Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Tech / Interação entre Lu do Magalu e Anitta contou com tecnologia de Fortnite

Interação entre Lu do Magalu e Anitta contou com tecnologia de Fortnite

Para fazer com que a influenciadora do Magazine Luiza dançasse ao vivo, Centro de Design da Globo espelhou movimentos humanos por meio de realidade mista

Luiz Gustavo Pacete
27/11/2021 Atualizado há 3 anos

Acessibilidade

Uma coreógrafa teve seus movimentos capturados em tempo real e reproduzidos na interface da Lu em formato 3D no palco da transmissão (Crédito: Reprodução Globo)

A interação entre a Lu, influenciadora virtual do Magazine Luiza, e a cantora Anitta, na noite de quinta-feira, 25, durante o evento Black das Blacks, exibido nos canais da Globo, contou com várias tecnologias de realidade mista, 3D e técnicas imersivas inspiradas no mundo dos games e do cinema. O projeto desenvolvido pelo Centro de Design da Globo, área fruto da integração de canais da empresa, com mais de 300 profissionais, levou três meses para aprimorar o processo que contou com releitura visual da Lu e uma coreógrafa que teve seus movimentos espelhados em tempo real e ao vivo.

Para realizar a interação, a Globo utilizou a tecnologia Unreal Engine, a mesma aplicada em jogos como Fortnite, da Epic Games, que permite melhor definição e precisão nos movimentos dos personagens. Apesar de não ter sido a primeira vez que a Lu contou com essa dinâmica, Alexandre Arrabal, diretor do Centro de Design da Globo, explica que a técnica vem sendo aprimorada desde o ano passado quando a Lu já havia interagido com Luciano Huck na mesma Black das Blacks.

LEIA TAMBÉM: Sabrina Sato fala sobre Satiko, sua influenciadora virtual

“Foi um processo desenvolvido pela Globo, mas acompanhado muito de perto pelo Magazine Luiza, até porque existe um cuidado e uma preservação do tom da Lu que é muito importante. Mas a cada projeto desse conseguimos aprimorar e deixar movimentos, e a experiência como um todo, muito mais precisa”, afirma Arrabal.

Pedro Alvim, gerente sênior de marca e redes sociais na Magazine Luiza, explica que a interação da Lu com a Anitta no conteúdo da Globo faz parte da estratégia desenvolvida pela varejista para aumentar a relevância e construção como uma personalidade que transcende o ambiente digital. “Já vínhamos trabalhando em uma evolução natural do design e das narrativas multiplataformas da Lu, e a oportunidade de inserir a personagem dessa forma acelerou ainda mais essa possibilidade”, destaca Alvim.

A tecnologia Unreal Engine, aplicada pela Globo, é a mesma utilizada em jogos como Fortnite, da Epic Games (Crédito: Reprodução)

Outro episódio que também mesclou elementos de realidade mista foi a participação da Lu na Super Dança dos Famosos, no mês de julho, em um projeto idealizado pela agência Ogilvy. “Não se trata apenas de um product placement, mas a possibilidade de colocar em prática novos formatos que contribuam para a construção de marca, experiência e entretenimento”, disse, à época, Daniel Schiavon, diretor executivo de criação da Ogilvy Brasil.

Integração digital

Em meio a um processo de integração de processos e canais, a Globo fechou uma parceria, em abril deste ano, com duração de sete anos, com o Google Cloud, iniciando um processo de migração para a nuvem. Paulo Rabello, diretor do Hub de Operações de conteúdo da Globo, explica que, iniciativas como a que foi realizada com a Lu só são possíveis porque a capacidade de processamento, armazenagem e resposta dos servidores em nuvem são cada vez maiores. O que gera um impacto em todas as áreas, da captação à produção passando pela distribuição. “A tecnologia em nuvem elimina a alta demanda por investimento em hardware e inicia uma nova fase baseada em software. Na prática, isso significa mais eficiência, já que direcionamos investimentos que seria em máquinas, por exemplo, para o aprimoramento do produto final e na pesquisa de tendências”, explica.

 

Ver essa foto no Instagram

 

Uma publicação compartilhada por @multishow

 

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • Accenture
  • Black Friday
  • e-commerce
  • Epic Games
  • Fortnite
  • Grupo Globo
  • Magazine Luiza
  • Ogilvy
  • realidade aumentada
  • realidade virtual
  • Rede Globo
  • transformação digital
  • Varejo

As mais lidas agora

  • forbes bill gates bilionarios
    Carreira

    Bilionários sem Diploma: 15 Nomes da Lista Forbes que Fizeram Fortuna sem Ensino Superior

  • Conclave para a escolha do novo papa
    Forbes Agro

    Cardápio do Conclave: do Que se Alimentam os Cardeais Que Escolherão o Novo Papa

  • Forbes Agro

    Pés de Galinha: Tarifas de Trump Travam Comércio de uma Iguaria para a China

  • Logo da Copa do Mundo de 2026 na Times Square (NY): temor com restrições a imigrantes (Foto: Reuters)
    Forbes Money

    Gol Contra: Medidas de Trump Podem Afetar Público da Copa do Mundo 2026

Últimas Notícias

  • acordo

    Ibovespa e Dólar Avançam, Repercutindo Acordo entre EUA-China

  • Como a RAR Agro & Indústria Quer Faturar R$ 1 Bi com Maçã, Queijo, Vinho e Azeite

  • Brasil Quer Ampliar Presença do Agro Brasileiro na China

  • USDA Eleva Previsão de Safra 2024/25 de Milho do Brasil; Mantém Soja

  • Colheita de cana-de-açúcar

    Raízen Vende Usina Leme por R$ 425 Milhões

  • soja

    Analista Revisa para Cima Previsão de Colheita e Exportação de Soja da Ucrânia

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes
   — @forbesbr
  — @forbesbr
  — @forbesbr
  — yt/forbesbr
  — forbes brasil
Forbes Br.
+ Sobre nós
+ Forbes Store
+ Revista digital
+ Anuncie
+ Contato
Links úteis
+ Política de Privacidade
+ Newsletter
logo Terra
Cotações por TradingView

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.