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Em junho, Beyoncé ocupava o 48º lugar na lista anual da Forbes das mulheres mais ricas e autossuficientes da América, com um patrimônio líquido de US$ 540 milhões. O aumento significativo de sua fortuna pode ser atribuído aos ganhos deste ano – ela acumulou uma estimativa de US$ 100 milhões (pós-impostos) com a turnê mundial Renaissance – bem como a um ajuste na estimativa da Forbes para o seu catálogo musical e sua coleção de arte. O catálogo da cantora agora vale cerca de US$ 300 milhões. O restante de seu patrimônio líquido é composto pelos ativos pessoais que ela compartilha com seu marido bilionário, Jay-Z, bem como suas participações comerciais por meio da Parkwood Entertainment, que ela fundou em 2010.
Um dos principais impulsionadores do aumento do patrimônio líquido de Beyoncé foi sua turnê mundial, que ocorreu de maio a outubro e passou por 39 cidades em 17 países. O Renaissance arrecadou mais de US$ 579 milhões em receitas, tornando-se uma das 10 turnês de maior bilheteria da história.
No filme baseado em sua turnê, “Renaissance: A Film By Beyoncé”, a cantora optou por um acordo semelhante ao que Taylor Swift fez para seu filme “Eras Tour”. Nesse acordo, as cantoras escreveram, produziram e dirigiram através dos estúdios AMC Thearts, o que significa que elas dividirão a receita diretamente. O filme da Queen B arrecadou US$ 27,4 milhões em todo o mundo em seu fim de semana de estreia, garantindo o primeiro lugar na bilheteria dos Estados Unidos, embora ainda ficasse atrás dos US$ 123,5 milhões arrecadados por Swift em seu fim de semana de estreia.
Mulheres dominam a indústria da música
Embora Beyoncé e Swift tenham sido colocadas como rivais ao longo do ano, elas realmente se apoiaram mutuamente. Swift compareceu à estreia de “Renaissance” em Londres, depois de Beyoncé ter participado da estreia de “Eras Tour” algumas semanas antes. A cantora de “Cruel Summer” teve seu próprio ano espetacular — em outubro, a Forbes determinou que Swift se tornou bilionária após embolsar US$ 190 milhões (pós-impostos) com a turnê. Beyoncé é “uma grande disruptora das normas da indústria musical”, disse Swift recentemente à Revista Time. “Ela ensinou a todos os artistas como virar a mesa e desafiar práticas comerciais arcaicas”.
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“Beyoncé é um grande negócio”, observa Arfa, “Ela é uma força tremenda em nossa indústria. Tudo o que ela faz é muito importante e relevante.” Sua empresa de gerenciamento e produção, a Parkwood Entertainment, por exemplo, inclui artistas como Chloe e Halle em sua lista. Halle Bailey, a mais jovem das duas irmãs, teve um ano fenomenal em 2023, estrelando a versão live-action de “A Pequena Sereia” e o remake de “A Cor Púrpura”.
Patrimônio
Mas nem tudo foram boas notícias para Beyoncé. Em março, sua marca de athleisure Ivy Park encerrou sua parceria de cinco anos com a Adidas, porque a linha não atingiu as projeções de vendas em US$ 200 milhões em 2022.
No entanto, no mesmo mês, ela colaborou em uma coleção com a casa de moda francesa Balmain chamada Renaissance Couture. E em novembro, ela lançou seu perfume, Cé Noir, que é vendido em seu site por US$ 160.