Assine
  • |BrandVoice
  • |Carreira
    • C-Suite
    • Leading the future
  • |Colunas
  • |Eventos
  • |Forbes Agro
    • Agroround
  • |Forbes Cast
  • |Forbes Collab
  • |Forbes Life
  • |Forbes Money
    • Forbes MKT
    • Bilionários
  • |Forbes Motors
  • |Forbes Mulher
    • Minha Jornada
    • Mulheres de sucesso
  • |Forbes Saúde
  • |Forb(ESG)
    • Schneider Electric Voice
  • |Forbes Store
  • |Forbes Tech
  • |Forbes WSB
  • |Geral
  • |Infomercial
  • |Listas
    • Agro100
      • Agro100 2023
      • Agro100 2022
    • Bilionários Brasileiros
      • 2023
      • 2022
      • 2021
    • Bilionários do mundo
      • BILIONÁRIOS DO MUNDO 2024
      • Bilionários do mundo 2023
      • Bilionários do mundo 2022
    • Forbes 50+
      • Forbes 50+ 2024
      • FORBES 50+ 2023
      • Forbes 50+ 2022
      • Forbes 50+ 2021
    • Heart Billions
    • Melhores CIOs do Brasil 2024
    • Mulheres de sucesso
    • Under 30
      • Under 30 2024
      • Under 30 2023
      • Under 30 2022
      • Under 30 2021
      • Under 30 2020
      • Under 30 2019
      • Under 30 2018
      • Under 30 2017
      • Under 30 2016
      • Under 30 2015
      • Under 30 2014
  • |Últimas notícias
  • |Under 30
    • Under 30 2024
    • Under 30 2023
    • Under 30 2022
    • Under 30 2021
    • Under 30 2020
    • Under 30 2019
    • Under 30 2018
    • Under 30 2017
    • Under 30 2016
    • Under 30 2015
    • Under 30 2014
  • |Anuncie na Forbes Brasil
  • |ASSINE
  • |Fale conosco
  • |Newsletter
  • |Sobre a Forbes
  • |Termos e condições
  • |Revista digital
    Seja um assinante

Início / Forbes Tech / O que é um pitch e como atrair a atenção do investidor?

O que é um pitch e como atrair a atenção do investidor?

Apresentar uma ideia, projeto ou negócio continua sendo um desafio, sobretudo, diante da disputa cada vez maior pela atração de investimentos

Luiz Gustavo Pacete
08/04/2022 Atualizado há 3 anos

Acessibilidade

Getty Images

Elevador Pitch, Pitch Deck e Pitch de Vendas são algumas das dinâmicas possíveis em um processo de venda de ideias ou projetos

O Brasil vive momentos importantes relacionados ao ecossistema de startups. Em 2021, o valor investido chegou a R$ 49 bilhões (US$ 9,4 bilhões), o que representa 2,5 vezes o volume aportado em 2020. De acordo com o Inside Venture Capital, relatório produzido pelo Distrito, foram 779 transações realizadas durante o ano passado. E parte importante deste processo é convencer o investidor que faz sentido apostar em uma ideia ou projeto. Para isso existe o Pitch. Yule Mares, Gerente de Aceleração da Liga Ventures, explica a importância deste processo e quais as dinâmicas possíveis de convencimento de um investidor.

O que é um pitch?

“Apresentar uma ideia, um projeto ou até mesmo um negócio já existente é sempre um desafio. É preciso encontrar a dose certa para contar uma história envolvente, contextualizar a oportunidade, mostrar potencial e instigar o ouvinte a querer saber mais. Tudo isso, dentro de um espaço de tempo limitado. Um pitch é a apresentação estruturada de uma ideia, projeto ou negócio, com o intuito de passar essa mensagem breve e certeira sobre o assunto em questão, sendo o mecanismo perfeito para dosar todos os critérios colocados. A utilização do pitch é muito comum no ecossistema de startups e inovação, onde constantemente surgem novas ideias que precisam ser testadas rapidamente e apresentadas a potenciais clientes, investidores ou outros stakeholders. A duração e roteiro de um pitch oscilam conforme seu objetivo.”

