O Cirque du Soleil anunciou sua recuperação judicial no Canadá em junho de 2020, a pandemia foi um dos agravantes e o objetivo da medida foi conter um processo que poderia levar a empresa à falência. Dentre os motivos, uma série de espetáculos cancelados pelo mundo em função da pandemia. Somente em março de 2020, 44 apresentações foram interrompidas. Na ocasião, a empresa demitiu mais de 3 mil funcionários e chegou a ter US$ 1 bilhão em dívidas totais.
“Nos últimos 36 anos, o Cirque du Soleil foi uma organização altamente lucrativa e de sucesso”, disse Daniel Lamarre, CEO da empresa, à época do início da recuperação, defendendo a capacidade de retomar as atividades. O processo durou até novembro de 2020. Na semana passada, ao comentar o retorno do circo ao Brasil, Alan Adler, CEO da IMM Esporte e Entretenimento, ressaltou a importância dessa retomada e o quão ela é simbólica para a empresa e também para o ecossistema de entretenimento brasileiro.
“O Cirque du Soleil retoma ao Brasil em uma circunstância muito especial depois do processo de concordata, com uma releitura do que é experiência. Naturalmente, encontramos desafios para trazer essa turnê baseada em muitos aprendizados. São Paulo é a primeira cidade onde Bazzar vai se reapresentar, um reencontro depois de dois anos e meio e logicamente uma ansiedade de todos em garantir a segurança, a qualidade e a experiência do espetáculo”, comentou Alan, em coletiva de imprensa realizada na semana passada.
Parceiro do Cirque du Soleil nos últimos anos, o Bradesco segue apoiando o espetáculo. Nathália Garcia, head de marketing do banco, reforçou a importância do evento para a plataforma de patrocínios e do fomento à cultura da empresa. “O apoio ao Cirque du Soleil reforça nossa missão em fomento à cultura, experiência e também inovação. Nesse período em que os espetáculos foram interrompidos tivemos naturalmente uma fase de conversas, mas foi muito tranquilo e é motivo de alegria ter o circo de volta ao Brasil.”
O espetáculo terá sessões em São Paulo de 8 de setembro a 27 de novembro, no Parque Villa-Lobos, e no Rio de Janeiro de 8 a 31 de dezembro, no estacionamento do Riocentro. Na nova temporada do Cirque du Soleil, outros patrocinadores, como a Fiat, por exemplo, terão espaços ambientados com diferentes experiências para o público antes do início e durante o intervalo das apresentações. “Acreditamos que o patrocínio ao espetáculo Bazzar é uma associação natural com tecnologia e inovação e não poderia acontecer em um momento melhor, já que teremos o lançamento desse grande marco para a nova fase da Fiat no Brasil e que terá uma visibilidade importante para um público interessado em nosso SUV coupé”, afirma Herlander Zola, vice-presidente sênior da Fiat na América do Sul.