LEIA TAMBÉM: Torneios de games já pagam mais de R$ 10 milhões em prêmios no Brasil
A audiência total estimada de jogos eletrônicos no mundo é de mais de 530 milhões de pessoas e com 262 milhões consumindo também o lifestyle dos games, o que inclui compras de produtos e serviços relacionados a esse universo. Ainda de acordo com a Newzoo, até 2025, a audiência deve chegar a 641 milhões de pessoas e outras 318 milhões que gostam de produtos e temáticas relacionadas aos games.
Games em alta no Brasil
Em relação à etnia dos jogadores, a 9ª edição da pesquisa mostra que a maior parcela do público gamer se identifica como parda ou preta (49,4%, na soma), seguida por pessoas que se declaram brancas (46,6%). Já sobre a idade dos jogadores, pessoas de 20 a 24 anos são a maioria entre este público no Brasil, com 25,5%. Na sequência, a PGB 2022 mostra que o hábito de jogar games é mais comum entre adolescentes de 16 a 19 anos (17,7%) e pessoas de 25 a 29 anos (13,6%).
LEIA TAMBÉM: Torneios de games já pagam mais de R$ 10 milhões em prêmios no Brasil
“Ainda assim, o que o levantamento nos diz é que não existe idade para jogar jogos eletrônicos, uma vez que a diferença percentual entre as mais variadas faixas de idades é equilibrada. Pessoas entre 30 e 34 anos, por exemplo, representam 12,9% dos jogadores no Brasil, e quem tem de 35 a 39 anos representa 11,2% do público”, acrescenta Carlos Silva, sócio da GoGamers.