A tendência #Barbiecore está em alta devido ao lançamento do live action produzido pela Warner Bros. Entertainment, estrelado por Margot Robbin e Ryan Gosling, e dirigido por Greta Gerwig. Entretanto, não é de hoje que a boneca da Mattel acumula sucesso ao redor do mundo. No ambiente virtual não seria diferente.
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Nos anos 2000, o site da Barbie, desenvolvido pela Mattel, acumulava uma grande quantidade de informações, jogos gratuitos e curiosidades sobre os filmes divididos em seções da casa da personagem. Grandes destaques dos games disponibilizados no site envolviam segmentos como Barbie Profissões, Barbie Moda e Magia, Barbie Escola de Princesas, dentre outros.
Os jogos que mais chamavam a atenção eram Barbie: Let’s Baby-Sit Baby Krissy, onde a Barbie tinha que ser babá da bebê Krissy; Superstar Makeovers, onde o usuário aprendia como maquiar as modelos da Barbie; e no Salão de Beleza da Barbie era necessário reproduzir o penteado da foto dentro do tempo limite e seguindo a sequência correta.
Ao longo dos anos o site alterou os layouts conforme os lançamentos das novas animações cinematográficas da personagem, mas no ano de 2014 foi desativado e desde então funciona somente como um site de compras da boneca Barbie.
Relembre como era o site de jogos da Barbie
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Reprodução Página Inicial do site da Barbie
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Reprodução Salão de Beleza da Barbie
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Reprodução Superstar Makeovers
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Reprodução Barbie: Let’s Baby-Sit Baby Krissy
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Reprodução Outra versão da página inicial do site da Barbie
Página Inicial do site da Barbie
Como a Mattel e a Barbie surgiram
A Mattel foi fundada em 1945 por Ruth Handler, seu marido Elliot e Matt Matson – o nome da marca foi uma junção dos primeiros nomes dos homens. Enquanto Elliot cuidava do design, Ruth cuidava dos negócios. “Ela era a audácia, a força motriz por trás da empresa”, diz Tanya Lee Stone, autora do livro “The Good, the Bad, and the Barbie”, à Forbes. “Ela foi a razão pela qual eles conseguiram sair da garagem para conseguir alugar um espaço.”
Como presidente da empresa, Ruth era “a personificação de sua boneca”, mostrando que “as mulheres podem ser o que quiserem”, acrescenta Robin Gerber, autora de “Barbie and Ruth: The Story of the World’s Most Famous Doll and the Woman Who Created Her”. “Essa mulher era uma empreendedora, líder corporativa, em uma indústria onde não existia mulheres nesse nível, em uma época em que elas não deveriam estar nessa posição.”
Ruth teve a ideia de criar a Barbie ao assistir sua filha Barbara e suas amigas brincando com bonecas de papel, cujas roupas rasgavam constantemente. A fascinação de Ruth era que as meninas não estavam fingindo ser crianças ou mães com suas criações, mas sim fingiam ser bibliotecárias e professoras. “Ela percebeu que as meninas só queriam ser mulheres adultas”, diz Gerber. Mas não existiam bonecas adultas para crianças brincarem.
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A inspiração para o design veio a ela em uma viagem familiar a Lucerna, na Suíça, quando Ruth e Barbara avistaram uma boneca em uma loja de brinquedos. Seu nome era Bild Lilli, e ela foi modelada com base em uma personagem de desenho animado de um jornal local. Ruth comprou três e começou a criar um guarda-roupa para a boneca. “Ela entendeu imediatamente que podia fazer a boneca e, em seguida, roupas separadas”, diz Gerber.
“O objetivo de Ruth era fazer uma miniatura de manequim e torná-la muito fácil para as meninas tirarem a cabeça e trocarem as roupas sem ficarem frustradas”, acrescenta Stone. Dessa forma, “elas podiam imaginar ser o que quiserem ser.”
A Barbie estreou em 1959 na Feira de Brinquedos Americana, em NY. Mas foi somente quando as crianças viram seu primeiro comercial de TV, ainda naquele ano, que o brinquedo realmente decolou. Cerca de 300 mil bonecas foram vendidas no primeiro ano, por US$ 3 cada (ou cerca de US$ 31 em valores de hoje). Hoje, uma Barbie original em condições perfeitas é vendida por mais de US$ 27.000 (R$ 130.000), e a variedade das edições contemporâneas varia de US$ 10,99 (R$ 53) para a Barbie Fashionista a uma boneca exclusiva criada pelo designer de joias australiano Stefano Canturi, que foi vendida por US$ 302.500 em 2012 – ou cerca de US$ 400.000 (R$ 1,9 milhão) hoje.
Pouco depois da chegada da Barbie, a empresa foi inundada com cartas perguntando se ela poderia ter um namorado. Em 1961, Ken – nomeado em homenagem ao filho dos Handlers, Kenneth – estreou. Kenneth Handler morreu aos 50 anos em 1994, e Barbara Handler tem 82 anos hoje.