A motivação e a vida financeira
82% dos entrevistados tem como objetivo fazer com que seu negócio digital seja sua principal fonte de renda, e desses mais da metade já conquistou esse status ou está se planejando para isso. A busca por construir seu próprio negócio, representando 51,78% dos criadores, tem como principais motivadores: 1) adquirir independência; 2) trabalhar com o que ama; e 3) ter mais tempo para a vida pessoal. Porém, essa expectativa ainda está longe da maioria dos entrevistados, já que 60,53% dizem querer ganhar entre R$5.000 e R$20.000 e menos de 23% chegaram a esse patamar.
Leia mais: Com NFTs e live-commerce, creator economy vive nova revolução
Quem são e onde estão
Monetização e atração de novos seguidores
A missão de monetizar os conteúdos é a principal tarefa dos criadores de conteúdo para possuírem sua independência financeira. Apenas 32,87% dos respondentes dizem conseguir monetizar com a criação de conteúdo e sua própria audiência. Desses, 57,7% faturam vendendo consultorias e mentorias, ou cursos online para os usuários. Cerca de 76,33% dos criadores de conteúdo buscam novos clientes por meio das redes sociais.
A dificuldade na hora de monetizar
Mesmo tendo um bom número de seguidores, cerca de 59% dos influenciadores sentem dificuldade na hora de monetizar seus conteúdos. Dentre elas estão presentes a falta de conhecimento (24,27%), precisar fazer tudo sozinho (19,47%) e a produção do conteúdo a ser divulgado (15,65%).
>> Inscreva-se ou indique alguém para a seleção Under 30 de 2022