Conheça 10 marcas que já faturam milhões com NFTs

30 de agosto de 2022

A Nike faturou US$ 185 milhões em NFTs e lidera o ranking das que mais ganharam dinheiro com os tokens

Ainda que o volume de comercialização de NFTs venha caindo nos últimos meses, principalmente em função da crise no mercado de criptomoedas, quando o assunto é receita para marcas, os tokens não fungíveis já se tornaram linha de negócio relevante.

Em um ranking de dez marcas que já ganham dinheiro com NFT, desenvolvido pelo site de análises de criptomoedas Dune, a Nike lidera. A empresa teve 67.251 transações neste ano somando US$ 185 milhões em receitas com NFTs. No caso específico da Nike, vale lembrar que a empresa comprou, em dezembro do ano passado, a Artifact Studios (RTFKT), startup fundada em 2020 que desenvolve itens digitais baseados em realidade aumentada.

Leia mais: Nike compra estúdio virtual e dobra aposta no metaverso

A empresa ganhou popularidade pela possibilidade de customizar sneakers. Também desenvolveu tênis digitais customizados para gamers, entre outras inovações. Em segundo lugar no ranking está a Dolce & Gabbana, a marca soma 9. 036 mil transações e um volume de US$ 25,6 milhões em vendas de NFTs. Só em 2021, a marca levantou mais de US$ 5 milhões na venda de uma coleção de NFTs que também tinha peças físicas.

A Tiffany aparece em terceiro lugar com 74 transações e uma receita de US$ 12,6 milhões. Recentemente, a joalheria de luxo lançou o NFTiff, projeto que inaugura a presença da marca no mundo dos tokens não-fungíveis. De edição limitada, clientes poderão personalizar pingentes, inspirados na arte dos CryptoPunks, uma das maiores coleções tokenizadas atualmente, e receber uma renderização digital como um NFT e um certificado de autenticidade.

O ranking segue tendo a Gucci em quarto lugar com US$ 11,5 milhões levantados em 3,9 mil transações. Em quinto lugar está a Adidas que vendeu US$ 10,9 milhões em 51,4 mil transações. Na sequência estão Budweiser, Time Magazine, Bud light, AO e Lacoste.

Confira as 10 marcas que mais faturaram em 2022 com NFTs:

Dolce & Gabbana - US$ 25 milhões (R$ 123 milhões)
Tiffany - US$ 12 milhões (R$ 59 milhões)
Gucci - US$ 11,5 milhões (R$ 56 milhões)
Adidas - US$ 10,9 milhões (R$ 53 milhões)
Budweiser - US$ 5,8 milhões (R$ 28 milhões)
Time Magazine - US$ 4,6 milhões (R$ 22 milhões)
Bud Light - US$ 3,9 milhões (R$ 19 milhões)
AO - US$ 1,6 milhão (R$ 7 milhões)
Lacoste - US$ 1,1 milhão (R$ 5 milhões)