Leilão 5G deve acontecer em julho, diz ministro das Comunicações

2 de junho de 2021
Zf L/Getty Images

Ministro afirma que Faria se o prazo for mantido, todas as capitais brasileiras já devem ter o 5G até julho de 2022

O ministro das Comunicações, Fábio Faria, afirmou hoje (2) que o governo federal mantém o leilão da tecnologia 5G para o mês de julho, apesar do Tribunal de Contas da União não ter ainda encerrado uma análise do edital e não ter previsão para apreciação em plenário.

“A nossa previsão para o leilão é julho, julho é segundo semestre”, disse Faria.

LEIA TAMBÉM: SAP lança rede de negócios para ajudar cadeias de abastecimento

De acordo com o ministro, o TCU teria 150 dias para análise do edital antes de devolver para a Agência Nacional de Telecomunicações, que então marcaria o leilão. Esse tempo, no entanto, poderia ter reduzido em até 60 dias, para três meses, e ainda não encerrou.

“Estamos respondendo todos os questionamentos. Espero que nas próximas semanas o TCU vasculhar o leilão no Pleno. Depois que sair do TCU a gente tem em torno de 30 dias na Anatel para marcar o leilão. Não acredito que vá haver nenhum retrocesso de ter que voltar à estaca zero “, afirmou o ministro.

Faria disse ainda que, mantido o prazo, todas as capitais brasileiras devem ter já o 5G Stand Alone até julho de 2022. Ao mesmo tempo, como operadoras necessárias até 2028 para implementar todas as obrigações publicas no leilão, que inclua uma extensão da internet 4G para todos os municípios com mais de 600 habitantes e redes de fibra ótica para atender a região Norte, entre outras exigências.

No final desta semana, uma comitiva de Brasília embarca para os Estados Unidos para visitas aos órgãos do governo norte-americano, onde irá conhecer uma rede instalada de 5G instalada no país e que o governo brasileiro incluiu no leilão.

Também haverá visitas a empresas de telecomunicações e de bancos de investimento. (Com Reuters)

Siga FORBES Brasil nas redes sociais:

Facebook
Twitter
Instagram
YouTube
LinkedIn

Siga Forbes Money no Telegram e tenha acesso a notícias do mercado financeiro em primeira mão

Baixe o app da Forbes Brasil na Play Store e na App Store.

Tenha também a Forbes no Google Notícias.