Apple Vision Pro sinaliza uma nova mudança para a identidade digital da Apple

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19 de junho de 2023
Getty Images

O novo óculos de realidade virtual Vision Pro da Apple é exibido durante o Apple’s Worldwide Developers Conference (WWDC).

Há muito tempo que a digitalização de nossas credenciais de papel e plástico está em andamento. Sejam cartões de embarque, carteiras de motorista ou qualificações, estamos transformando essas credenciais do mundo real em digitais. Acelerados pela digitalização de muitos processos durante a pandemia, surgem padrões comuns que ajudarão as organizações a emiti-los e os usuários a adotá-los com maior eficiência. A interoperabilidade de credenciais digitais entre plataformas será a chave para uma adoção ainda maior.

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Algumas dessas credenciais, embora não todas, serão usadas para identidade.

Grandes empresas de tecnologia, como Apple e Google, aderiram a isso para oferecer carteiras de motorista móveis digitais nos EUA. Agora, em Maryland , por exemplo, os titulares de licenças de motorista da Apple e do Google podem se integrar a um sistema de carteira de identidade que transforma um documento de identidade físico em digital.

Muitos que trabalham no espaço de gerenciamento de identidades estão preocupados com o fato das grandes corporações terem tanto controle sobre os dados mais pessoais e úteis de alguém. Essas empresas operam como ecossistemas fechados e são comerciais, o que pode implicar que em algum momento no futuro possam monetizar a autenticação ou verificação de identidade digital, algo que a maioria das pessoas que trabalham neste espaço consideram um direito e não um privilégio que exige pagamento.

Pode chegar um momento em que os cidadãos terão que escolher entre uma carteira governamental para identidade ou uma carteira privada ou solução comercial, pelo menos na UE. O Reino Unido pode achar mais fácil integrar a Big Tech em algum momento no futuro, uma vez que a abordagem do Reino Unido é mais sobre a construção de um conjunto de padrões e critérios com os quais as empresas comerciais podem operar no setor de identidade.

A próxima questão que a Big Tech está pensando é como “vincular” essas credenciais de identidade digital à pessoa real e genuína a quem elas devem pertencer.

É aqui que entra o Vision Pro da Apple. Ser capaz de saber que a pessoa que apresenta uma credencial digital significa que você deve ter uma ligação forte entre os dois. Isso é o que a Apple faz com o FaceID e outros fazem com impressões digitais e senhas nos telefones. Ao configurar o telefone, você configura o FaceID, a impressão digital e a senha. Então, quando você faz algo novo como adicionar uma credencial à sua carteira, você faz o FaceID mais a impressão digital e a senha novamente para confirmar que a mesma pessoa que configurou o telefone é a pessoa que adiciona a credencial à carteira. É por isso que muitas vezes há uma etapa que solicita que o usuário tire uma selfie ou um vídeo ao vivo ao receber uma credencial. É uma verificação de que o usuário corresponde à foto na credencial.

No entanto, pode ser que a Apple esteja introduzindo um novo processo de vinculação para identidade digital com o lançamento do Apple Vision Pro. O headset de realidade estendida que foi lançado para um público bastante receptivo há menos de duas semanas, usa a biometria de forma a cimentar a relação entre o usuário, a plataforma, sua identidade e, presumivelmente, com o tempo, sua carteira.

Para utilizar o produto, o aparelho utiliza um novo tipo de biometria, a identificação por íris. Isso permitirá que os proprietários desbloqueiem o Vision Pro e o coloquem. Um recurso exclusivo, chamado Optic ID (que parece o próximo passo do ritual de reconhecimento facial da Apple introduzido com o iPhone X) torna isso possível. Alegadamente, a íris de um usuário é analisada sob exposições de luz LED invisíveis e combinada com os dados de identificação óptica totalmente criptografados do usuário, que são mantidos no dispositivo e não nos servidores da Apple.

Com o Vision Pro, o dispositivo escaneia seu rosto real o tempo todo, para que possa obter um alto nível de garantia de que você realmente é você. Atualmente, tudo isso está posicionado conforme necessário para representar seu rosto digitalmente nesses ambientes de realidade estendida. No entanto, se for bem-sucedido, será usado para permitir que você se identifique no mundo virtual com um alto grau de precisão e segurança.

Talvez seja neste ambiente imersivo de mídia onde a identidade será mais difícil de provar e, ainda assim, o mais importante é que o façamos. Com a IA generativa aumentando as ameaças de fraude a partir da criação de identidades sintéticas e injeções digitais ou trocas faciais, os usuários buscarão o máximo de segurança. Quando voltei a Andy Tobin para perguntar sobre isso, ele confirmou que “sob a pele, a Apple está garantindo que o Vision Pro resolva um dos principais problemas com metaversos, que é como você sabe se está lidando com uma pessoa real ou não, e se essa pessoa real é a pessoa certa”

*Tracey Follows é escritora e CEO da Futuremade.

(traduzido por Andressa Barbosa)