China detém 70% dos principais fornecedores de smartphones do mundo
As marcas chinesas de smartphones estão dominando o mercado global. O país hospedou cerca de 70% dos dez principais fornecedores de celulares em 2020, segundo os dados da Finbold, companhia que examina o desempenho financeiro e as tendências de vários setores de negócios. O relatório divulgado pela empresa aponta que o domínio também reflete a crescente competitividade doméstica da China no setor de telecomunicações. Os fornecedores de smartphones operam em um mercado local lotado, fragmentado e ferozmente competitivo.
Segundo a Finbold, apesar do domínio chinês, a Samsung, da Coreia do Sul, tem a maior participação de mercado: 19,2%. A Apple aparece em segundo lugar, sendo o único fornecedor norte-americano na lista dos principais do mundo, com uma participação de 15,1%. A Huawei está em terceiro, com 14,1%. No total, os três principais fornecedores respondem por quase metade do mercado global de smartphones: 48,4%.
Os dados mostram que a Xiaomi, também da China, é a quarta da lista, com uma participação de mercado aproximada de 10,9%, seguida pela Oppo, com 8,4%. O ranking também incluiu a Vivo (8,1%), Realme (3,2%), Lenovo (2,5%), LG (1,9%) e Tecno (1,7%).
China e EUA vão gerar 60% das vendas globais do comércio eletrônico em 2021
A receita da indústria global de comércio eletrônico deve aumentar 12% e atingir US$ 2,7 trilhões em 2021. Os dados são da Trading Platforms, que prevê, ainda, que a China e os Estados Unidos – os maiores mercados de comércio eletrônico do mundo – serão responsáveis por 60% desse valor. Até 2025, a expectativa é que o montante aumente para quase US$ 3,5 trilhões.
Como o maior mercado de comércio eletrônico do mundo, a China testemunhou um crescimento explosivo de receitas no ano passado. A Trading Platforms indica que, antes da pandemia, a indústria chinesa de e-commerce movimentava US$ 862,6 bilhões, e presenciou um salto de 30% em 2020, alcançando US$ 1,17 trilhão. As perspectivas indicam que o volume chegue a US$ 1,26 trilhão em 2021 e US$ 1,63 trilhão em 2025.
Os Estados Unidos, segundo maior mercado de comércio eletrônico globalmente, também testemunharam um crescimento impressionante das vendas online em meio ao surto da Covid-19, com as receitas aumentando de US$ 360 bilhões em 2019 para US$ 469 bilhões em 2021, um salto de 30% no período. A expectativa é que, sozinho, o país movimente mais de US$ 563 bilhões nos próximos quatro anos.
TENDÊNCIAS NACIONAIS
Oito em cada 10 brasileiros já comprou um serviço ou produto por WhatsApp
A Hibou, empresa de pesquisa e monitoramento de mercado e consumo, publicou um estudo de mercado sobre a utilização do WhatsApp pelos brasileiros. Os resultados revelam que 79% da população local já comprou algum serviço ou produto pela ferramenta, seja na versão business, seja na versão pessoal, com pagamento por meio de links, transferência bancária ou na entrega do produto. Desse total, 57% continuam fazendo compras pelo canal atualmente, o que mostra uma relação segura e de confiança entre os comerciantes e clientes, por meio do recurso de bate-papo.
Segundo a pesquisa, 98% da população já criou uma conta no aplicativo e 93% o utiliza no seu dia a dia, seja para ter contato com a família na pandemia ou até de forma comercial. A Hibou indica também que, com a autorização do Banco Central para que o WhatsApp se torne uma ferramenta de pagamentos, quem já comprou pelo aplicativo enxerga como vantagem ter um canal direto com a marca ou vendedor (81%), armazenar o histórico da conversa ou da compra (69%), receber promoções em primeira mão (53%) e conseguir realizar alterações no pedido com facilidade (30%).
