Senai lança programa de residência para profissionais que querem se aprimorar na tecnologia BIM

6 de agosto de 2020

Para oferecer novas soluções à indústria da construção civil no Paraná, e capacitar profissionais das áreas de arquitetura, engenharia e construção, o Sistema Fiep lançou o programa de Residência em BIM (Building Information Modeling). A tecnologia tem sido cada vez mais utilizada no Brasil, sendo uma grande aliada na elaboração de projetos para construção por oferecer uma simulação do ambiente construído, aliada à simulação de custo, cronograma de execução, entre outras possibilidades. O programa terá duração de oito a 24 meses, período no qual os oito residentes selecionados vão desenvolver projetos para oito empresas parceiras. Os participantes terão bolsa de estudos mensal e, ao final do curso, receberão certificado de especialização pelas Faculdades da Indústria.

Siga todas as novidades da Forbes Insider no Telegram

O programa é voltado tanto para construtoras, incorporadoras e escritórios de projetos, quanto para profissionais graduados nas áreas de Arquitetura e Urbanismo ou Engenharia Civil, e prevê atividades teóricas e práticas, com aplicação nas empresas parceiras, de acordo com as demandas propostas por elas, contando com a mentoria de consultores do Senai, especialistas na tecnologia.

Podem participar startups, micros, pequenas e médias empresas privadas do setor da construção civil, com diferentes níveis de maturidade com relação à adoção da tecnologia BIM. A carga horária para os residentes é de 40 horas semanais. A metodologia de trabalho permite realizar provas de conceito da aplicação da tecnologia de maneira adaptada à realidade da empresa.

O processo seletivo para contratação dos bolsistas residentes será realizado entre os dias 10 e 21 de agosto, por meio de captação e triagem de currículos na primeira semana e entrevistas na segunda semana. O início das atividades está previsto para o dia 1º de setembro. A primeira turma da residência ficará alocada no município de Londrina, na região norte do Paraná, com o apoio do Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil, localizado em Ponta Grossa, nos Campos Gerais, e consultores de Curitiba, por meio de aulas por videoconferência. O edital completo da Residência BIM está disponível no site.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Participe do canal Forbes Saúde Mental, no Telegram, e tire suas dúvidas.

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.