Global Data Bank lança braço de investimento com modelo “media for equity”

9 de novembro de 2021

Guilherme Soter, CEO do GDB para a América Latina e um dos sócios do GDB Ventures (Crédito: Divulgação)

O Global Data Bank, empresa especializada em mídia e privacidade digital, está criando um braço de investimentos, o GDB Ventures. Presente em 12 países – e no Brasil desde 2014 –, a empresa traz uma proposta de investimento que oferece a compra de mídia digital em troca de ações em startups.

A ideia é resolver um dos principais gargalos de qualquer startup, garantindo que o investimento dessas operações em marketing seja estruturado, frequente e efetivo. Como contrapartida, o GDB Ventures passa a integrar o quadro societário da empresa, assumindo não só esse custo de compra de mídia, mas também toda sua operação de forma estratégica.

LEIA TAMBÉM: EXCLUSIVO: VidMob faz primeira aquisição pós-aporte e amplia atuação em adtech

“O mercado reconhece e entende que estar sempre na mídia, investindo em campanhas publicitárias bem elaboradas, é uma das chaves para que uma startup seja reconhecida e consiga provar seu modelo de negócio. O problema é que esse movimento costuma custar muito dinheiro e precisa trazer retorno imediato, já que a maioria das novas operações não tem esse fôlego financeiro. O GDB Venture se propõe a garantir espaço qualificado e frequente de mídia”, destaca Ricardo Marques, um dos sócios e idealizadores do GDB Ventures.

Com os acordos, o GDB Ventures assume o controle de parte minoritária das ações de startups que se adequem ao perfil do projeto, que varia entre 5% e 10% do negócio, com a garantia de que os líderes e fundadores – especialistas em seus negócios – se mantenham à frente da operação. 

“O modelo de negócio do GDB Ventures é simples: ter uma participação acionária minoritária em startups promissoras, que já estejam em estágio avançado, mas que tenham as dores normais de crescimento quando falamos de investimento e expertise em mídia e marketing. Com o nosso apoio, o foco é gerar valorização para essas empresas e, com isso, também na nossa participação, garantindo que esse potencial de um grande anunciante saia do papel”, acrescenta Guilherme Soter, CEO do GDB para a América Latina e um dos sócios do GDB Ventures.

Nas rodadas A, B e C de investimentos estão previstos tickets de R$1 milhão a R$20 milhões em mídia por startup. O GDB Ventures estima beneficiar dezenas de startups até o final de 2022, em diversos segmentos, podendo movimentar cerca de R$ 500 milhões em mídia no período.