Entre aqueles que não gostariam de utilizar a plataforma como meio de pagamento, 88% criticam o canal aberto pós-transação – quando a marca ou o vendedor continua enviando propagandas, mesmo que elas não tenham coerência com a compra realizada anteriormente – e 74% lamentam a falta de contato humano, geralmente quando a ferramenta é utilizada no formato chatbot por grandes empresas.
Maioria dos brasileiros paga resgate, mas menos de um terço tem dados devolvidos
Mais da metade dos brasileiros (56%) vítimas de ransomwares em 2020 pagou resgate para restaurar o acesso a seus dados. No entanto, somente cerca de três em cada dez pessoas obtiveram a devolução dos mesmos. As informações são de uma nova pesquisa global realizada pela Kaspersky com mais de 15 mil consumidores ao redor do mundo. O ransomware é um golpe online utilizado para extorquir dinheiro das vítimas. Utilizando criptografia e um programa malicioso, os criminosos bloqueiam os arquivos em um dispositivo da pessoa, impedindo sua utilização. Para realizar o desbloqueio das informações, eles exigem o pagamento de uma quantia como “resgate”.
Os resultados do estudo mostraram que, pagando ou não, apenas 16% das vítimas brasileiras conseguiram recuperar todos os arquivos criptografados ou bloqueados após um ataque. Mas 80% delas sofreram perdas: 44% dos brasileiros não conseguiram recuperar uma quantidade significativa, 20% perderam uma quantidade pequena e outros 16% perderam todos os seus arquivos.
No âmbito global, a pesquisa revelou que os usuários mais novos estão mais propensos a pagar um resgate. Entre 45 e 54 anos, a taxa das vítimas que pagaram para restaurar o acesso a seus dados no último ano foi de 46%. Entre os maiores de 55 anos, o índice foi de apenas 11%. Por outro lado, dois terços dos adultos entre 35 e 44 anos e pouco mais da metade (52%) dos usuários na faixa etária de 16 a 24 anos admitiram ter feito o pagamento.
Empresas familiares brasileiras aumentaram investimento em inovação
A maioria (58%) das empresas familiares do país aumentou os investimentos em inovação, expansão dos negócios e na profissionalização da gestão nos últimos seis meses, contra 42% que não o fizeram, segundo a pesquisa “Retratos de Família: Um Panorama das Práticas de Governança Corporativa e Perspectivas das Empresas Familiares Brasileiras”, conduzida pela KPMG.
Ao questionar se, nos últimos seis meses também houve crescimento na lucratividade, o retorno dos participantes foi positivo: 53% em 2020, 38% em 2018 e 30% em 2017. Nos últimos seis meses, houve um crescimento na abrangência geográfica dos negócios, com 42% dos respondentes informando que isso ocorreu em 2020, contra 31% em 2018.
Ao analisar o aumento na quantidade de funcionários, a pesquisa indicou que o país registrou uma alta de 45% em 2020, 37% em 2018, 26% em 2017 e 19% em 2016. Os dados apontaram, ainda, que 67% se mostraram confiantes em 2020, contra 70% em 2018, nas expectativas com relação à situação econômica da própria empresa familiar nos próximos três anos.
O QUE MAIS ESTÁ ACONTECENDO NO ECOSSISTEMA
Pagolivre lança app para cobrança recorrente
Especializada na gestão dos pagamentos recorrentes, a fintech pagolivre anunciou, com exclusividade à Forbes Brasil, o lançamento de seu aplicativo para consolidar, conciliar e gerenciar todas as vendas e recebimentos. “Levamos para a palma da mão dos nossos clientes a gestão, aferição de taxas, consolidação e conciliação de contas, além de gestão de todas as maquininhas e um botão de vendas para que os clientes vendam a qualquer hora e de qualquer lugar com total controle”, explica Claudio Dias, CEO da pagolivre. O aplicativo é gratuito e está disponível no Google Play.
