Guia de bares comandados por mulheres traz histórias de empreendedoras do setor
Fernanda de Almeida
8 de dezembro de 2023
Karla Brights
Sócia do grupo DRK, dono de seis casas na capital paulista, Carol Warzée está à frente do Boato, no Itaim Bibi
O projeto As Donas do Bar, criado pela marca de bebidas Jack Daniel’s, lançou um guia de bares comandados por mulheres na capital paulista, com 10 histórias de empreendedoras do setor. “Descobrimos que em 30% do mercado de bares há pelo menos uma mulher no comando do negócio”, diz Lucia Abreu, gerente de comunicação da Brown-Forman, multinacional que é dona da marca. A seleção levou em conta as histórias das empreendedoras, a qualidade dos seus bares e a diversidade em relação à idade, raça, orientação sexual e aos tipos de estabelecimento, tempo de atuação e localização.
O whisky faz parte da cultura de networking masculino, então a ideia é fazer um contraponto e criar espécie de clubes de whisky femininos, em bares liderados também por elas – e derrubar alguns mitos em torno de mulheres frequentando bares. “Vamos reuní-las para uma roda de conversa, sempre com uma convidada que abordará temas sob a perspectiva feminina e as barreiras enfrentadas na sua área”, diz Abreu. O projeto foi feito em parceria com a consultoria 65|10.
O projeto contou com uma pesquisa para desenhar o perfil das consumidoras da marca e entender sua relação com destilados, com o whisky e os bares. “Elas enxergam o bar como um espaço de liberdade e o whisky como um símbolo de poder, mas o consumo é cercado de rótulos”, diz Thaís Fabris, criadora da consultoria 65|10. Segundo Fabris, a mulher que bebe whisky é vista como “presa fácil”, é questionada se vai ter dinheiro para pagar a bebida ou se vai “dar conta” de beber. “O bar, que podia ser um lugar de relaxamento para mulheres que têm uma rotina puxada, acaba sendo também um campo de batalha.”
Camila Cordeiro
Empreendedoras selecionadas para o guia com executivas da Jack Daniel’s, Brown-Forman e 65|10