Próximo elétrico de entrada da GM, Equinox EV conviverá com versão turbo

28 de junho de 2023
Foto: Divulgação

Depois dos modelos Silverado EV e Blazer EV, ofensiva elétrica da General Motors apresentou o Chevrolet Equinox movido a baterias

Com preço acessível e autonomia decente, o Chevrolet Bolt foi a resposta para os sonhos de muitos consumidores de carros elétricos. Mas, com a General Motors decidindo descontinuar o Bolt – que nos EUA parte de US$ 26,5 mil (R$ 132 mil) – a próxima melhor coisa parece ser o futuro Equinox EV.

Veja fotos do Chevrolet Equinox EV:

Chevrolet Equinox EV
Chevrolet Equinox EV
Chevrolet Equinox EV
Chevrolet Equinox EV
Chevrolet Equinox EV
Chevrolet Equinox EV

“O Equinox EV 2024 competirá no maior e um dos mais competitivos segmentos do setor. Com base nas ofertas atuais, espera-se que seja um dos EVs mais acessíveis de sua classe”, disse um porta-voz da GM.

Maior do que o subcompacto Bolt, o Equinox EV partirá de US$ 30 mil (R$ 150 mil) e terá, dependendo da versão, entre 400 e 480 km de autonomia, ante 415 km do Bolt.

Por que então matar um elétrico popular?

O Bolt está saindo de linha, apesar de um salto nas vendas e de aumento da popularidade. No primeiro trimestre deste ano chegou a 20 mil emplacamentos, registrando suas melhores vendas trimestrais de todos os tempos. Isso sem dúvida é impulsionado pelo baixo preço inicial e por um crédito fiscal de US$ 7.500.

É o quarto EV que a empresa sacrifica: EV1, Spark EV, Volt e agora o Bolt.

Leia mais:

Contudo, a GM tem suas razões para finalizar a produção do Bolt, de acordo com um analista da Edmunds.

“A descontinuação do Bolt parece amplamente baseada na mudança das prioridades de produção, à medida que a GM trabalha para renovar toda a sua linha para a tecnologia da plataforma modular Ultium”, justificou Joseph Yoon, especialista do tradicional guia de compras dos EUA, se referindo à nova arquitetura da GM para elétricos.

“Progredimos tanto que agora é hora de planejar o fim da produção do Bolt, que acontecerá no fim do ano”, disse a CEO da montadora estadunidense, Mary Barra, durante a conferência de resultados da companhia, em abril.

A GM, contudo, não vai parar de fabricar elétricos de baixo custo.

“Parece improvável que a GM esteja desistindo de EVs baratos. É por isso que está focada em colocar o Equinox e o Blazer elétricos no mercado”, avaliou o consultor.

No Brasil

Recentemente, a GM confirmou três lançamentos para o mercado brasileiro: Bolt, Equinox EV e Blazer EV.

“Nosso plano é iniciar a oferta do Blazer EV e a do Equinox EV por volta de meados do próximo do ano, logo após o lançamento dos modelos nos Estados Unidos”, revelou Santiago Chamorro, presidente da GM América do Sul.

A chegada da versão elétrica do Equinox não significará o fim do modelo atual, equipado com um motor 1.5 turbo (172 cv e 27,8 kgfm de torque) e partindo de R$ 216.890. Ambos conviverão, garantiu à Forbes Motors uma fonte da marca.

Veja fotos do Chevrolet Equinox:

Chevrolet Equinox RS
Chevrolet Equinox RS
Chevrolet Equinox RS
Chevrolet Equinox RS
Chevrolet Equinox RS
Chevrolet Equinox Premier
Chevrolet Equinox Premier
Chevrolet Equinox Premier
Chevrolet Equinox Premier
Chevrolet Equinox Premier

“O atual ainda passará por uma transformação. O Equinox chinês é uma boa pista do que pode acontecer com o atual Equinox vendido no Brasil”, indicou a fonte.

Há cerca de dez dias, o Ministério da Indústria e Tecnologia da China vazou fotos do novo Equinox, que esteticamente se alinhará a modelos como Tracker e Montana.

Duas opções de motorização tão distintas para um mesmo carro (embora nada compartilhem tecnicamente) é a redenção de um modelo que sempre foi o conjunto mais atraente da categoria em dirigibilidade, espaço e status, mas que nunca emplacou. Enquanto o líder do segmento, Jeep Compass, vendeu 63.564 unidades em 2022, a Chevrolet viu apenas 1.768 exemplares do seu SUV médio saírem das lojas.

Foto: Ministério da Indústria e Tecnologia da China

Ministério da Indústria e Tecnologia da China vazou fotos do novo Equinox