Iteris inicia operação nos Estados Unidos
Após encerrar 2020 com um crescimento de 38% sobre 2019, a Iteris, consultoria brasileira de serviços de TI, agora parte para o seu segundo ciclo de maturidade de negócios: a expansão internacional. A empresa contou, com exclusividade à Forbes Brasil, que irá operar globalmente com o nome de Briteris, uma referência ao Brasil, com uma primeira subsidiária nos Estados Unidos. A estratégia inicial é atender marcas globais com operação no mercado norte-americano que desejam ter por lá o mesmo perfil de atendimento e de soluções que recebem por aqui.
LG anuncia compromisso para atualizações do sistema operacional
A LG Electronics anunciou recentemente que todos os smartphones LG premium atualmente em uso receberão até três iterações de atualizações do sistema operacional Android a partir do ano da compra. O compromisso foi divulgado após o anúncio de que a empresa encerraria o negócio de telefonia móvel no final de julho. A garantia de três atualizações do sistema operacional se aplica a telefones LG premium lançados em 2019 e posteriores (série G, série V, VELVET e Wing), enquanto alguns modelos de 2020, como LG Stylo e série K, receberão duas atualizações.
Google for Startups anuncia novos investimentos do Black Founders Fund
O Google for Startups Brasil anunciou, ontem (13), oito novas empresas selecionadas para receber investimentos do Black Founders Fund, fundo destinado a startups fundadas e lideradas por pessoas negras no Brasil: AfroSaúde, Certdox, Diáspora.Black, Gestar, Inventivos, Prol Educa, Trakto e UnicaInstancia. Com duração prevista de 18 meses, o fundo tem um valor inicial de R$ 5 milhões e apostará em cerca de 30 empresas que estejam buscando investimentos em estágio seed.
Edenred Soluções Pré-Pagas lança carteira digital
A Edenred Soluções Pré-Pagas, que oferece e customiza soluções de pagamentos para empresas, anunciou, com exclusividade à Forbes Brasil, o lançamento da carteira digital Edenred Wallet, disponível para usuários do Ticket Pagamentos e Ticket Plus. Os valores recebidos por meio destes produtos passam a ficar disponíveis na plataforma, que conta com uma série de features que visam facilitar o dia a dia dos usuários, como pagamento de contas, recargas de celulares e TVs pré-pagas, compras e saques via QR Code e busca de estabelecimentos credenciados, entre outras. O app está disponível na PlayStore e AppStore, e pretende atender cerca de 250 mil usuários.
Cerbras cria site com simulador inteligente de ambientes
A Cerbras, fabricante de cerâmicas e porcelanatos, lançou uma funcionalidade que vai ajudar muito na hora de decorar. O portal Simularch conta com um simulador inteligente dos ambientes que pode ser usado pelo consumidor na hora de escolher o tipo de material a ser aplicado, ajudando a encontrar a inspiração necessária para personalizar cada um deles. De fácil navegação e design leve, o novo site disponibiliza o download de imagens dos produtos em alta resolução e lança a sua biblioteca de produtos no sketchup, ferramenta muito usada pelos profissionais de arquitetura.
Grupo Zaitt anuncia venda das startups Shipp e Packk para a B2W
O Grupo Zaitt anunciou recentemente a venda da startup de delivery Shipp e da Packk, plataforma white label de tecnologia e logística, para a B2W. A aquisição faz parte da estratégia da companhia, dona do Submarino, Shoptime e Americanas.com, de ampliar sua atuação no segmento de entregas em 2021. A expectativa é de que o negócio contribua para ampliar o alcance e atingir um um maior leque de clientes.
Méliuz anuncia plataforma de empréstimos
O Méliuz, empresa de tecnologia que oferece soluções digitais para conectar marcas e lojas a consumidores, anunciou o lançamento da sua plataforma de empréstimos: o Méliuz Empréstimos. A base de dados permite que o usuário simule um empréstimo em dezenas de instituições financeiras de forma personalizada, gratuita, rápida e segura, e escolha entre as opções ofertadas, de acordo com perfil e modalidade adequados às suas necessidades (empréstimo pessoal, empréstimo com garantia e empréstimo consignado). Para contratar o serviço por meio da plataforma, é preciso ter mais de 18 anos e ser aprovado na análise de crédito.
