O cofundador da startup, Marcelo Abritta, tomou a decisão de interromper a operação para proteger os clientes e as pessoas que trabalhavam na operação da empresa, especialmente os mais de 1 mil motoristas e parceiros envolvidos.
Com crescimento de 30% ao mês, a Buser é investida do fundo SoftBank desde outubro do ano passado e anunciou planos na época de investir R$ 300 milhões em sua expansão.
Veja, a seguir, o que ele disse:
“Minha principal preocupação neste momento é com a vida dos clientes e, especialmente, dos motoristas, muitos dos quais estão no grupo de risco. Em segundo lugar, a preocupação em ajudar os parceiros a se manterem estáveis financeiramente após a crise.
Em relação às startups no mundo, é importante lembrar que elas são espartanas por natureza. Todas vivem em um ambiente de estresse muito intenso e estão acostumadas com cenários imprevisíveis. Devido à onda recente de aportes que tivemos no Brasil, muitas estão capitalizadas e saberão navegar durante a crise. Por outro lado, sei que infelizmente outros projetos com bom potencial que não possuem investimentos não vão sobreviver neste momento.
Estamos avaliando junto ao poder público se podemos oferecer ônibus para ajudar na movimentação dos profissionais de saúde, retirando-os do transporte público, reduzindo o risco de contágio aos demais.
Quando isso acabar, acredito que teremos uma recuperação lenta, não somente devido ao vírus, mas pelo impacto que já foi causado na economia mundial.
Estimo que levará de 12 a 18 meses para voltarmos a uma atividade econômica compatível com a de janeiro 2020. Espero que o coronavírus seja contido rapidamente e definitivamente. Caso contrário, o cenário talvez seja pior.”
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Movile anuncia fusão da Wavy com empresa sueca
A Wavy, empresa de customer experience do Grupo Movile, anunciou a fusão com a Sinch, companhia sueca em comunicação em nuvem focada em experiência do consumidor. O valor da transação, que envolveu uma combinação de ações e dinheiro, é de aproximadamente US$ 119 milhões.
A Wavy é a segunda aquisição da Sinch neste mês. Há duas semanas, a empresa anunciou a compra da Chatlayer, desenvolvedora belga de sistemas de inteligência artificial.
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Porto Digital articula apoio à população vulnerável
Atores do Porto Digital estão organizando uma ação para apoiar a população vulnerável durante a pandemia. O bairro do Recife, onde o ecossistema de inovação está instalado, também é onde está localizada a comunidade do Pilar, onde a maioria das cerca de 300 famílias vivem do trabalho informal no parque tecnológico, em que a maioria das empresas está trabalhando em regime de home office. Além disso, o bairro tem dezenas de moradores de rua.
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Fapesp financiará projetos de pesquisa para o combate à Covid-19
A Fapesp (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo) lançou chamadas de propostas no valor de R$ 30 milhões para direcionar iniciativas de pesquisa ao combate da Covid-19 e estimular micro e pequenas empresas a desenvolverem projetos que resultem em inovações tecnológicas voltadas para o diagnóstico e tratamento dos doentes.
Os projetos de pesquisa devem ter duração de até 24 meses e o valor máximo de cada proposta será de R$ 200 mil. O prazo para submissão de projetos vai até 22 de junho de 2020.
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Maratona criativa busca reduzir impactos da Covid-19
Reduzir os impactos que a Covid-19 vai causar na economia brasileira é o fio condutor de uma maratona criativa online onde milhares de especialistas vão dedicar tempo durante 11 dias para “co-criar” esses projetos. Organizado pela plataforma de hackathons Shawee, o MegaHack Covid-19 quer criar um grande banco com projetos reais e ideias que podem ajudar pequenas empresas, micro empreendedores e startups a sobreviverem ao choque da crise gerada pelo coronavírus.
Entre as empresas apoiadoras da iniciativa estão a VTEX e a gigante do agro Raízen, com seu hub de empreendedorismo e inovação Pulse, que está ajudando na divulgação, e também envolvendo suas startups residentes e indicando mentores. As inscrições se encerram hoje (27).
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Plataforma conecta profissionais de saúde com quem possui máscaras para doar
“Meu pai é médico de hospital público e a situação é caótica. Falta tudo, principalmente materiais de proteção como luvas e máscaras. É muito aflitivo pensar que por falta de material de trabalho um familiar pode ser severamente impactado”, afirma Chi.
Desde que foi lançada a plataforma já recebeu mais de 4.000 pedidos de máscaras N95 e 283 ofertas de doações. “Nos surpreendemos muito com o número de profissionais de saúde que precisam destes materiais e estão contando com nossa ajuda. Até Santa Casas de algumas cidades estão pedindo materiais, assim como grandes hospitais”, revela Ula Amaral, que também ajudou a idealizar o DoeMascaras e é CMO da Fábrica de Startups.
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Envie um “oi” para o número +41 79 893 1892 pelo WhatsApp e receba mensagens da Organização Mundial da Saúde, que incluem todos os tipos de informações e notícias sobre a Covid-19.
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MAIS
– A Associação Brasileira de Startups (Abstartups) anunciou uma parceria com a Amazon Web Services para disponibilizar créditos de serviços de computação em nuvem no valor de US$ 5 mil. A bonificação é válida para associados, bem como qualquer startup brasileira;
– A plataforma de engajamento para a cidadania Colab e a Epitrack, startup de inteligência de dados para o monitoramento e controle de doenças, uniram-se para ajudar na identificação antecipada de risco de casos de coronavírus no Brasil. Qualquer pessoa pode baixar o aplicativo Colab gratuitamente em seu celular e fornecer informações sobre o seu estado de saúde, para construir coletivamente um grande mapa nacional de risco, que está disponível na plataforma Brasil Sem Corona.
– A LLamasoft, fornecedora de soluções analíticas com foco em tomada de decisões estratégicas e baseada em inteligência artificial, criou uma proposta completa de serviços para ajudar clientes que estão sendo afetados com atrasos em produção, embarque e distribuição, bem como na variação de demanda por conta da pandemia. O Centro de Atendimento Covid-19 é uma compilação de aplicações da plataforma llama.ai e de serviços construídos para o propósito exclusivo de ajudar as organizações a restabelecerem suas operações, adaptarem-se às mudanças rápidas das circunstâncias e, após o restabelecimento, evoluírem para cadeias de suprimentos resilientes, por um longo período, e preparadas para futuras disrupções;
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