A especialista em conexões sociais, que passou quase duas décadas pesquisando os temas de coragem e vergonha, também fez uma das TED talks mais assistidas de todos os tempos. O tema é a vulnerabilidade, considerada por Brené como antídoto para certos aspectos da cultura organizacional e características de liderança, que são inimigos da inovação.
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São diversos os casos que Brené usa para ilustrar isso, de pessoas que produziram trabalhos altamente inovadores e se colocaram em situações incertas, arriscadas e de alta exposição emocional. Um exemplo citado é o de Leonard Cohen, que escreveu “Hallelujah”, uma de suas canções mais belas, quando estava na pior fase de sua carreira. Cohen aceitava que há imperfeição em tudo – mas isso é o que traz possibilidades.
Outro caso é o de Marina Abramović, artista que inova ao se mostrar, com propostas totalmente inéditas como a de “O Artista Está Presente”, exposição realizada em 2010 no Museu de Arte Moderna, em Nova York. Por três meses, Marina se expôs pessoalmente ali, em frente a centenas de pessoas, convidando-as a trocar olhares por alguns instantes em silêncio, em uma forma totalmente inovadora de ter a experiência da arte.
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Quando se trata de uma inovação menos poética, é seguro dizer que nem todos os projetos que causam impacto na sociedade envolvem uma exposição emocional como a de Cohen ou Marina. Por outro lado, o ato de realizar coisas novas pode produzir uma trajetória de enfrentamento. E, segundo Brené, isso inclui o impulso visceral de buscar ocultar, por vergonha, o que mais nos conecta com o outro: nossas fragilidades, tristezas, limitações.
Adicione a este caldo fenômenos do sistema baseado em vergonha descrito pela autora, frequentemente visto no mundo do trabalho: culpabilizar colegas, fazer fofocas, estabelecer clubinhos, praticar favoritismos, perpetrar abusos de diferentes naturezas.
Pensando em como isso ocorre em uma esfera individual, podemos citar o auto-boicote e a forma como fomos ensinados a manter uma certa distância um do outro, a fim de apresentar uma certa imagem, de competência, autoridade, de ser super-alguma-coisa.
Na tentativa de projetar perfeição, inteligência ou força a fim de obter a admiração em tempos incertos, líderes que buscam formas inéditas de impactar muitas pessoas positivamente – ou seja, inovar – estão diante de uma encruzilhada entre a onipotência e a vulnerabilidade.
Líderes que professam ter todas as respostas correm o risco de soar inautênticos e disseminar as armadilhas mencionadas anteriormente. Por outro lado, o inovador vulnerável, que expõe, examina e endereça suas próprias limitações pode disseminar, por exemplo, a cultura do perdão. Isso não significa tolerância a erros, mas uma mentalidade paciente, que dá chances para recomeçar e encoraja o desenvolvimento do grupo. Entra aí a oportunidade de nutrir a confiança e resiliência, itens no topo do checklist do mundo novo que tanto almejamos.
O que inovadores têm a ganhar ao se mostrarem vulneráveis em um cenário atual de rápida mudança, afinal? Suas audiências – seja uma empresa, repartição pública, organização social, município, estado ou país – os verão como seres humanos. As pessoas se sentirão mais próximas, mais propensas a contribuir com ideias, construir pontes, trabalhar produtivamente.
Angelica Mari é jornalista especializada em inovação há 18 anos, com uma década de experiência em redações no Reino Unido e Estados Unidos. Colabora em inglês e português para publicações incluindo a FORBES (Estados Unidos e Brasil), BBC e outros.
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