Como a Mastercard Brasil investe em tecnologia para ir além dos cartões

12 de dezembro de 2022

Marcelo Tangioni, presidente da Mastercard Brasil

Após 10 anos fora do Brasil pela Mastercard, onde atuou em vários mercados, dentre eles a região do Caribe, Marcelo Tangioni assumiu a liderança da companhia no país em agosto deste ano. Em sua primeira conversa com jornalistas, no final da semana passada, o executivo falou sobre o contexto do mercado nacional, algumas perspectivas para o futuro da companhia e destacou à Forbes Brasil avanços recentes da companhia do ponto de vista de tecnologia, dentre eles, a autorização do Banco Central para os pagamentos feitos através do WhatsApp Pay. Nos últimos anos, a Mastercard investiu mais de US$ 5 bilhões comprando 15  empresas e ampliando seus serviços tecnológicos. Em 2021, Serviços foram responsáveis por 35% do faturamento global da Mastercard

O Brasil, de acordo com Tangioni, representa a segunda operação da Mastercard no mundo em volume e é considerado pela companhia como um celeiro de inovação. “O que temos de mais pioneiro no mundo de tecnologia e segurança para pagamentos passa ou surge de insights e aprendizados do Brasil. Inclusive, por mais que muitas pessoas vejam o ambiente regulatório do país de forma negativa, eu acredito que mesmo a regulação que existe por aqui foi muito positiva para que pudéssemos avançar inovando, sobretudo pelo aumento da competitividade.”

Serviços tecnológicos
“Nos últimos anos, a Mastercard investiu US$ 5 bilhões comprando 15 empresas com o objetivo de ampliar nossas ofertas de soluções tecnológicas, sobretudo baseadas em segurança. Além disso, estamos expandindo o que chamamos de Beyond Cards, que é o foco em ampliar nossos negócios muito além dos meios de pagamento. Oferecendo serviços que envolvam muita tecnologia, tais como consultoria. Além disso, também estamos focados em ampliar a presença da Mastercard em segmentos onde eventualmente não somos vistos como parceiros, entre eles seguros, varejo, telefonia e saúde.”

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A concorrência com o PIX
“De fato, o PIX é um concorrente, mas eu destaco que a concorrência é um agente importante de evolução. Claro que atualmente, do ponto de vista de regulação e de outros aspectos, existem questões a serem melhoradas em relação ao meio de pagamento, mas sem dúvida ele foi um grande destaque recente da nossa indústria. No entanto, acreditamos cada vez mais nos multimeios de pagamento e na possibilidade de ampliar cada vez mais a comodidade e segurança de nossos clientes. Sou da época que existiam apenas 2 credenciadoras no Brasil e olha como o cenário hoje é outro.”

WhatsApp Pay
“A liberação do Banco Central para que possamos oferecer pagamentos via Mastercard pelo WhatsApp Pay é um movimento importante, dado o tamanho do WhatsApp e a relevância que ele possui entre os brasileiros. Um ponto importante aqui é entender que o mesmo sistema de segurança da Mastercard prevalece para essa nova plataforma e reforça nossa estratégia multimeios.”

Criptomoedas e tecnologias emergentes
“Hoje temos cada vez mais tecnologia e segurança orientada às criptomoedas, esse é um ecossistema extremamente importante e cada vez mais significativo. Vale lembrar também que ele esta em formação e que vai demandar no médio e longo prazo cada vez mais tecnologia e inovação, sobretudo no quesito interoperabilidade aumentando a força e capilaridade das criptomoedas.”