Posso deixar de trabalhar para ver o Brasil jogar na Copa feminina?

Embora o governo tenha decretado ponto facultativo nos dias de partidas das brasileiras, a liberação no ambiente corporativo varia de caso a caso

Gabriela Guido
Compartilhe esta publicação:
Pessoas assistindo a jogos de futebol no trabalho
skynesher/Getty Images

As empresas podem pedir para os funcionários assistirem aos jogos da Copa feminina no ambiente de trabalho

Acessibilidade


A Copa do Mundo feminina começou na última quinta-feira (20) e a seleção feminina estreia na próxima segunda (24) contra o Panamá às 7h (horário de Brasília). O governo decretou ponto facultativo nos dias de jogos do Brasil, mas só os servidores públicos terão esse benefício.

É esperado, porém, que algumas empresas apliquem o princípio da igualdade em relação à liberação dos empregados na Copa masculina. “Se a empresa optar por uma decisão arbitrária [caso o funcionário seja punido por assistir aos jogos], ela irá contra o que está sendo feito pela equidade de gênero e pela cultura de folga no torneio masculino”, diz a advogada Isa Soter, sócia trabalhista do Veirano Advogados.

Leia também

A liberação para assistir aos jogos da seleção feminina – que vão ocorrer, em sua maioria, na parte da manhã – pode acontecer com ou sem compensação das horas não trabalhadas. Tudo deve ser feito a partir de um acordo do empregado com a empresa, já que os empregadores não têm a obrigação de liberarem os funcionários nesse caso. “É possível estabelecer compensação de horário, desconto do banco de horas ou até mesmo pedir ao funcionário para assistir aos jogos no ambiente de trabalho.”

Compartilhe esta publicação: