8 curiosidades sobre a NASA que vão além do espaço

2 de junho de 2022

Muito mais do que admirada por cientistas, a NASA tornou-se uma marca que conecta com lifestyle e conteúdo

Mais do que a Agência Espacial dos Estados Unidos, a NASA tornou-se uma brand love, termo que define marcas que são amadas. O interessante, no entanto, é que mesmo sendo marca, a NASA não pode transformar esse ativo em um negócio já que é uma instituição pública o que não a permite cobrar royalties por uso de logotipos, por exemplo. Essa e outras curiosidades fazem parte da história de uma entidade que, além de pesquisa e muita experimentação, também afeta consumo, lifestyle e vários negócios. Veja algumas das curiosidades da NASA que vão além do espaço.

Licenciamento sem royalties

Em sendo uma instituição governamental, a NASA não cobra por participação em vendas de produtos. De certa forma, isso facilita a comercialização de roupas, acessórios e brinquedos com o logotipo. Marcas como Vans, Target, Forever 21, Old Navy, Nike, Walmart, Coach e Urban Outfitters são algumas das que já utilizaram.

Tecnologia para atletas

Em uma parceria com a Speedo, a NASA já teve um traje de banho para os astronautas. O produto gerou tanta demanda e permitiu tamanho desempenho dos atletas, que ele chegou a ser proibidos nas provas.

Comunicação via SMS

A NASA tem o costume de enviar mensagens via SMS quando a Estação Internacional Espacial passa pela localização de uma pessoa.

Parceria com a Disney

O Centro Espacial da NASA, inaugurado em 1992, tem uma parceria com a Disney que custou US$ 70 milhões e chega a receber um milhão de turistas por ano.

Literatura anti-alienígena

Um grupo de engenheiros da NASA, em 2007, publicou um livro que funcionava como um guia para que as pessoas se defendessem de um ataque extraterrestre.

Índice de popularidade

Como a agência é um órgão público, ela precisa da aprovação e aceitação da população para continuar recebendo recursos para desenvolver seu trabalho de pesquisa e exploração do espaço.

Composição de músicas

A NASA já utilizou sonificação de dados para criar um trecho de música inspirado no espaço profundo.

Parceria com startups

A NASA desenvolveu uma parceria com a startup Canoo para fabricar os carros elétricos que levarão os astronautas do Programa Artemis para a plataforma de lançamento.

>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022