Os principais tipos de pitch:

Elevator Pitch: “tem como premissa um tempo bem limitado, de no máximo 2 minutos – tempo de um elevador subindo do térreo até um andar de negócios, e daí o nome. Em um elevator pitch, o objetivo do pitcher – quem faz o pitch – é demonstrar potencial para instigar uma segunda conversa, dado o tempo curto para essa primeira demonstração de valor. Contextualizar a oportunidade e os ganhos esperados é o foco aqui. Não tente entrar em detalhes da solução, tecnologia e funcionalidades: não vai dar tempo e só vai gerar confusão para o ouvinte. Dar ênfase para a equipe por trás da ideia ou projeto também pode ser um diferencial competitivo para angariar um segundo papo.”

LEIA TAMBÉM: Startups brasileiras receberam US$ 9,4 bi de investimentos em 2021

Pitch Deck: “Esse tipo de pitch é acompanhado por uma apresentação de slides. Varia de 5 a 15 minutos e deve conter um roteiro que mostre a oportunidade, a solução, os parâmetros de mercado, modelo de negócios, resultados já obtidos – se houver – e, claro, o potencial do projeto e equipe executora. O objetivo aqui já é abrir as portas para um potencial deal, normalmente um investimento ou a participação em um programa de aceleração / inovação”

Getty Images/Maskot
Getty Images/Maskot

Para muitas startups, o Pitch é vital para o futuro ou crescimento

Pitch de Vendas: “É o pitch apresentado para um potencial cliente. Tem uma estrutura parecida com a do pitch deck, porém aqui precisa-se demonstrar bem a proposta de valor da solução: o que muda na vida do cliente ao comprar sua solução. Cases de sucesso de uso da solução devem ser apresentados e o foco em benefícios deve ser forte. Apresentar a equipe e dar foco em pessoas seniores do time vai passar credibilidade e ajudar no próximo passo”

Quatro dicas para um pitch eficiente:

1 – Defina o objetivo do pitch e o que você deseja com ele
“Um pitch pode ser usado em diversas situações e para cumprir diferentes objetivos, desde validar a ideia com um potencial cliente até abrir portas para um investimento. O primeiro passo, portanto, é entender o seu objetivo com o seu pitch. Definido o objetivo, insira uma mensagem final clara para puxar os próximos passos, que pode ser propor um projeto conjunto, pedir um investimento ou até entrevistar possíveis usuários. Deixe claro os “to dos” pós pitch, para você e para o ouvinte”

2 – Faça um roteiro
“O tempo é curto e a quantidade de informações que você quer passar é grande. Para não se perder – e o mais importante, não deixar o ouvinte perdido – faça um roteiro abordando todos os tópicos chave para atingir seu objetivo. Se for fazer um pitch deck, não esqueça de abordar os critérios imprescindíveis, como: oportunidade, solução, modelo de negócios, mercado e concorrentes, potencial de impacto e equipe”

LEIA TAMBÉM: Head do SoftBank no Brasil: “Investimentos mantêm-se aquecidos em 2022”

3 – Invista no design e no storytelling
“O pitch precisa estimular pessoas visuais e cinestésicas, portanto use imagens e um bom design para garantir a atenção e credibilidade da mensagem. Um bom design ajuda, também, a demonstrar sua solução e o impacto dela de forma muito mais eficiente do que textos corridos. Por fim, conte uma história: invista na contextualização de um problema ou oportunidade de mercado onde a sua solução vai cair como uma luva. Se já possuir cases de sucesso ou resultados de validação para provar este valor, também são bem vindos”

4 – Treine
“Não se engane, ninguém nasce expert em fazer pitch. As melhores apresentações são fruto de muito treinamento e prática. O treino vai te ajudar a se manter no tempo, passar por todos os tópicos de forma fluida e, o mais importante, ganhar segurança e passar credibilidade para o ouvinte. Não deixe seu roteiro só no papel”

Siga o canal da Forbes no WhatsApp e receba as principais notícias de empreendedorismo, carreira, tecnologia, agro e lifestyle.

Tópicos

  • inovação
  • investimentos
  • pitch
  • startups
  • Tecnologia

As mais lidas agora

  • Colunas

    Julia Queiroz Primo: a Executiva Brasileira Que Está Revolucionando o Mercado Global de Seguros

  • Carlo Ancelotti
    Carreira

    Liderança Inspiradora: o Que o Técnico Carlo Ancelotti Pode nos Ensinar

  • mães kuntuala
    Carreira

    Maternidade É Ponto de Virada na Carreira de Mulheres Executivas

  • geração z
    Carreira

    Microturnos: A Nova Tendência da Geração Z para Equilibrar Vida e Trabalho

  • Foto de Mark Zuckerberg durante o Meta Connect 2024
    Escolhas do editor

    5 Vezes em Que Mark Zuckerberg Mudou a Regra do Jogo e Afetou o Mercado Publicitário

  • Escolhas do editor

    O Que Significa Ser Rico na Dinamarca?

