FORBES Start Dia #3: presente e futuro em serviços financeiros

26 de novembro de 2019
Divulgação

Gustavo Torres, chief innovation officer do C6 Bank, é um dos palestrantes no evento

A velocidade da mudança tecnológica é o maior trunfo da indústria de serviços financeiros, assim como sua maior ameaça. Empresas do segmento, que por décadas lideraram o investimento em tecnologia, agora se veem desafiadas por um salto de evolução em áreas como mobilidade e automação e data analytics.

O papel, a estrutura e o mercado de organizações do setor têm mudado radicalmente para o setor, anteriormente concentrado em um pequeno grupo de empresas. Barreiras de entrada são bem menores, e as fintechs tem focado em elementos valiosos da cadeia de valor, como pagamentos. O risco para as empresas tradicionais é real: segundo dados da PwC, bancos estimam que um quarto (ou mais) de seus negócios podem ser perdidos para startups nos próximos cinco anos.

Ideias sobre a evolução do setor de serviços financeiros no Brasil serão discutidas no último dia do FORBES Start, que acontece amanhã (27) no Spaces Berrini em São Paulo, das 9h às 12h, como parte da São Paulo Tech Week. O evento reunirá uma seleção de líderes influentes para falar sobre como vamos gastar e como empresas responderão a estas tendências. O evento é gratuito, e as inscrições estão abertas.

A medida em que a agenda digital avança nas empresas de serviços financeiros, novos recursos, como ferramentas e expertise para melhorar experiência do cliente, se tornam necessários para atender a novas e peculiares demandas dos consumidores.

Mas até que ponto empresas sabem o que seus clientes querem, e valorizam? Quanto dos avanços globais são aplicáveis à realidade do Brasil? Em um país de dimensões continentais, será que soluções desenvolvidas no eixo Rio-São Paulo atendem às necessidades de todos?

Para responder a estas e outras perguntas sobre a atual e futura evolução de serviços financeiros, o FORBES Start começa com uma provocação de Fabiano Virginio, diretor do Centro de Inovação do Istituto Europeo di Design.

Em seguida, haverá apresentações de Gustavo Torres, chief innovation officer no C6 Bank; Fernando Matias, chief product officer da Payly; Ariel Patschiki, sócio e diretor de produto do EBANX e Fernanda Doria, customer solutions manager, na Google.

O debate, seguido de um Q&A com o público, acontece no coworking Spaces Berrini, em São Paulo. Haverá ainda um fireside chat com Gustavo Barreira, CEO da Companhia Brasileira de Cerveja Artesanal, sobre equity crowdfunding.

O evento será concluído com uma apresentação de Fernando Godoy, CEO da Flex Interativa, que apresentará um novo conceito de assistência com inteligência artificial e realidade aumentada.

As inscrições para o evento, gratuito e aberto ao público como parte da programação da São Paulo Tech Week (SPTW), podem ser feitas online. As apresentações e o debate serão transmitidos ao vivo pelo site da FORBES.

***

A programação do hub FORBES Start, na SPTW, começou na segunda (25) com um evento sobre possibilidades que a tecnologia pode trazer para endereçar o problema da segurança alimentar mundial. Houve uma provocação de Oliver Cunningham, sócio-líder de inovação da KPMG, seguida de apresentações de Diego Barreto, CFO do unicórnio brasileiro iFood; Victor Santos, cofundador da startup de comida saudável LivUp; Juliana Glezer, coordenadora de inovação da Nestlé; e Mariana Vasconcelos, CEO e cofundadora da Agrosmart e parte da lista FORBES Under 30 de 2018.

O segundo evento, que ocorreu hoje (26) tratou sobre tendências no trabalho e capacitação, com apresentações de Renee Mauldin, chief people officer da Nubank; Federico Grosso, general manager para a América Latina da Adobe; Luciana Caletti, vice-presidente para a América Latina na Glassdoor (anteriormente Love Mondays) e Cauê Oliveira, diretor no Great Place To Work. O evento teve uma introdução de Daniela Dantas, diretora para a América Latina da WGSN, empresa pioneira na criação de uma biblioteca online de tendências.

O debate foi seguido de um Q&A com o público, também incluiu um fireside chat com Daniel Arcoverde, CEO da Netshow.me.

Serviço:

FORBES Start
Quando: de 25 a 27 de novembro
Horários: 9h às 12h
Onde: Spaces Berrini – Rua Irmã Gabriela, 51 – Cidade Monções – São Paulo/SP

5ª São Paulo Tech Week
Quando: de 23 a 29 de novembro
Informações: www.saopaulotechweek.com

Angelica Mari é jornalista especializada em inovação há 18 anos, com uma década de experiência em redações no Reino Unido e Estados Unidos. Colabora em inglês e português para publicações incluindo a FORBES (Estados Unidos e Brasil), BBC, The Guardian e outros.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.