Chippu aposta em algoritmo próprio para ampliar serviço de curadoria

Apresentado por
1 de agosto de 2023
Divulgação/Chippu

Thiago Romariz, ex-Omelete e EBANX e cofundador do Chippu

Lançado em 2020, o aplicativo de entretenimento Chippu surgiu com a proposta de economizar o tempo do usuário na hora de escolher um filme ou série para assistir nos cinemas ou nos serviços de streaming. Após três anos, a plataforma acumula mais de 250 mil downloads, 1,5 milhão de visualizações, três milhões de dicas, 45 mil críticas escritas e mais de 800 mil avaliações de filmes.

O próximo passo, segundo o cofundador Thiago Romariz, ex-Omelete e EBANX, é expandir o formato da curadoria por meio de um algoritmo próprio, que além de perguntar ao usuário o gênero e a plataforma que ele quer assistir, vai entender também quanto tempo a pessoa tem para assistir a sugestão. “Esses números são a prova de que unir algoritmos à curadoria humana é o ideal, tanto na hora de traduzir o universo da cultura pop como na hora de sugerir algum conteúdo para o público”, afirma Romariz. 

“Sabemos que filmes e séries, apesar de pertencerem ao mesmo mundo, são experiências diferentes. Por isso, queremos incluir a ideia de aproveitar o seu tempo da melhor forma. Se quiser algo rápido, te daremos uma série de episódios curtos; se quer algo com mais tempo, uma série com episódios maiores e temporadas menores; caso esteja pronto para uma maratona, também te daremos essa opção, sempre baseado no seu gosto, com o olhar da nossa equipe de curadoria para que não seja algo 100% automatizado, como todo algoritmo que vemos hoje em dia”, completa Romariz.

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O app disponibiliza notícias e artigos próprios em uma timeline para criar uma conexão com o usuário e filtrar os seus principais interesses na área do entretenimento. “A ideia é permitir que a curadoria da nossa equipe se alie aos interesses de cada usuário, fazendo com que a poluição de conteúdo seja menor e a distribuição das informações sejam mais assertivas”, afirma o cofundador da plataforma.

Cinema

O Chippu também inclui os lançamentos dos cinemas dentro do serviço, possibilitando compra de ingressos e permitindo que o usuário avalie os filmes que estão em cartaz. Com esse feito, as principais mídias de entretenimento estão ao alcance do público de maneira fácil e rápida, com a possibilidade de compartilhar a experiência do Chippu com amigos e familiares próximos.

Romariz revela que a próxima atualização do app terá inteligência artificial própria e um marketplace de assinaturas. “Temos uma redação que escreve notícias, mas principalmente analisa o cenário, faz críticas e contextualiza essas mesmas notícias para o público. Nosso papel, mais do que só dar a notícia, é mostrar o que há de relevante em um cenário com tanto conteúdo que deixa o usuário perdido”, finaliza.