Beyoncé está em sua turnê mundial Renaissance, que já atingiu o feito de ser a turnê de maior bilheteria de uma artista negra na história. E o pertencimento e a conexão com os fãs desempenharam um papel importante nesse sucesso. Previsões otimistas mostram que a artista poderá superar a Eras Tour de Taylor Swift em US$ 500 milhões (R$ 2,4 bilhões) quando terminar. Outra estimativa mostra que a Renaissance poderia ultrapassar todas as turnês anteriores de Beyoncé juntas.
Há uma série de fatores que impactam os números recordes da Renaissance World Tour. Alguns analistas dizem que eles podem estar relacionados ao aumento da procura por shows e experiências após a pandemia. Mas o sucesso que Beyoncé vive hoje, com anos de conquistas, prêmios e multidões nos estádios, é resultado de cultivar um sentimento de pertencimento entre os fãs. Isso é importante porque negócios se tratam disso. Quanto mais as pessoas sentirem essa conexão e que fazem parte de algo, mais elas irão recompensá-lo com sua atenção e lealdade.
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As lições de Beyoncé para conquistar a lealdade dos seus clientes:
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Kevin Mazur/Getty Images 1. Ofereça experiências memoráveis
Cada performance de Beyoncé é digna de nota. Seja através da sua voz, da dança, da narrativa visual ou apenas da moda, ela sempre dá aos seus fãs algo que vale a pena falar e lembrar.
Não economize em projetar uma experiência memorável para os seus clientes. Ofereça algo que vai permanecer na cabeça deles sem pagar aluguel muito depois de terminar. Algo que eles queiram compartilhar com amigos e familiares depois. E que prove a eles que você dedicou um tempo para produzir algo especial.
Quanto mais incríveis forem as experiências que você oferece, mais fiéis seus clientes vão se tornar.
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Chris Trotman/Getty Images 2. Construa relacionamentos verdadeiros
Existem muitas marcas e artistas que todos conhecemos e que já são famosos há muito tempo. Mas a longevidade por si só não é o que torna o relacionamento de Beyoncé com seus fãs tão especial. É a relação que ela desenvolveu ao longo do tempo que faz com que as pessoas permaneçam fiéis aela.
Nas raras ocasiões em que um amigo ou alguém com quem você tem um relacionamento próximo vai à sua cidade, você reserva um tempo para sair com essa pessoa. Esse é um grande motivo pelo qual os fãs de Beyoncé compraram ingressos que custam em média US$ 700 (R$ 3,4 mil) cada para entrar na arena da Renaissance World Tour.
Ela vê o que eles fazem por ela, ouve seus pedidos e reconhece seus fãs. Não é uma relação unilateral em que um lado usa o outro. Relacionamentos alimentam o pertencimento e a lealdade.
Seja intencional ao construir relacionamentos com as pessoas que você atende. Fale com eles. Interaja com eles. Reconheça e mostre apreço pelo que eles fazem por você. E eles vão te recompensar com um grau mais profundo de lealdade quando você fizer isso.
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The Washington Post/Getty Images 3. Envolva as pessoas
Quando os fãs compram ingressos para um show da Beyoncé, a expectativa não é que eles vão chegar, se sentar e se divertir por duas horas e meia. Eles vão com a expectativa de participar.
Grande parte da experiência de ir a um show da Beyoncé é a moda. Os fãs planejam com meses de antecedência o look que vão vestir, e alguns investem tanto no guarda-roupa quanto nos ingressos.
E claro, há as músicas que eles cantam e as danças que performam durante a apresentação. Parte dessa participação durante a turnê é até mesmo um desafio em grupo, que tem diferentes cidades competindo entre si pelo melhor desempenho.
Crie uma estratégia que envolva as pessoas na experiência que você oferece. Pense em algo de que seus clientes queiram participar e que possa ser aprimorado à medida que eles se envolvem.
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Toni Anne Barson Archive/WireImage/Getty Images 4. Comprometa-se a criar uma conexão a longo prazo
A carreira de Beyoncé se estende por mais de 25 anos. E muitos de seus fãs leais estiveram com ela esse tempo todo. Eles conhecem todas as músicas, estiveram com ela durante seu tempo com o grupo Destiny’s Child, quando ela se casou, quando teve seu primeiro filho e mais tarde quando teve os gêmeos. Eles a viram crescer e evoluir com sua música e como artista.
Os fãs sentem que têm um relacionamento com ela, uma relação que se desenvolveu e se fortaleceu ao longo do tempo.
Ao trabalhar para mostrar às pessoas que elas têm essa conexão com você, não subestime o poder de ser uma constante em suas vidas. Isso não significa apenas estar presente passivamente. Significa estar presente de verdade, levando essas pessoas em uma jornada, crescendo e evoluindo juntos.
Além disso, se o seu objetivo é envolver consumidores de comunidades sub-representadas e mal atendidas, saiba que a expectativa deles é que você prove seu compromisso, aparecendo ao longo do tempo.
O pertencimento muitas vezes não acontece imediatamente. Leva tempo para se desenvolver e solidificar. A conexão é uma estratégia de longo prazo. Quanto mais tempo você dedicar às pessoas e mais próximo delas você estiver, mais oportunidades terá de se conectar de uma forma que as faça se sentirem vistas e apoiadas.
Comprometa-se a trabalhar para seus clientes e suas comunidades no longo prazo. Quando você continuar a aparecer para eles repetidamente de maneira significativa, o pertencimento e a conexão serão resultados naturais.
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Kevin Mazur/WireImage/Parkwood Entertainment/Getty 5. Contribua para a trilha sonora das vidas das pessoas
Uma das marcas de pertencimento é um profundo sentimento de que as pessoas ao seu redor entendem você. Vídeos nas redes sociais mostram fãs de Beyoncé em shows da turnê cantando as letras das músicas a plenos pulmões, sem se importar com mais nada ao redor.
Muitos deles até choram enquanto cantam as músicas. Para muitos fãs, as letras estão em seus corações há anos. Elas despertam memórias, dão voz a emoções que não souberam expressar e marcam momentos importantes em suas vidas.
Beyoncé faz seu público se sentir visto através da sua música. Os fãs sentem que as palavras e os temas são relevantes e se relacionam com as suas vidas.
Sua marca não precisa começar a produzir música para ter o mesmo impacto. Em vez disso, procure maneiras de participar dos momentos importantes da vida dos seus clientes. Dê voz aos sentimentos deles. Certifique-se de que o trabalho e as experiências que você oferece sejam relevantes e se relacionem com as suas vidas.
1. Ofereça experiências memoráveis
Cada performance de Beyoncé é digna de nota. Seja através da sua voz, da dança, da narrativa visual ou apenas da moda, ela sempre dá aos seus fãs algo que vale a pena falar e lembrar.
Não economize em projetar uma experiência memorável para os seus clientes. Ofereça algo que vai permanecer na cabeça deles sem pagar aluguel muito depois de terminar. Algo que eles queiram compartilhar com amigos e familiares depois. E que prove a eles que você dedicou um tempo para produzir algo especial.
Quanto mais incríveis forem as experiências que você oferece, mais fiéis seus clientes vão se tornar.
*Sonia Thompson é colaboradora da Forbes USA. Ela é consultora de marketing inclusivo e ajuda empresas a crescer ao incluir consumidores que a maioria das marcas ignora.
(traduzido por Fernanda de Almeida)