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5 tecnologias premiadas no Festival de Publicidade de Cannes

Alguns dos cases vencedores da principal premiação criativa do mundo deram destaque para inteligência artificial e soluções hápticas

Redação
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Reprodução

A campanha “Never Done Evolving”, criado pela AKQA para a Nike, aplicou inteligência artificial e machine learning para mapear a evolução da carreira da tenista Serena Williams

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A cidade de Cannes, na Riviera Francesa, recebeu nesta semana a maior premiação de publicidade do mundo: o Cannes Lions International Festival of Creativity. O evento reúne os principais cases criativos de marcas e, a cada ano, reconhece cada vez mais projetos com tecnologias embarcadas.

Neste ano, a delegação brasileira foi a segunda em número de participantes, com 2037 inscrições, assumindo o terceiro lugar em presença de trabalhos concorrentes. Além dos cases em si, Cannes também reúne celebridades, artistas e pensadores para discutir o futuro da sociedade e com uma dose relevante de discussões sobre tecnologia.

Como destaque, o professor da Universidade de Nova York, Scott Galloway, levou suas críticas sobre realidade virtual e o lançamento recente da Apple: o Apple Vision Pro. Também esteve presente no evento Brad Lightcap, COO da OpenAI, dona do ChatGPT, para falar sobre os impactos da inteligência artificial.

Veja 5 tecnologias premiadas no festival de Cannes:

  • Saúde
    Tecnologia Háptica
    A agência Wunderman Thompson do Peru participou de um projeto com a empresa americana de tecnologia Augmental que levou Grand Prix em Cannes. O Mouthpad consiste em um dispositivo semelhante a um aparelho dentário que, por meio da sensibilidade da língua e tecnologia háptica, permite que pessoas com paralisia possam mover os dedos.

  • Esporte
    IA e Machine Learning
    A campanha “Never Done Evolving”, criado pela AKQA para a Nike, aplicou inteligência artificial e machine learning para mapear a evolução da carreira da tenista Serena Williams. O levantamento de dados considerou estilo de jogo e principais perfis da atleta. A partir daí, foi criado um banco de dados sobre como Serena jogou em situações de extrema dificuldade. O resultado foi um jogo recriado por IA e transmitido no YouTube.

  • Games
    3D, Avatares
    O jogo FIFA 23 e a Apple TV, recriaram alguns dos personagens da série Ted Lasso no jogo de futebol para game. Foi criada uma equipe fictícia em alusão ao clube AFC Richmond e seu treinador Ted Lasso. E os jogadores de FIFA 23 podiam utilizar os personagens no jogo. O projeto foi premiado com um Grand Prix de Brand Experience & Activation pela forma como inseriu elementos de avatarização e 3D no game.

  • Cultura
    Digitalização Linguística
    A McCann NY, em parceria com a Microsoft, desenvolveu um projeto que tem como objetivo preservar a língua do povo Fulani, da África Ocidental, o Adlam. A Pulaar é falada atualmente por mais de 40 milhões de pessoas, mas não possuía um alfabeto, o que dificultava o ensino e, por consequência, colocava o idioma em risco de extinção. A partir do uso de dispositivos eletrônicos, a aplicação da língua foi facilitada.

  • Anúncio publicitário
  • Finanças e ESG
    Metadados
    O uso massivo de dados atrelado à ESG foi o que levou a AlmapBBDO levar um Grand Prix pelo case “TERR4”, criado para o Pacto Global da ONU e em parceria com a B3, de São Paulo. O case realizou o IPO da Terra e, por meio de monitoramento de dados, passou a monitorar em tempo real as ações da Terra conectando variáveis como questões econômicas e sociais.

Saúde
Tecnologia Háptica
A agência Wunderman Thompson do Peru participou de um projeto com a empresa americana de tecnologia Augmental que levou Grand Prix em Cannes. O Mouthpad consiste em um dispositivo semelhante a um aparelho dentário que, por meio da sensibilidade da língua e tecnologia háptica, permite que pessoas com paralisia possam mover os dedos.

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