Há 2,5 bilhões de anos, um dia terrestre tinha 19 horas. A informação aparece em um estudo feito por cientistas da Academia Chinesa e publicado na revista Nature Geoscience. O que o artigo mostra é uma estagnação que pode ser responsável pelo florescimento da vida vegetal – e um aumento nos níveis de oxigênio – antes do dia ter a duração atual.
Hoje, um dia tem 24 horas em função da Lua e seu afastamento gradual de nós. Existem outros fatores – incluindo processos no núcleo da Terra e marés solares relacionadas ao aquecimento da atmosfera – mas as forças de maré de nossa Lua são as mais críticas na determinação das jornadas diárias.
5 asteroides gigantes que passaram próximos à Terra recentemente:
-
Piano de cauda
Há um ano, em março de 2022, o asteroide 2022 EB5 atingiu o oceano. Ele media 2 metros de largura e foi comparado a um piano de cauda em equivalência de tamanho.
-
O maior edifício do mundo
O 2022 RM4, que passou próximo à Terra em outubro do ano passado, foi comparado, em tamanho, com o Burj Kalifa, prédio com 828 metros de altura localizado em Dubai.
-
Do tamanho de uma girafa
No mês de janeiro, o 2023 BU, que mede de 3,8 a 8,5 metros de largura, o equivalente a uma girafa, esteve a 9.877 quilômetros do centro da Terra.
-
Do tamanho de uma casa
Em março, o 2023 EY passou a apenas 240 mil quilômetros da Terra. Isso é um pouco menos de dois terços da distância Terra-Lua.
-
Anúncio publicitário -
Um grupo de asteroides
Também em março, pouco mais de cinco corpos rochosos passaram perto do planeta sendo que o mais próximo ficou a 3,5 milhões de quilômetros.
Piano de cauda
Há um ano, em março de 2022, o asteroide 2022 EB5 atingiu o oceano. Ele media 2 metros de largura e foi comparado a um piano de cauda em equivalência de tamanho.
“Com o tempo, a Lua roubou a energia rotacional da Terra para impulsioná-la para uma órbita mais distante”, disse Ross Mitchell, geofísico do Instituto de Geologia e Geofísica da Academia Chinesa de Ciências e principal autor do estudo.
Parece que a mudança da órbita da Terra e o ângulo em que ela gira poderiam ter tanta influência – com resultados dramáticos para a Terra antiga. O estudo não encontra uma mudança lenta e constante na duração do dia voltando no tempo, como prevê a maioria dos modelos de rotação da Terra.
Leia também:
- Nasa vai explorar asteroide que vale mais do que a economia global
- Quem são os inovadores que ajudarão a NASA a retornar à Lua?
- Nasa conclui 1ª fase do projeto que prevê envio de humanos de volta à Lua
Grande parte dessas pesquisas estuda planícies de lama de maré preservadas em rochas sedimentares – com o número de camadas indicando o número de marés, que fornecem o número de horas em um dia antigo. Esta nova pesquisa usa a ciência da cicloestratigrafia, que usa ritmos encontrados em vastas camadas de sedimentos, para adicionar ciclos astronômicos de longo prazo.