Sebrae lança iniciativa para juntar pesquisadores e negócios

14 de outubro de 2020

O Sebrae está lançando o Catalisa ICT, projeto que vai estimular o ingresso de pesquisadores acadêmicos no universo do empreendedorismo. A expectativa é que sejam selecionadas pelo menos 1 mil pesquisas brasileiras com potencial de inovação.

O Catalisa ICT é uma iniciativa de alcance nacional que irá contemplar pesquisadores das 27 unidades da federação. A jornada de aceleração dos pesquisadores para o empreendedorismo terá quatro etapas: mobilização, capacitação, desenvolvimento e teste e tração.

Siga todas as novidades da Forbes Insider no Telegram

A primeira fase conta com a realização de workshops à distância envolvendo os ecossistemas estaduais de inovação, com a liderança dos Sebrae UFs, para mobilizar os pesquisadores a participarem. A segunda fase é voltada para educação empreendedora, na qual os pesquisadores serão apresentados a conceitos como atitude empreendedora, gestão inovadora, modelo de negócios, prospecção tecnológica, além de serem apresentados a desafios de empresas e da sociedade. Nessa etapa, por meio de editais, haverá o fomento a planos de inovação apresentados pelos pesquisadores selecionados.

No terceiro momento, é hora de aplicar os conhecimentos e propor projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I). Serão abertos editais com aportes de recursos para criação de empresas. Na quarta e última fase, os resultados das empresas criadas serão impulsionados com ações de aproximação com investidores, para captação de capital empreendedor. O Catalisa pretende entregar ao país mais de 1 mil pesquisas com potencial inovador, 270 planos de inovação, 135 projetos de PD&I e 130 pesquisadores atuando diretamente em micro e pequenos negócios.

Pesquisadores das mais diversas áreas de atuação podem participar. O único requisito é que seja apresentada alguma proposta inovadora. A expectativa do Sebrae é dar luz a projetos que desenvolvam solução para saúde, alimentação, agronegócio, tecnologia da informação, comunicação, entre outras. O evento de lançamento do programa será no dia 16 e, para participar, é preciso se inscrever.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
You-Tu~TY]be
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.