QuintoAndar compra imobiliária Casa Mineira e aposta em Belo Horizonte

16 de março de 2021
Divulgação

A startup de compra, aluguel e locação de imóveis QuintoAndar adquiriu a imobiliária belo-horizontina Casa Mineira

O QuintoAndar, plataforma para compra, venda e locação de imóveis, está consolidando sua operação para além de São Paulo (SP). A startup anunciou hoje (16) a aquisição da imobiliária Casa Mineira, de Belo Horizonte (MG), que possui R$ 2,5 bilhões em ativos sob gestão. O valor da transação não foi divulgado por motivos contratuais.

Com a operação, o QuintoAndar acrescenta à sua operação uma carteira de 17 mil imóveis pertencentes à imobiliária mineira. Destes, 14 mil estão à venda, enquanto os 3.000 restantes são para aluguel. Além das residências, a startup também traz, a partir da compra, 250 funcionários e 450 corretores parceiros para dentro de casa.

SAIBA MAIS: QuintoAndar enfrenta crise e acelera planos de crescimento

O CEO e cofundador do QuintoAndar, Gabriel Braga, conta que a empresa que comanda já tinha uma parceria comercial com a Casa Mineira há, pelo menos, dois anos. “Decidimos aprofundar [a relação], juntar as duas empresas e atuar todos do mesmo lado”, afirma. Braga diz que a aquisição é uma aposta na junção da tecnologia e inovação do QuintoAndar com o conhecimento e tradição da imobiliária belo-horizontina no setor.

Divulgação

O CEO e cofundador do QuintoAndar, Gabriel Braga

Para Ivan Silva, cofundador da Casa Mineira, a combinação dos dois negócios tem potencial de alavancar o setor imobiliário. “Nós temos 38 anos de mercado, conhecemos cada ‘pedacinho’ de chão de Belo Horizonte. Temos contato com todas as construtoras e muitos clientes nos indicam”, afirma.

A Casa Mineira é a segunda aquisição do QuintoAndar em menos de seis meses. Em novembro do ano passado, a startup comprou o marketplace de serviços para condomínios SíndicoNet, plataforma com mais de 1 milhão de visitas por mês até então.

Siga todas as novidades do Forbes Tech no Telegram

Movimentação do mercado das proptechs

Ao somar o valor de todos os imóveis sob gestão do QuintoAndar, o valor final da conta chega em R$ 50 bilhões. Embora tenha cobertura nacional, os esforços principais estão concentrados nas cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Com a compra da Casa Mineira, há um reforço de atenção dispensada à capital de Minas Gerais, que ganha uma maior importância no negócio como um todo.

De acordo com Braga, a estratégia do QuintoAndar é ser relevante nas principais cidades do Brasil. “Fazer parceria com a maior empresa do setor em Belo Horizonte é um caminho natural se levarmos em conta essa visão”, diz. “O que a gente aprender com eles, no jeito de atender clientes e  de lidar com corretores, nós poderemos replicar em outras cidades do Brasil.” Segundo o executivo, ainda não há nenhuma outra aquisição ou expansão programada.

Divulgação

Com a aquisição da Casa Mineira, o QuintoAndar pretende integrar a expertise da imobiliária em contatar e tratar clientes

Essa movimentação do QuintoAndar, de comprar uma imobiliária com 14 escritórios em Belo Horizonte, a terceira capital mais populosa do país, esquenta o ferrenho mercado das proptechs, as startups que trabalham com tecnologia para o setor de imóveis e habitação.

O setor possui dois unicórnios batalhando para conquistar imóveis nas maiores praças do Brasil. Além do QuintoAndar, também na luta e missão de estimular a compra e venda de imóveis está a Loft, dos empreendedores Florian Hagenbuch e Mate Pencz.

Em entrevista à Forbes no mês passado, o cofundador e CEO da Loft, Mate Pencz, afirmou que seu foco é aumentar a densidade de imóveis da plataforma em São Paulo e no Rio de Janeiro. A proptech diz ter mais de 10 mil casas e apartamentos disponíveis nestes dois centros urbanos.

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.