O novo financiamento ocorre um pouco mais de cinco meses depois da série D, quando a Nuvemshop captou US$ 90 milhões (R$ 468 milhões), e dez meses após a série C, na qual levantou outros US$ 30 milhões (R$ 156 milhões). Com mais capital à disposição, a companhia deve investir em um plano de expansão, levando sua tecnologia para outros países da América Latina, além de Brasil, Argentina e México, onde a empresa já possui operação. Além disso, a retailtech deve destinar recursos para lançar novas ferramentas e soluções destinadas aos mais de 90 mil lojistas que utilizam sua plataforma.
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Na mesma linha de raciocínio, o CEO e cofundador da Nuvemshop, Santiago Sosa, acredita que, em até 15 anos, o e-commerce vai superar o varejo físico em termos de consumo. “Acreditamos que a penetração do comércio online será de 60%, 65%”, afirma. “Será um processo, mas sabemos que outras empresas estarão resolvendo problemas parecidos na jornada do lojista, o que fará com que todo o ecossistema cresça junto, desenvolvendo a infraestrutura logística e de pagamentos.”
De acordo com o banco de dados Statisa, o faturamento do e-commerce na América Latina deve sair de US$ 70 bilhões em 2019 para US$ 116 bilhões em 2023, um crescimento de 65% em quatro anos. Pensando nessa oportunidade, a Nuvemshop quer levar sua solução para mais países da região. “A internacionalização do nosso negócio será muito importante nos próximos anos”, diz Sosa, que criou a empresa na Argentina, mas tem no Brasil seu principal mercado. A operação deve chegar à Colômbia ainda este ano e ao Chile e Peru em 2022. Com isso, a retailtech pretende passar de 750 mil lojistas nos próximos cinco anos.
No curto e médio prazos, o principal foco da Nuvemshop é expandir as soluções destinadas aos varejistas cadastrados em sua plataforma. “Esse capital nos possibilita trabalhar em nosso serviço principal, de construção de lojas virtuais, com maior profundidade e um novo patamar de qualidade”, afirma Sosa. “Queremos que os nossos usuários consigam fazer sites mais bonitos, amigáveis, proporcionem uma compra mais rápida e segura, além de oferecerem bons serviços logísticos.” De acordo com o CEO, grande parte dos US$ 500 milhões serão utilizados no desenvolvimento dessas novas ferramentas.
Parte do valor arrecadado na série E também será utilizado para novas contratações. Com 600 colaboradores, a Nuvemshop pretende chegar a 900 em 2021 e 1.500 até o final de 2022. “Se queremos ter um crescimento de mais de 10 vezes nos próximos cinco anos, não tem segredo. Temos que contratar pessoas e criar uma boa cultura organizacional, onde todos se sintam desafiados e bem”, diz Sosa. A expectativa da companhia é empregar mais de 5.000 pessoas nos próximos cinco anos.
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