Segundo a country manager para o Brasil e América Latina, Mariana Sensini, o Brasil é um mercado “importantíssimo” para o Pinterest, que é usado por, segundo a ComScore, aproximadamente 38 milhões de pessoas que buscam e colecionam conteúdo sobre temas como reformas, decoração e culinária.
No Brasil, a intenção é educar empresas sobre o valor do Pinterest como veículo eficiente de engajamento com clientes e, em paralelo, introduzir ferramentas voltadas à monetização, como auto-serviço de promoção de itens na plataforma.
“O mercado da Europa já tem o instrumento de monetização, o Brasil tem um número expressivo de usuários, então, dar esse passo aqui é natural para nós”, afirma Mariana.
Há um “interesse muito grande” da plataforma em fazer com que isso aconteça no próximo ano, segundo a country manager: “Queremos todo o Brasil navegando com o aplicativo e fazendo transações na plataforma”.
****
As oportunidades que o Pinterest oferece para marcas são “enormes”, diz Mariana. A country manager qualifica sua afirmação, dizendo que 97% das buscas feitas na plataforma não mencionam empresas e isso implica que usuários estejam suscetíveis ao conteúdo de marcas.
“O varejo precisa se apropriar muito mais do Pinterest. Temos trabalhado muito de perto com empresas de moda e decoração, para que elas participem do funil de navegação do usuário desde já”, conta.
Deixar o mercado pronto para as intenções de monetização do Pinterest também significa atrair marcas de forma orgânica.
O que ainda falta, segundo Mariana, é que empresas saibam como usar melhor a plataforma para vender mais. “Buscamos aumentar o entendimento das nossas métricas e como marcas podem participar do processo de circulação e compra dos usuários do Pinterest.”
***
Além de seu trabalho com marcas, a empresa quer continuar nutrindo seu ecossistema de criadores de conteúdo para atrair ainda mais usuários pela plataforma. O Pinterest tem interesse especial em criadores das áreas de viagem, comida e bebida, ‘parenting’, beleza e decoração.
Mas esta parte do ecossistema, bem como as marcas, ainda precisa de um trabalho de educação.”Mostrar como um criador pode ser bem sucedido na plataforma é um desafio que conseguimos transpor à medida em que aumentamos o entendimento deste potencial”, conclui.
***
Um executivo da Uber vem ao Brasil para falar sobre a os impactos dos planos da expansão do aplicativo no segmento de locação de veículos. O head de soluções para veículos da América Latina na empresa de mobilidade, Caleb Varner,palestra hoje sobre a integração do aplicativo à plataformas de operadores do setor, no XIV Fórum Internacional do Setor de Locação de Veículos, no Transamerica Expo Center.
Um centro de inovação e educação em saúde foi inaugurado no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, na avenida Paulista, em São Paulo. O local, lançado por ocasião dos 122 anos da instituição, abrigará uma incubadora e aceleradora de startups, um laboratório de ciência de dados e uma estrutura para treinamento de profissionais da saúde em tecnologias emergentes.
***
Uma lista de 200 ideias inovadoras é um dos resultados de um evento promovido pela Ultragaz em parceria com a aceleradora TechStars no último final de semana. O Mega Startup Weekend buscou discutir novas ideias pelo viés da diversidade e reuniu mais de 400 participantes de 9 a 58 anos de idade. O evento premiou três ideias nas cinco áreas de foco, que incluíram uma ferramenta para o cultivo de hortas em casa (em agro) e uma oferta no setor jurídico, que busca solucionar o desgaste de consumidores em relação a cobranças indevidas.
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.