Rappi anuncia dark stores no Brasil para acelerar as entregas
O Rappi está lançando 26 dark stores – galpões otimizados para a preparação e retirada rápida de pedidos – para atender os serviços de delivery em território nacional. O objetivo das novas lojas é entregar, com um novo nível de serviço e praticidade, tudo o que o usuário precisa em menos de 10 minutos e sem substituições. Basta ao cliente acessar o botão “Turbo” na plataforma. Inicialmente, o serviço será inaugurado em São Paulo, Campinas, Curitiba, Recife e Fortaleza. A expectativa é chegar a 60 dark stores ainda no primeiro semestre e 100 até o final de 2021.
bmg adota biometria de voz para evitar fraudes
Para reduzir o número de fraudes e prejuízos, o bmg anunciou que está implementando o reconhecimento por biometria de voz nos atendimentos telefônicos. Segundo o banco, desde janeiro de 2020 foram cadastradas as vozes de 460 mil clientes e, nos últimos seis meses, foram impedidas cerca de 2.000 fraudes via atendimento telefônico por conta da tecnologia.
Plataforma de viagem de ônibus aposta em embarque biométrico
Em parceria com a FullFace, desenvolvedora brasileira de biometria facial, a plataforma Embarca iniciou a fase teste da implementação da tecnologia de reconhecimento facial em sua frota de ônibus. A iniciativa tem como propósito ajudar na identificação dos viajantes e, com isso, promover mais agilidade, segurança e personalização no embarque. A funcionalidade oferece uma experiência contactless, na qual os passageiros não precisam ter contato com um dispositivo móvel ou com outras pessoas, já que o motorista terá acesso em tempo real a todas as informações necessárias para validar o embarque, otimizando o tempo de viagem e garantindo a realização de um transporte seguro. Atualmente, a frota com a tecnologia está disponível no trecho de Curitiba a Ponta Grossa. O objetivo é que, nos próximos meses, ela também seja incorporada em novas linhas.
Empresas criam o maior campus conectado com 5G de São Paulo
O Centro Universitário Facens, Ericsson, Embratel e Claro, com o apoio do seu hub de inovação beOn Claro, anunciaram a implantação do maior campus conectado com a tecnologia 5G do estado de São Paulo. Batizado de 5G Smart Campus Facens, a iniciativa tem sede em Sorocaba, interior do estado, e permitirá que empresas, startups e alunos do centro universitário possam conhecer, testar, prototipar e escalar seus produtos e serviços para diversos segmentos utilizando uma rede 5G dedicada. A proposta é tornar a mais avançada, segura e inovadora a rede 5G acessível para a comunidade.
LEIA MAIS: Tudo que você precisa saber sobre o 5G
Enel e Picpay fecham parceria para facilitar pagamento com cashback
A concessionária de energia elétrica Enel Distribuição São Paulo e o PicPay vão disponibilizar a todos clientes a opção de pagamento da conta de energia pela carteira digital da fintech. Os consumidores que usarem o aplicativo para este fim participarão de um programa de cashback entre a distribuidora e o PicPay. O acordo entre as empresas visa facilitar a quitação dos débitos com a concessionária e incentivar a adimplência.
IBM vende o primeiro computador quântico a uma instituição privada
A IBM concluiu a primeira venda de um computador quântico a uma organização privada: a compradora é a Cleveland Clinic, instituição de saúde voltada ao ensino e à pesquisa. O negócio foi feito no âmbito do Discovery Accelerator, um projeto que reúne as duas instituições e prevê a utilização de ferramentas de computação quântica combinadas com inteligência artificial e tecnologias de nuvem. A iniciativa pressupõe, ainda, a compra de outro computador quântico da próxima geração, com mais de mil qubits, para instalação em um data center da Cleveland Clinic. As ferramentas servirão para processar enormes quantidades de dados e ajudar em pesquisas na área de saúde.
