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Pouco mais de um ano depois, Jim acelerou alguns compromissos de eletrificação assumidos pela companhia. Um dos mais relevantes é a promessa de, depois de 2030, não vender nenhum automóvel a combustão. Essa meta, inclusive, foi assumida um ano antes de sua chegada. “Para permanecermos bem-sucedidos, precisamos de crescimento lucrativo. Portanto, em vez de investir em um negócio que está encolhendo, optamos pelo futuro elétrico e digital”, disse, à época, Håkan Samuelsson, então presidente-executivo da Volvo Cars.
Veja as primeiras imagens do EX30:
Marca 100% elétrica
“Nosso objetivo é ousado, mas não vamos mais investir em uma tecnologia que se tornará ultrapassada. Pelo contrário, nosso foco é ser totalmente elétrico e estamos avançando cada vez mais para alcançá-lo”, disse Jim. O CEO reforçou que, caso em um primeiro momento essa mudança represente impacto nas vendas, em longo prazo os ganhos são indiscutíveis.
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Infraestrutura na América Latina
Questionado por Forbes Brasil sobre os desafios de infraestrutura elétrica na América Latina, em especial no Brasil e com a chegada do EX30, Jim ressaltou que “naturalmente, nosso público premium vem se adaptando muito bem com estruturas de recarga em seus escritórios e casas, no entanto, entendo que, com o aumento da demanda, nossa velocidade por infraestrutura também aumenta, isso tem refletido os investimentos que estamos fazendo em mercados como o brasileiro”. No Brasil, a marca encerrou 2022 com mil postos de recarga e 9 pontos de carga rápida em estados como São Paulo, Paraná e Minas Gerais.
EX30: modelo de entrada
O papel dos governos na eletrificação
Grande parte dos questionamentos vindos de jornalistas de várias partes do mundo foram os subsídios do governo como incentivo aos carros elétricos. Principalmente nos Estados Unidos. Jim reforçou que isso não acontece com a indústria de informática e não deve ser diferente na indústria automotiva. “O que precisamos é do equilíbrio nos custos de motores a combustão e os elétricos, creio que em 2025 isso estará resolvido.”