Fundada em 2007 por Kleber Bacili e Marcílio Oliveira, a empresa de tecnologia oferece produtos voltados para a integração de sistemas e canais digitais – por meio das APIs (interfaces de programação de aplicações, da sigla em inglês) -, além do desenvolvimento de arquiteturas voltadas para a nuvem ou microsserviços. Hoje, a Sensedia atende mais de 120 clientes corporativos. Bayer, Cielo, Fleury, Klabin, Natura e Netshoes são alguns dos clientes que estão em seu portfólio.
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Oliveira, o CGO (diretor-executivo de crescimento), vê na internacionalização uma forma de aproveitar mercados mais maduros e representativos do setor de tecnologia da informação. “O Brasil continua sendo um mercado importantíssimo para nós, mas sabemos que resolvemos um problema global e existe muita oportunidade fora daqui”, afirma. “A nossa meta é ter, em três anos, metade da nossa receita vindo do mercado externo.”
A contratação de mais funcionários já está incluída no orçamento dedicado à internacionalização. Para o primeiro semestre deste ano, a companhia já tem 100 vagas abertas. Segundo Bacili, que ocupa a posição de CEO, 30% desses postos de trabalho serão para as equipes internacionais. Até o final de 2021, a previsão é de que a empresa passe de 470 colaboradores para 700, um crescimento de 48% puxado pela demanda de profissionais de tecnologia, como desenvolvedores e engenheiros de software.
Com a aceleração da transformação digital provocada pela pandemia de Covid-19, e a regulamentação do open banking, a perspectiva da Sensedia é de que a demanda por integrações entre sistemas cresça. “Esse movimento de que o dado do usuário é dele e não das empresas vai intensificar a troca de informação entre companhias”, afirma Bacili. “As empresas vão precisar de APIs para disponibilizar essas informações de maneira segura e com consentimento.”
O aumento da demanda por esse tipo de solução fez com que a Sensedia registrasse um crescimento anual de 115% entre 2014 e 2020. No ano passado, a companhia apresentou uma receita de R$ 84 milhões. Com os investimentos em equipe e a expansão para outros países, os fundadores acreditam em um incremento de 70% em 2021, resultando em um faturamento de R$ 142 milhões até o final do ano.
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