App promete mudar a vida de quem ama vinho e enoturismo
O Intelivino é uma plataforma interativa que concentra todas as informações sobre vinho em um único lugar – uma espécie de guia portátil funcional para leigos e entendidos da bebida. O aplicativo nasceu para descomplicar e democratizar o consumo de vinhos, e permite que os usuários acessem indicações dos principais lançamentos e promoções de acordo com filtros personalizados para o seu perfil, além de conferir dicas sobre esse universo. O app sugere uma agenda de enoeventos, cursos e harmonizações e permite pesquisar e localizar bares de vinho, champanherias e vinícolas por todo o Brasil para completar a experiência.
Adecoagro investe em agricultura 4.0
Na busca pela melhoria contínua e atenta às oportunidades para inovar, a Adecoagro, produtora de alimentos e energia renovável, lançou um projeto de agricultura digital que se estende a quase 1 milhão de hectares cobertos, atendendo toda a área produtiva da companhia – 180 mil hectares de canaviais -, além de beneficiar 11 cidades do Mato Grosso do Sul com o 4G da TIM, interligando equipamentos, pessoas e comunidades. Em parceria com a operadora, a iniciativa proporciona uma solução de conectividade aberta, escalável e global. O projeto utiliza a rede 4G na frequência de 700 MHz.
Solinftec exporta agrotecnologia brasileira para produtores do Canadá
A Solinftec, especializada em digitalização agrícola, está expandindo suas operações para o Canadá. A empresa atuará em parceria com o mercado local, desenhando soluções customizadas para as necessidades de cada cliente, incluindo plantio, pulverização, logística, otimização de equipamentos e monitoramento de clima, entre outras. O setor agrícola do Canadá é formado, principalmente, por propriedades de médio e grande portes, compatíveis com a expertise do Brasil no atendimento deste perfil de produtores. As culturas predominantes são oleaginosas, como canola, cevada, trigo, aveia e lentilha.
Mudanças na regulamentação cambial abrem caminho para a implementação do Pix
A Consulta Pública 79 do Banco Central propõe uma série de mudanças na regulamentação cambial com vistas à modernização do sistema de câmbio e à introdução de novas tecnologias. As alterações são encaradas como o ponto de partida para a implementação do Pix internacional, que permitirá a transferência em tempo real de recursos do Brasil para o exterior. A iniciativa é ancorada em três grandes pilares: remittances, recursos enviados, sem contrapartida, para familiares no exterior por emigrantes aos seus países de origem; instituições e contas de pagamento no mercado de câmbio; e modernização da regulamentação de serviços de pagamento ou transferência internacional no mercado de câmbio.
Centro de Inovação do Empreendedor apoiará pequenos negócios no Ceará
Para fomentar o empreendedorismo inovador e conectar os principais projetos e atores do ecossistema de inovação, o Sebrae no Ceará lançou o Centro de Inovação do Empreendedor. A iniciativa ocorre em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate), referência no país no assunto. O projeto busca contribuir para o desenvolvimento do estado, ajudando especialmente as micro e pequenas empresas ao levar até elas mais inovação, tecnologia e economia criativa. A expectativa é atingir 80% de ocupação no primeiro ano e 100% até o ano seguinte.
Housi expande atuação em Curitiba
O EcoSmart Ecoville vai contar com a parceria da Housi, plataforma de serviços de moradia por assinatura, para oferecer soluções que otimizem a vida dos moradores, como imóveis mobiliados e serviços agregados. Esta é a terceira operação da Housi na cidade. A plataforma oferece uma diversidade de soluções que otimizam o dia a dia dos moradores, como serviços de limpeza, manutenção, suporte 24 horas, Netflix, Tinder e até personal trainer. Fazem parte da lista de parceiros empresas como HBO Go, Amazon Prime, Americanas, Rappi, Uber Eats, Apple Store, Google Play, XBox, Spotify, Tinder e Ifood.
