Fundada em 2019 pelos empreendedores João Costa e Adhemar Milani, ambos ex-executivos do unicórnio 99, a Kovi atraiu os novos investidores por conta do seu modelo “pay-per-mile”, no qual o usuário paga a tarifa com base nos quilômetros rodados em determinado mês. A taxa mínima é de R$ 289, para até 100 quilômetros percorridos, enquanto a máxima chega a R$ 469 para distâncias acima de 1.250 quilômetros. “A Kovi fornece soluções inovadoras e flexíveis que tornam o carro prontamente disponível para uma base mais ampla”, diz o sócio-fundador do Valor Capital, Scott Sobel. “A empresa certamente está liderando o movimento de mudança desse setor em toda a América Latina.”
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Por conta exatamente da tecnologia e do banco de dados, a Kovi lançou o serviço, em março deste ano, com o cálculo em função do perfil do motorista. “Normalmente, o seguro leva em consideração fatores como idade, local de residência e se a pessoa tem garagem para precificar”, diz Poljokan. “Nós desenvolvemos uma solução que leva em consideração, por exemplo, que uma pessoa de 21 anos pode dirigir melhor que uma de 45.”
Além de investir no desenvolvimento de sua tecnologia, para criar outras soluções, a Kovi também pensa em expandir sua atuação. Com operação em cidades do Brasil e do México, a companhia quer ir para novos locais na América Latina. “Não achamos que o nosso negócio resolve um problema local. Essa falta de acesso ao automóvel é uma dor global”, diz Poljokan. “Sabemos que não podemos ir para qualquer lugar. Nossa tecnologia tem apelo para alguns países específicos.” Segundo o executivo, locais com alta densidade demográfica e disparidades econômicas elevadas, onde a compra de automóveis são dificultadas, são alvos da startup.
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Para cumprir esse plano de expansão, a Kovi pretende aumentar o seu quadro de funcionários e a sua frota. Com 12 mil veículos e um time de 700 pessoas, a pretensão é chegar a 20 mil carros e 900 colaboradores até o final deste ano. “Como dependemos muito da produção de automóveis, a crise de semicondutores gera muita incerteza, então a velocidade de nosso crescimento pode variar”, diz o executivo. “Mesmo assim, queremos expandir nossas equipes de tecnologia, produto e atendimento ao cliente.”
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