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A empresa criou o Titans of Ereo, um jogo desenvolvido 100% no Brasil e em NY com foco no mobile. Ele tem como base os NFTs que podem ser adquiridos pelos usuários e que também representam elementos de performance no game. Desde que foi lançado, em novembro, os ativos do jogo já valorizam mais de 400%. Mas, na prática, o que faz uma companhia de bebidas investir nessa modalidade? De acordo com Adi Abili, head de Web3 da AB Inbev para marcas não alcoólicas, o universo de Web3, ainda que com todos os seus desafios, segue crescendo e representa grandes oportunidades.
Adi Abili – Temos explorado a Web3 estrategicamente como uma empresa nos últimos 18 meses e, apesar da recente recessão, vemos uma grande tendência geral de alta nesse espaço e a oportunidade que a Web3 apresenta. Não estamos apenas testemunhando produtos Web3 como NFTs ou mundos imersivos, mas também vendo uma enorme construção e desenvolvimento na infraestrutura que suporta esses aplicativos. Podemos apontar muitos casos de uso que fazem sentido para nós, como uma empresa global, explorar. Comunidades nativas da Web3 e a capacidade de ter interações 1:1 por meio do Discord, como exemplo, é um espaço que estamos aprendendo. Após um mergulho profundo, e aproveitando o tempo para ver o que poderíamos oferecer e onde encontramos o que acreditamos ser a aplicação mais forte do Web3, nos acomodamos perfeitamente nos jogos.
FB – Na prática, o que esse ecossistema apresenta de oportunidades?
Adi – Quando falamos de Web3, estamos testemunhando uma mudança na forma como interagimos com a tecnologia, como nos comunicamos e socializamos, como nos comportamos no mundo. Queríamos entender e ver se poderíamos fazer parte disso. O que sabemos é que com essa mudança, vem uma nova dinâmica do consumidor, um novo consumidor com o qual devemos aprender a falar. A linguagem do novo consumidor Web3 digitalmente nativo. O mercado se apresenta. Se você olhar para a interseção de Gaming e Web3, houve expansões significativas em milhares de % nos últimos 5 anos, com muito mais crescimento previsto e investimento sendo colocado nesse espaço nos próximos 5 a 10 anos. Temos vários exemplos de tecnologia forte dentro da empresa. Bees é uma plataforma de comércio eletrônico B2B que construímos totalmente internamente, portanto, a inovação técnica sempre fez parte de nossa estratégia de longo prazo como empresa. O espaço Web3 está surgindo, mas ainda tem uma forte barreira à entrada que planejamos reduzir fortemente com CryptoTitans. Um jogo fácil de usar, com transações acontecendo em nosso próprio mercado, com jogabilidade diretamente em nosso site CryptoTitans.
FB – Quais as possibilidades você enxerga hoje entre o mundo dos NFTs e blockchain e os negócios da empresa?
Adi – Isso realmente se resume a entender qual é a proposta de valor para cada um. Existem aplicações tecnológicas e alianças comerciais e fortes de marketing. Claro, por causa do que estamos construindo com CryptoTitans, vemos oportunidades com nossas marcas sem álcool e colecionáveis digitais: especialmente quando você começa a pensar em lealdade e recompensas. Como uma tecnologia, blockchain pode ser realmente de grande alcance. Não é algo que estamos buscando ativamente, mas vemos avanços tecnológicos que podem ser aplicáveis a uma empresa como a nossa, como cadeia de suprimentos ou gerenciamento de dados.
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Adi – A premissa de seguirmos a rota do mundo dos jogos está ligada a ativos digitais e propriedade. Com a introdução do Web3 nos jogos, um jogador agora pode possuir esses itens do jogo, como personagens, skins, itens, armas, e trocá-los sempre que quiser por um preço no mercado. O processo de criação foi desafiador, mas extremamente gratificante. Não tínhamos nada. Tínhamos uma pequena equipe interna que acreditava no poder da Web3 e dos jogos, e aderimos totalmente à ideia dos CryptoTitans. Tudo o que você vê em termos de IP do CryptoTitans foi criado internamente por uma pequena equipe baseada no Brasil e em Nova York. Começou com uma visão. Dedicamos um tempo para criar por que os personagens estariam lutando. A história fala de uma batalha épica em curso entre as duas facções, Chaos e Order, e a luta pelo domínio dentro deste mundo. Nós mesmos criamos todos os personagens. Cada um dos 8 Titãs primordiais tem personalidades diferentes, todos ocupam uma parte diferente deste mundo. E aí vem o jogo em si, quando você tem a história, você tem a ideia, você precisa do desenvolvimento técnico e do design. Este processo envolveu muitas pessoas e aspectos diferentes, desde especialistas em animações, designers de jogos, desenvolvedores, produtos, engenheiros de som, artistas, todos reunidos sob a visão de um jogo de cartas de batalha estratégico. O processo de criação está em constante evolução, e para nos ajudar temos nossa comunidade.