Gol Airlines aprimora experiências digitais por meio da Acquia Cloud
A Gol Airlines se tornou parceira da Acquia, especializada em inovações e soluções no mercado de experiência digital. Com a parceria, a aérea passa a utilizar os serviços de nuvem e open source da Acquia a fim de oferecer flexibilidade, agilidade e otimização de time-to-market. Complementando o acordo, a Gol montou uma equipe de business intelligence e analytics.
Dataminer é comprada pela nuvini
A nuvini, grupo de empresas de Saas (software as a service), anunciou a aquisição da Dataminer, que atua no mercado de big data & analytics. Esta é a quarta compra divulgada pela companhia, que pretende fechar um total de 15 aquisições e chegar a um faturamento de R$ 300 milhões até o final de 2021. Com a operação, a Dataminer busca receber investimentos e abrir novos mercados, principalmente na área de marketing digital. O valor da compra não foi divulgado.
Intelbras anuncia aquisição da catarinense Khomp
A Intelbras, indústria especializada nos segmentos de segurança, comunicação e energia, anunciou a sua maior aquisição até o momento: 75% da Khomp por R$ 89 milhões. A operação faz parte da estratégia da companhia de crescimento sustentável e expansão da capacidade produtiva e comercial, com o objetivo de complementar sua linha de produtos e soluções tecnológicas. As operações de ambas as empresas continuarão independentes.
Brasil faz primeira videochamada com uso do 5G puro
Na sexta-feira (9) ocorreu a primeira videochamada utilizando a tecnologia 5G standalone (o “5G puro”) na América Latina. A ligação foi feita pelo ministro das Comunicações, Fábio Faria, diretamente das instalações da Nokia, em São Paulo (SP), ao presidente Jair Bolsonaro, no Palácio do Planalto, em Brasília (DF). Com a finalidade de viabilizar a conexão com a quinta geração de internet móvel, o gabinete presidencial recebeu uma estrutura específica para a tecnologia, o que possibilitou uma videoconferência em ultra velocidade, totalmente estável e sem interferência. É a primeira vez que dois terminais de 5G standalone foram conectados na América Latina.
Accenture completa aquisição da Pollux
A Accenture revelou recentemente a aquisição da Pollux, empresa provedora de soluções de automação robótica industrial com sede em Joinville (SC). A compra fortalecerá a divisão Industry X da Accenture, dedicada a tornar atividades fabris e cadeias de fornecimento mais produtivas, seguras e sustentáveis, especialmente para fábricas dos segmentos de bens de consumo, farmacêutico e automotivo. Essa é a primeira aquisição de um provedor de soluções de robótica industrial pela companhia.
Espanha exclui o Brasil do MWC
A Espanha vai abrir uma exceção nas restrições de viagens por conta da pandemia para os visitantes da Mobile World Congress 2021, evento mundial de comunicações que reúne executivos de operadoras móveis, fabricantes de dispositivos, provedores de tecnologia, fornecedores e proprietários de conteúdo. Devido ao descontrole da pandemia e colapso no sistema de saúde brasileiro, o país não poderá se beneficiar dessa condição. O comunicado da organizadora do evento, GSM Association, explica que viajantes de países incluídos na lista de alto risco de Covid-19 – caso do Brasil – pelo governo da Espanha não poderão se valer do processo. O evento acontece no final de junho em Barcelona.
TOTVS Techfin cria solução de pagamentos via PIX sem a negociação com bancos
Como parte da estratégia de apoiar a produtividade das empresas com uso de tecnologia e dados para simplificar, ampliar e baratear o acesso a serviços financeiros, a TOTVS Techfin, divisão da TOTVS que atua com soluções de crédito, pagamento e serviços, anunciou o lançamento do TOTVS Pagamento Instantâneo. Com a novidade, as empresas passam a receber pagamento de seus clientes via PIX, sejam pessoas físicas ou jurídicas, sem precisar negociar taxas com os bancos: as tarifas competitivas são determinadas pela própria Techfin.
