De acordo com dados da Counterpoint Research, em 2021, as vendas de smartwatches subiram 24%. Somente no quarto trimestre, foram comercializados 40 milhões de unidades do device. A mesma consultoria aponta que a Apple lidera o segmento com 30,1 % de participação de mercado. No ano passado, a Samsung ultrapassou a Huawei com 10,2% da fatia e a chinesa com 7,7%.
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Inovação e releituras
Esse movimento também envolve as fabricantes tradicionais de relógios que estão atualizando seus modelos, ou conectando-os com novas tecnologias. Em junho, por exemplo, a TAG Heuer começou a exibir obras de arte NFT no Connected Caliber E4 que passou a conectar a carteira crypto dos clientes para garantir a autenticidade do item, mostrando os tokens no pulso com um comprovante de propriedade.
Os NFTs serão exibidos por meio do mostrador do relógio Lens, acessado através de um smartphone emparelhado via aplicativo.
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Luxo e tecnologia
No início de agosto, a Montblanc apresentou o Summit 3 com todas as funcionalidades dos mais modernos wearables, mas com o visual de um relógio mecânico. “É o smartwatch para os entusiastas de relógios”, define o diretor de Novas Tecnologias da Montblanc, Felix Obschonka. Primeiro dispositivo além do Galaxy Watch 4 da Samsung a usar o sistema operacional Wear OS 3, do Google, o Summit 3 tem caixa feita à mão em titânio leve, mostradores configuráveis e opções de pulseiras em couro de bezerro feita à mão ou de borracha.