Últimas Notícias

  • Conhaque de Luxo da NBA Chega Ao Brasil

  • especulação

    Especulação sobre Pacote de Dados Eleva Dólar; Ibovespa Fecha em Alta

  • INSS

    Fraude no INSS: Como Saber se Você Foi Vítima e o Que Fazer

  • May Lim/Getty Images

    China Concede Isenção de Visto a Brasil e Outros Países Sul-americanos

  • Colheita de cana-de-açúcar

    OIA Aumenta Previsão de Déficit Global de Açúcar em 2024/25

  • Projeto Que Limita Acesso À Cidadania É Aprovado no Senado Italiano

Conteúdo publicitário

Membros Forbes Brasil
Faça seu login e leia a edição digital diretamente em seu dispositivo. Apenas para assinantes.
Seja um assinante→

Capa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista ForbesCapa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes
Capa da edição impressa da revista Forbes

Seja um assinante →
logo Forbes A mais conceituada revista de
negócios e economia do mundo.
  • + Sobre nós
  • + Forbes Store
  • + Revista digital
  • + Anuncie
  • + Contato
  • + Política de Privacidade
  • + Newsletter
  • Cotações por TradingView
  • Mais ricos do Mundo
  • Elon Musk
  • Mark Zuckerberg
  • Jeff Bezos
  • Larry Ellison
  • Bernard Arnault
  • Warren Buffett
  • Larry Page
  • Sergey Brin
  • Bill Gates
  • Mais ricos do Brasil
  • Eduardo Luiz Saverin
  • Vicky Sarfati
  • Jorge Paulo Lemann
  • Marcel Herrmann Telles
  • Carlos Alberto Sicupira e família
  • Alexandre Behring
  • André Santos Esteves
  • Ciência e Tecnologia
  • Inteligência Artificial
  • Melhores Prompts
  • Inovação
  • SpaceX
  • Espaço
  • Nasa
  • Exploração Espacial
  • Asteróide
  • Instagram
  • Tik Tok
  • Apple
  • Listas
  • Bilionários do Mundo
  • Bilionários do Brasil
  • Melhores CEOs
  • Melhores CIOs
  • Melhores CMOs
  • Forbes 50 Over 50
  • Bilionários Agro
  • Mulheres de Sucesso
  • Top Creators
  • 10 Melhores Empresas do Mundo para Trabalhar
  • Agro 100
  • Melhores Empresas Privadas dos EUA
  • Forbes Under30
  • Economia e Negócios
  • Bitcoin
  • Mercado Financeiro
  • Investimentos
  • Impostos
  • Commodities
  • Criptomoedas
  • Dólar
  • Imposto de Renda
  • Bem-Estar
  • Saúde Mental
  • Geração Z
  • Relacionamentos
  • Família
  • Trabalho
  • Dicas de Saúde
  • Esportes
  • E-Sports
  • Fórmula 1
  • Futebol
  • Surf
  • Skate
  • Olimpíadas
  • Atletas
  • Entretenimento
  • Netflix
  • Séries
  • Filmes
  • Celebridades
  • Eventos
  • Música
  • Premiações
  • Life Style
  • Portugal
  • Viagens
  • Gastronomia
  • Qualidade de vida
  • Luxo
  • Arte
  • Marcas
  • Carros
  • Meio Ambiente
  • Clima
  • Sustentabilidade
  • Mudanças Climáticas
  • Alimentos
  • COP30
  • Incêndios Florestais
  • Eventos
  • Power Dinner
  • Melhores CEOs
  • Power Lunch 50+
  • Forbes Life Fashion
  • Forbes Party NY
  • Forbes Party Austin
  • Forbes Party SP
  • Melhores CIOs
  • Agro 100
  • Forbes Mulhertes de Sucesso
  • Forbes Mulher Agro
  • Política
  • EUA
  • Brasil
  • China
  • Governo

© Forbes 2025. Todos os direitos reservados.