NVIDIA Enterprise lança data center de IA para automóveis
A NVIDIA anunciou o desenvolvimento de um processador com inteligência artificial (IA) para veículos autônomos. Batizado de NVIDIA DRIVE Atlan, a tecnologia oferecerá mais de 1 mil trilhões de operações por segundo (TOPS), por meio de uma arquitetura de GPU de última geração, novos núcleos de CPU ARM (Advanced RISC Machine), aceleradores de deep learning e visão computacional. Esse desempenho oferece aos fabricantes de automóveis amplos recursos de computação para criar veículos definidos por software, altamente programáveis, e que podem ser atualizados continuamente.
CRESCIMENTO
HartB cresce 250% em 2020
Com objetivo de democratizar o acesso aos dados não estruturados e espalhados pela internet, a HartB expandiu sua influência no mercado de big data, análise de dados, inteligência artificial e Internet das Coisas, transformando-os em informações de valor para os negócios. Com exclusividade à Forbes Brasil, a empresa revelou que cresceu 250% em 2020 em comparação ao ano anterior, com considerável retorno de 30%, e que prevê um aumento de 400% em 2021. Fundada em 2015, a startup tem sedes em São Paulo, Rio de Janeiro, Londres e Flórida, e atende clientes como Grupo Globo, Positivo, Embracom, Vivo, Burger King e Vivara.
App de delivery Zee.Now cresce 600%
A alta no comércio eletrônico e serviços de delivery durante a pandemia impulsionou o mercado pet. Criado em agosto de 2019, o aplicativo Zee.Now cresceu 600% no ano passado e alcançou um faturamento de R$ 28 milhões, contra os R$ 3 milhões do ano de sua fundação. O negócio da Zee.Now é totalmente digital e no modelo de “dark stores” – formato que dispõe de centros de distribuição estratégicos em cada região específica, para garantir que os produtos cheguem aos consumidores de forma rápida. Para 2021, a empresa pretende crescer mais 300% e chegar a 20 cidades do Brasil até o fim do ano.
HRTech expande para seis países e projeta triplicar faturamento
Em 2020, a HRTech Comunica.in aumentou em seis vezes o seu tamanho em relação ao ano anterior, expandindo o funcionamento para mais seis países além do Brasil – Uruguai, Paraguai, Argentina, Peru, Chile e Estados Unidos. A startup ajuda empresas a se relacionarem melhor com seus funcionários, levando a comunicação e o acesso a serviços essenciais do dia a dia por meio de uma interface que integra diferentes canais de comunicação. Em 2021, a empresa pretende triplicar o faturamento.
IMPACTO SOCIAL
Polen possibilita que empresas atendam aos critérios ESG
A startup de sustentabilidade Polen está desenvolvendo programas personalizados de compensação ambiental para as empresas, fazendo com que elas cumpram com os critérios ESG, destinados à governança ambiental, social e corporativa, tendência que tem ganhado foco no mercado de negócios. “Para a gestão, certificação e comprovação da reciclagem de resíduos, usamos a tecnologia blockchain, que permite maior rastreabilidade e transparência das informações para a compensação ambiental e efetividade na comprovação jurídica para com os órgãos ambientais”, explica o CEO, Renato Paquet. A startup é a primeira a fazer toda a rastreabilidade dos resíduos em uma blockchain neutra em carbono.
Motorola acrescenta idiomas indígenas aos seus smartphones
A gigante de telecomunicações Motorola adicionou dois idiomas indígenas ameaçados de extinção em seus dispositivos, tornando-se a primeira fabricante de telefones celulares do mundo a dar suporte a uma língua falada na Amazônia. Agora, qualquer pessoa com um dos novos dispositivos da Motorola, ou que seja atualizado para o Android 11, poderá acessar os idiomas Kaingang e Nheengatu como parte dos outros 80 suportados pela interface. O projeto teve como principal objetivo a preservação e perpetuação da cultura desses povos no mundo digital.
Siga FORBES Brasil nas redes sociais:
Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn
Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão
Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.
Tenha também a Forbes no Google Notícias.