Ou seja, um guarda-roupa de roupas virtuais para diferentes ocasiões projetadas por diferentes criadores e de diferentes aplicativos e experiências. Neste contexto, a maioria dos bens de luxo virtuais são lançados em quantidades limitadas e os usuários que os compram recebem um NFT (token não fungível) como uma certificação virtual de propriedade. No metaverso, os usuários poderão transportar itens como roupas, acessórios e decoração de uma plataforma para outra (por exemplo, do mundo do jogo Fortnite para o universo do Meta).
Os benefícios dos bens virtuais para marcas de luxo
Elimine o excesso de estoque
Gonçalo Cruz, fundador e CEO da PlatformE, um provedor de tecnologia que ajuda marcas convencionais a criar e lançar formatos 3D de coisas como roupas, diz que os bens virtuais podem resolver o problema do excesso de oferta. “Toda marca tem superprodução, estoque em excesso e, obviamente, acúmulo de produtos no final da temporada”, diz ele sobre a indústria da moda em geral. “Então você começa a descontar, e essa é uma história sem fim. Você vê descontos de 90% nas lojas agora. Isso desvaloriza o valor da marca.” Com bens virtuais, as marcas não terão que realizar vendas com grandes descontos para descarregar o excesso de estoque.
Grandes margens
Consultora do metaverso Cathy Hackl, diz: “Nem tudo o que eles criam no metaverso precisa ser novo. Eles podem alavancar seus muitos anos de história e herança e apresentar seu legado às novas gerações. A nostalgia é um sentimento poderoso e, no final das contas, criatividade é criatividade.”
Continuação da receita de revenda
Muitos dos certificados inteligentes ou NFTs para itens virtuais incluem taxas de royalties ou compartilhamentos de receita em transações futuras quando o item muda de mãos. Isso significa receita contínua para o designer original e menos problemas com imitações.
Exemplos de marcas que já estão reivindicando o metaverso
1 – Gucci
O Gucci Garden, no Roblox, vende os designs da marca e já comercializou uma única bolsa por mais de US $ 4 mil.
2 – Tommy Hilfiger
3 – Burberry
A Burberry criou uma série de NFTs jogáveis únicas chamadas Sharky B que vivem em Blankos Block Party da Mythical Games. Os personagens incluem acessórios como braçadeiras, jetpacks e sapatos de piscina. A coleção de criação esgotou rapidamente por quase US$ 400 mil.
4 – Balenciaga
A Balenciaga lançou sua coleção de roupas em Fortnite. Essas “skins” (roupas para personagens do jogo) são compradas usando V-Bucks, a moeda mundial do Fortnite. V-Bucks são comprados com dinheiro real.
5 – Dolce & Gabbana
A Dolce & Gabbana vendeu sua coleção de nove peças ‘Collezione Genesi’ no mercado digital de luxo UNXD por US$ 5,7 milhões.