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Em entrevista à Forbes Brasil diretamente do evento, Mara Ronchi, líder de CPGP (Consumer Products, Games & Publishing) para a The Walt Disney Company Brasil, fala sobre a estratégia de oferecer conteúdo de varejo e marketing para o segundo semestre de 2023. “A Disney deseja estar presente em todos os produtos de comercialização licenciada e também em grandes campanhas anuais como a Páscoa, férias e volta às aulas, Dia das Crianças e o Natal, para que o público tenha contato com as histórias e personagens que fizeram parte da infância durante os 365 dias do ano”, destaca Mara, que também falou sobre diversidade, equidade e inclusão para os próximos 100 anos da companhia.
Forbes Brasil – Qual é a importância de produzir live-actions e alinhar essas novas produções dos clássicos com o marketing e merchandising da Disney?
A Disney possui uma estratégia focada nas redes sociais. Durante o Upfront comentaram bastante sobre YouTube e TikTok para Geração Z, por exemplo. Quanto essa estratégia também é importante para reunir todos os públicos de diferentes gerações?
É importantíssima, porque no final das contas a nossa estratégia é olhar para o consumidor, e ele está diferente. O mercado também mudou, então o digital é importantíssimo. Além disso, temos produtos relacionados, como por exemplo a conta nextJoy, desenvolvida em parceria com o banco Next. Ou seja, o digital dentro da estratégia de marketing é fazer com que os conteúdos dos nossos produtos cheguem aos consumidores.
Qual o impacto da relação entre a Disney e o varejo brasileiro?
A Disney faz o varejo repensar as vendas e influenciar os comerciantes a produzirem produtos licenciados para os consumidores, o que por vezes muda a cultura organizacional das empresas que acabam por adotar os mesmos valores que a The Walt Disney Company, fazendo com que os conteúdos Disney conversem com diversos setores. Nós respiramos isso olhando para o consumidor, o que ele quer e como a gente leva a magia a conexão dos nossos personagens e franquias até ele.
Com o gancho dos produtos digitais, a empresa ainda tem uma proposta para metaverso e NFTs?
A Disney tem alguns estudos nos Estados Unidos, mas aqui na América Latina a prioridade é a parte de games, que é importantíssima dentro do público geek, mas incluímos também as crianças e os jovens adultos. Ano passado participamos da BGS (Brasil Game Show), continuamos olhando esse público e temos vários lançamentos no setor até 2025. Recentemente, ocorreu o lançamento do óculos de realidade mista da Apple, o Apple Vision Pro, e a Disney firmou uma parceria com a desenvolvedora para incluir o streaming Disney+ no novo aparelho da Apple, provando mais uma vez que ainda está presente no metaverso, por mais que a adoção em grande escala do óculos ainda irá levar um certo tempo.