Como contornar a nova regra do Twitter que limita a leitura de posts

Apresentado por
4 de julho de 2023
Getty Images

Os usuários do Twitter ficaram confusos no sábado, depois que muitas pessoas relataram ter recebido uma mensagem de erro que dizia “limite de taxa excedido”

Os usuários do Twitter ficaram confusos no sábado, depois que muitas pessoas relataram ter recebido uma mensagem de erro que dizia “limite de taxa excedido”. Muitos presumiram que o Twitter estava fora do ar, mas Elon Musk explicou que novas regras foram implementadas, permitindo que usuários verificados lessem apenas 6 mil posts por dia, enquanto usuários comuns seriam limitados a ler mil postagens por dia. Novas contas seriam ainda mais restritas, com apenas 300 posts.

Como os usuários podem contornar os novos limites? Primeiro, faça login em sua conta do Twitter e visite tweetdeck.twitter.com. Você será solicitado a adicionar sua conta e o site tem a opção de fornecer um tour guiado sobre como o Tweetdeck funciona.

O Tweetdeck permite que os usuários criem colunas com parâmetros especializados, incluindo listas de usuários ou até mesmo uma pesquisa por palavra-chave específica. Os usuários também podem criar uma coluna apenas para mensagens diretas ou organizar todas as listas em um sistema chamado Decks.

Leia também:

Os usuários também podem personalizar colunas alterando a largura do conteúdo ou visualizando tuítes em ordem cronológica ou ordem cronológica inversa. Infelizmente, o Tweetdeck não está disponível no mobile, mas pode ser aberto no navegador de internet de um telefone. Esta solução não é ideal, obviamente, mas é a melhor alternativa que encontrei até agora. Pelo menos até Musk decidir limitar a taxa do Tweetdeck.

Musk disse que as novas restrições foram implementadas devido a “níveis extremos de extração de dados” e “manipulação do sistema”, embora muitos usuários tenham especulado que existiam outros motivos. O crítico de mídia Jay Rosen especulou que o sistema de “verificação” do Twitter, que permite a qualquer um comprar uma marca de seleção azul por US$ 8 por mês, não estava vendendo muito bem e Musk estava tentando convencer os usuários a comprá-lo.

Mas outros especularam que Musk estava intencionalmente tentando sabotar sua própria rede, uma alegação para a qual não há muitas evidências. Dito isto, se você quiser dizimar absolutamente qualquer plataforma de mídia social, a primeira coisa a fazer é limitar a quantidade de conteúdo que alguém pode visualizar. “Isso acaba com a receita publicitária, mas também com o caso de uso principal (notícias/rolagem do fim do mundo), então estou interessado em saber qual é o plano agora”, explicou um usuário.

Outra possibilidade é que o Twitter simplesmente tenha parado de pagar as contas necessárias para manter o site funcionando. De acordo com o site de notícias de tecnologia Platformer , o Twitter simplesmente parou de pagar ao Google pelos serviços baseados em nuvem que fornecia e houve uma “corrida louca” em junho para migrar muitos dos dados do Twitter para outros provedores.