexia Putellas Ganhos em Campo: US$ 0,8 milhão | Ganhos Fora de Campo: US$ 3,2 milhões Nacionalidade: Espanha | Posição: Meio-campista | Idade: 29 Vencedora do Ballon d'Or Féminin de 2021 e 2022, concedido à melhor jogadora de futebol feminino do mundo, Putellas tem três milhões de seguidores no Instagram e foi classificada como a segunda jogadora de futebol feminino mais influente na plataforma em um recente relatório da Nielsen, ficando atrás apenas de Alisha Lehmann, da Suíça. A meio-campista do FC Barcelona, que sofreu uma lesão em julho do ano passado, mas retornou à ação em abril, possui uma dúzia de contratos de patrocínio de longo prazo e foi o foco de uma série documental da Amazon Prime Video lançada em novembro de 2022. more
#4 • US$ 2,3 milhões: Trinity Rodman Ganhos em Campo: US$ 0,8 milhão | Ganhos Fora de Campo: US$ 1,5 milhão Nacionalidade: EUA | Posição: Atacante | Idade: 21 O sobrenome famoso certamente não prejudica a visibilidade de Rodman - ela é filha do membro do Hall da Fama do Basquete, Dennis Rodman - mas a atacante da seleção norte-americana está criando muitas oportunidades para si mesma como uma das jogadoras jovens mais promissoras do esporte. Depois de vencer o prêmio de Novata do Ano da NWSL em 2021, ela assinou uma extensão de contrato de quatro anos no valor de US$ 1,1 milhão com o Washington Spirit - o maior acordo da história da liga - e possui parcerias de longo prazo com meia dúzia de marcas, incluindo Adidas e Unilever. more
#5 (empate) • US$ 2 milhões: Crystal Dunn Ganhos em Campo: US$ 0,7 milhão | Ganhos Fora de Campo: US$ 1,3 milhão Nacionalidade: EUA | Posição: Defensora | Idade: 31 Dunn é conhecida como a jogadora mais versátil do futebol feminino, atuando como meio-campista pelo Portland Thorns e geralmente como lateral esquerda pela seleção nacional dos EUA. Ela perdeu a maior parte da temporada de 2022 após dar à luz ao seu filho, mas está de volta em plena forma este ano, sendo selecionada para o "time do mês" da NWSL em abril e maio. Ela também possui contratos de patrocínio de longo prazo com Nike, Frito-Lay, Mastercard e Therabody. more
#5 (empate) • US$ 2 milhões: Julie Ertz Ganhos em Campo: US$ 0,7 milhão | Ganhos Fora de Campo: US$ 1,3 milhão Nacionalidade: EUA | Posição: Meio-campista | Idade: 31 Ertz, que é casada com o atleta do Arizona Cardinals, Zach Ertz, deu à luz a seu filho em agosto e retornou ao esporte em abril. Ela voltou à seleção dos EUA pela primeira vez desde as Olimpíadas de 2021 e é uma peça-chave na defesa do meio-campo. Ela também possui contratos com oito marcas, incluindo Subway, LaCroix e Spotify. more
#5 (empate) • US$ 2 milhões: Sophia Smith Ganhos em Campo: US$ 0,8 milhão | Ganhos Fora de Campo: US$ 1,2 milhão Nacionalidade: EUA | Posição: Atacante | Idade: 22 Smith venceu o campeonato da liga nacional dos EUA em 2022 com o Portland Thorns e foi nomeada a MVP da competição. Este ano também teve um início igualmente espetacular, com dez gols em 13 partidas da liga. Smith também está se tornando uma influenciadora para marcas como Ally Financial e BioSteel, chegando a 161.000 seguidores no Instagram - mais que dobrando seu número de seguidores no último ano. Ela completará 23 anos durante as oitavas de final da Copa do Mundo, em 10 de agosto. more
#8 • US$ 1,5 milhão: Lindsey Horan Ganhos em Campo: US$ 0,9 milhão | Ganhos Fora de Campo: US$ 0,6 milhão Nacionalidade: EUA | Posição: Meio-campista | Idade: 29 Dos 23 membros da seleção dos EUA na Copa do Mundo, Horan é a única jogadora que joga fora do país. Ela passou o ano de 2022 emprestada ao Olympique Lyonnais Féminin da França e assinou um contrato permanente com o clube recentemente. Fora de campo, ela possui contratos com oito marcas, incluindo o Xbox, da Microsoft. more
