Interesse em NFTs e metaverso está caindo rapidamente

23 de março de 2022
Reprodução

Horizon, plataforma de realidade imersiva da Meta, é uma das alternativas de metaverso dentre várias outras existentes atualmente

Você tem visto menos conversas sobre NFT na internet ultimamente? Ouvindo um pouco menos sobre o metaverso? Bem, você não está sozinho. Apesar de um aumento inicial no uso das palavras-chave, o interesse pelos conceitos parece estar em declínio acentuado, pelo menos de acordo com as tendências de pesquisa do Google, que têm visto profundas mudanças de interesse para ambos os termos.

No mundo dos games, onde eu opero, NFT tornou-se um termo onipresente, principalmente a jogos puramente baseados em blockchain. Quanto ao metaverso, o termo foi repetido tanto e muitas vezes se tornou quase sem sentido, atualmente mais citado em relação a mundos compartilhados baseados em blockchain.

No gráfico, você pode ver que o interesse no metaverso como termo atingiu seu pico quando o Facebook mudou seu nome para Meta e começou a evangelizar sobre o futuro digital. Mas desde então, o termo teve um declínio em relevância, pois a Meta não apresentou uma visão coerente para o conceito, nem nenhum de seus concorrentes baseados em blockchain. Os games, muitos dos quais já são adjacentes ao metaverso, realmente não parecem se importar em se chamar assim, mesmo que jogos como Fortnite e Roblox estejam mais longe do que qualquer um de serem algo próximo a um metaverso.

LEIA TAMBÉM: Afinal, o que é NFT e como criar e vender ativos virtuais?

Os NFTs, por sua vez, atingiram o pico por volta do final de janeiro e só caíram desde então. Isso deve afastar a ideia de que as últimas notícias globais da Rússia invadindo a Ucrânia causaram essa queda no interesse. Como podemos ver, isso já estava começando a cair um mês antes da invasão acontecer. Desde então, tem sido um declínio suave e não mostra sinais de desaceleração.

Gráfico mostra o pico e a queda de interesse pelos termos NFTs e metaverso

Outros termos da Web3, como criptomoedas, blockchain, Ethereum e Bitcoin tiveram um grande aumento no final do ano passado, mas agora estão relativamente estáveis. Ligeiros declínios em alguns, talvez, mas não no mesmo nível do que estamos vendo aqui com o metaverso e os NFTs. Web3 está em um arco mais semelhante aos NFTs, no entanto o blockchain e tudo o que ele gera podem não estar indo a lugar nenhum. Além disso, todas as previsões sobre NFTs sendo o futuro inevitável e o metaverso sendo o nascimento de uma nova era parecem exageradas. Eu não ficaria surpreso em ver esses conceitos retornarem mais tarde com novos nomes para se sentirem mais atualizados, mas, por enquanto, o interesse em ambos está claramente diminuindo, e eu me pergunto o que acontece com os milhões de NFTs mantidos quando o mercado especulativo já não funciona como antes no seu auge.