Cresceu o número de empresas que pretendem investir mais de R$ 1 milhão anuais em projetos de marketing de influência. De acordo com a pesquisa Youpix+Nielsen ROI & Influência 2023, realizado pela consultoria Youpix e a empresa de pesquisas Nielsen, 84,4% das marcas que participaram do estudo têm a intenção de ampliar o investimento total na categoria neste ano. Foram entrevistados aproximadamente 100 profissionais de diferentes companhias, sendo 66% de altos cargos como CEOs, diretores, gerentes e coordenadores para mapear o atual contexto da indústria.
Segundo a Chief Strategy Officer da Youpix, Rafa Lotto, “a pesquisa confirma a sensação de que a importância do marketing de influência aumenta a cada ano. Na pesquisa de 2019, 69% das empresas concordavam com a afirmação de que “Trabalhar com influenciadores traz um resultado que nenhum outro tipo de comunicação digital pode trazer”, em 2021, esse percentual foi para 86.5% e na pesquisa de 2023 saltou para 93,75%.”
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Investimento
A rede social que segue como favorita entre os anunciantes é o Instagram, com cerca de 99% de aprovação. Com o crescimento do setor, grandes empresas buscam investir nas estratégias de divulgação dos seus produtos e na procura de influenciadores que possam representar a marca a fim de criar uma conexão com o público. “As relações de longo prazo são um pilar importante para que as ações saiam do lugar tático e melhorem os resultados. Não acreditamos que o marketing de influência se resuma a “um post no feed e 3 stories” no momento da campanha. E cada vez mais marcas, concluem o mesmo.”, afirma Rafa Lotto.
De acordo com a CSO do Youpix, “a relevância desse trabalho se expande, começa a extrapolar o campo da comunicação e leva o influencer para ações mais estratégicas, 25,3% das marcas por exemplo já contratam os influenciadores como criativos das campanhas e não somente como replicadores das mensagens.”
“A relação com nossa audiência é baseada em confiança e identificação, e isso só é possível quando o mesmo acontece entre creator e marca. Para contar uma boa história é preciso conhecimento que só vem com o tempo. É mais pertinente para quem cria, mais efetivo para quem contrata e muito mais genuíno para quem consome”, complementa a jornalista e criadora de conteúdo Karol Pinheiro.