#9 • US$ 1,4 milhão: Rose Lavelle Ganhos em Campo: US$ 0,8 milhão | Ganhos Fora de Campo: US$ 0,6 milhão Nacionalidade: EUA | Posição: Meio-campista | Idade: 28 Lesões têm limitado Lavelle nos últimos anos, incluindo uma no joelho recentemente que, em certo momento, ameaçou sua participação na Copa do Mundo. Mas não se pode questionar seu talento quando ela está saudável. A meio-campista do OL Reign tem contratos com a Nike, Icy Hot e Chipotle. more
#10 • US$ 1,3 milhão: Sofia Huerta Ganhos em Campo: US$ 0,8 milhão | Ganhos Fora de Campo: US$ 0,5 milhão Nacionalidade: EUA | Posição: Defensora | Idade: 30 Como lateral direita do OL Reign, Huerta está na lista, mesmo que as marcas geralmente optem por fazer parcerias com jogadoras atacantes, consideradas mais propensas a produzir lances espetaculares - além dela, apenas outras quatro jogadoras neste ranking são voltadas para a defesa. Anteriormente, Huerta representava o México em competições internacionais, mas mudou-se para os EUA em 2017 e tem parcerias com marcas mexicano-americanas como De La Viuda Hot Sauce e Siete Foods, além de outras cinco marcas patrocinadoras. more
#11 (empate) • US$ 1,2 milhão: Ada Hegerberg Ganhos em Campo: US$ 0,6 milhão | Ganhos Fora de Campo: US$ 0,6 milhão Nacionalidade: Noruega | Posição: Atacante | Idade: 28 Hegerberg foi a primeira vencedora do Ballon d'Or Féminin, em 2018, mas uma lesão em janeiro de 2020 acabou afastando a atacante do Olympique Lyonnais Féminin por 21 meses. Ela também passou cinco anos afastada da seleção nacional da Noruega em protesto contra a forma como as jogadoras do país eram remuneradas. Hegerberg retornou à competição internacional no ano passado e está se destacando dentro e fora de campo, com Nike, Hublot e Danone entre seus parceiros. more
#11 (empate) • US$ 1,2 milhão: Chloe Kelly Ganhos em Campo: US$ 0,4 milhão | Ganhos Fora de Campo: US$ 0,8 milhão Nacionalidade: Inglaterra | Posição: Atacante | Idade: 25 Kelly alcançou um novo patamar de fama no ano passado, quando entrou como substituta em uma final da UEFA Women's Euro e marcou o gol da vitória, dando às mulheres inglesas o seu primeiro grande troféu. A atacante do Manchester City também aparece em uma nova campanha da Calvin Klein ao lado de Alex Morgan. more
#11 (empate) • US$ 1,2 milhão: Sam Kerr Ganhos em Campo: US$ 0,6 milhão | Ganhos Fora de Campo: US$ 0,6 milhão Nacionalidade: Austrália | Posição: Atacante | Idade: 29 Uma lesão na panturrilha sofrida pouco antes do torneio manterá Kerr fora de pelo menos dois jogos na Copa do Mundo em casa da Austrália, mas ela ainda ajudou a inspirar as Matildas a uma vitória sobre a Irlanda em seu primeiro jogo, em 20 de julho. A atacante do Chelsea foi uma das quatro jogadoras retratadas (junto com Megan Rapinoe) em um conjunto de LEGO e campanha publicitária temática de futebol que foi lançada em maio. more
#11 (empate) • US$ 1,2 milhão: Kelley O'Hara Ganhos em Campo: US$ 0,7 milhão | Ganhos Fora de Campo: US$ 0,5 milhão Nacionalidade: EUA | Posição: Defensora | Idade: 34 Assim como algumas de suas colegas da seleção dos EUA, O'Hara enfrentou lesões nos últimos anos, e completará 35 anos em 4 de agosto. Mas quando o técnico Vlatko Andonovski a chamou para dizer que ela tinha sido escalada para a Copa do Mundo, ele disse: "Não há nenhuma jogadora no mundo que possa igualar a mentalidade de Kelley O'Hara, especialmente em grandes torneios." A atleta, que deixou o Washington Spirit para assinar com o Gotham FC em janeiro, jogará sua quarta Copa do Mundo ao lado de Alex Morgan e Megan Rapinoe. more
#15 • US$ 1,1 milhão: Alyssa Naeher Ganhos em Campo: US$ 0,8 milhão | Ganhos Fora de Campo: US$ 0,3 milhão Nacionalidade: EUA | Posição: Goleira | Idade: 35 Raramente no futebol feminino os goleiros recebem muita atenção dos profissionais de marketing, mas Naeher deve ter bastante destaque na TV agora em sua segunda Copa do Mundo como titular dos EUA. A goleira do Chicago Red Stars trabalha com marcas como a Nike, Coca-Cola, Synchrony Bank e Upper Deck. more

Destaque dos EUA

As norte-americanas têm vantagens consideráveis ​​sobre suas rivais internacionais após assinarem um acordo coletivo histórico com a U.S. Soccer em maio de 2022, que igualou a remuneração com a seleção masculina em termos de taxas de participação, bônus por desempenho e receitas comerciais. As duas seleções também dividem o prêmio em dinheiro da Copa do Mundo, o que é significativo, considerando que a equipe feminina receberá uma parcela de US$ 6,5 milhões de dólares dos prêmios conquistados pela equipe masculina ao atingir as oitavas de final no Catar em dezembro – ultrapassando os US$ 6 milhões que as mulheres receberam por suas vitórias nas Copas de 2015 e 2019 combinadas.

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Levando em conta também os salários de seus clubes, a maioria das jogadoras da equipe dos EUA ganha cerca de US$ 800 mil em campo, dependendo do número de convocações para a seleção nacional (excluindo qualquer bônus pelo desempenho na Copa deste ano). Em outros países, mesmo as maiores estrelas têm dificuldades em chegar à metade desse valor.

Em parte, graças ao enorme sucesso da equipe nos últimos 30 anos, as marcas também estão mais dispostas a apoiar o futebol feminino nos Estados Unidos do que em outros mercados, incluindo nações europeias, onde o esporte ainda é dominado pelo lado masculino. A Forbes estima que seis americanas na Copa do Mundo estão ganhando pelo menos US$ 1 milhão fora de campo. Em todas as outras seleções do torneio, há apenas uma jogadora nesse nível: Alexia Putellas, da Espanha, com US$ 3,2 milhões de ganhos fora de campo e US$ 4 milhões no total.

Embora o prêmio em dinheiro para a Copa do Mundo Feminina tenha aumentado para US$ 110 milhões – quase quatro vezes mais que os US$ 30 milhões de 2019, com pelo menos metade destinada às jogadoras em vez de suas federações -, ainda representa apenas um quarto do valor do prêmio masculino. O presidente da FIFA, Gianni Infantino, disse nesta semana que não pode garantir que todas as jogadoras recebam sua parcela.

No mês passado, a organização havia dito que todas as jogadoras do torneio irão receber pelo menos US$ 30.000, com as integrantes da equipe vencedora recebendo US$ 270.000. Jogadoras da Austrália, país-sede do torneio, denunciaram a disparidade neste mês; enquanto isso, as seleções do Canadá, Inglaterra, Jamaica, Nigéria e África do Sul têm lutado com suas respectivas federações nacionais por compensação adequada.

No entanto, o futebol feminino tem impulso. A FIFA espera, talvez com otimismo excessivo, eliminar a disparidade salarial entre os gêneros até a Copa do Mundo Feminina de 2027, e as vendas de ingressos e números de audiência estão em ascensão. Nesta semana, a patrocinadora da U.S. Soccer, a Visa, renovou seu compromisso de destinar 50% do investimento ao time feminino e a outras iniciativas de futebol feminino, e as jogadoras estão encontrando oportunidades de patrocínio com novas marcas e em novas categorias. A empresa de pesquisa SponsorUnited descobriu no ano passado que a liga feminina dos EUA teve um crescimento de mais de 150% no número de marcas que compraram patrocínios ou mídia desde 2019, mais de quatro vezes a taxa da liga masculina.

Com um momento marcante em uma corrida de campeonato, uma jogadora pode aumentar seus ganhos em marketing em centenas de milhares de dólares, e talvez até um milhão, segundo uma fonte do setor disse à Forbes.

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Apesar dos desequilíbrios entre os jogos masculinos e femininos, a remuneração dos jogadores evoluiu consideravelmente desde 1999, quando a seleção estadunidense conquistou a Copa do Mundo Feminina em um momento que cativou a nação, mas enfrentou uma grande queda de oportunidades. A primeira liga feminina de futebol totalmente profissional nos EUA só seria lançada quase dois anos depois – durou apenas três temporadas – e, com exceções ocasionais para superestrelas singulares como Mia Hamm, ofertas de patrocínio normalmente desaparecem quando não há uma Copa do Mundo ou uma Olimpíada iminente.

“Obviamente, as coisas mudaram drasticamente em termos da plataforma que essa equipe atual tem, a liga em que elas jogam”, diz o agente Dan Levy, da Wasserman, que representou Hamm e agora trabalha com Morgan e Rapinoe. “Há muito mais oportunidades para as mulheres agora enquanto jogam o esporte que amam.”

Metodologia da lista

A Forbes gerou suas estimativas de ganhos por meio de conversas com mais de 20 especialistas do setor. Os valores de ganhos em campo incluem salários base, bônus e comissões coletadas nos últimos 12 meses pelos clubes e seleções nacionais das jogadoras, bem como valores reunidos pela U.S. Soccer, quando relevante. As estimativas de ganhos fora de campo refletem a renda anual de contratos de patrocínio, licenciamento, aparições e produtos de memorabilia, além de retornos financeiros de qualquer negócio em que a atleta tenha um interesse significativo. A lista da Forbes exclui jogadoras que não foram selecionadas para a lista da Copa do Mundo de seus países devido a lesões, mesmo quando seus ganhos são estimados em valores de milhões de dólares.

A Forbes não inclui renda de investimentos, como pagamentos de juros ou dividendos, mas considera os pagamentos de participações acionárias que os atletas tenham vendido. A lista também não deduz impostos ou taxas de agentes.