Leia também
“A IA generativa aumentará o potencial que temos em atender indústrias bilionárias e que serão amplificadas a partir desta nova tecnologia”, declarou Christian Klein, CEO da SAP, no comunicado que anunciava a nova fase da empresa. O executivo, que lidera a SAP desde 2019, tinha um grande desafio quando assumiu o comando: colocar o colosso de software novamente em um ritmo acelerado de inovações para recuperar espaço principalmente em cloud. Parte deste movimento se deu em 2021, quando a empresa lançou a SAP Business Network, comunidade de negócios com foco em digitalização, em outras palavras, uma rede social que conecta logística, compras e outras áreas.
Em conversa com a Forbes Brasil, na sede da empresa, Thomas Saueressig, membro do board executivo da SAP, ressaltou que esse lançamento é um passo importante para a companhia, sobretudo pelo impacto da IA generativa na dinâmica dos clientes nos próximos anos. “Já utilizamos IA praticamente em todas nossas indústrias e agora, a IA generativa, com ChatGPT e outras plataformas, mostrou a importância de integrar essa tecnologia aos nossos sistemas e processos e usa lá de forma contextual ao desafio de cada cliente e indústria”, destacou Thomas.
De acordo com o executivo, as empresas que já saíram na frente em relação ao uso de IA generativa também são aquelas que estruturaram e desenvolveram sua estratégia de dados. “IA generativa diz respeito a um alto nível de processamento de dados e considerando a capacidade que a SAP tem, atualmente, no processamento e aplicação de data, faz cada vez mais sentido que a gente avance nesse tema.”
Para além da gestão corporativa
Ainda que aposte na IA generativa como uma alavanca importante para o mundo corporativo, a SAP mostrou, durante o evento, duas áreas estratégicas para seu presente e futuro: e-sports e esporte. Na vertical de games, a companhia reforçou a parceria que mantém com o time de jogos eletrônicos Team Liquid. O competitivo mantém mais de 6 milhões de partidas armazenadas na nuvem da SAP. “Hoje, as ferramentas de análise nos ajudam a filtrar todas as partidas oficiais dos torneios no banco de dados e ajuda a direcionarmos nossos esforços para o desempenho dos jogadores”, afirma Mathis “Jabbz” Friesel, analista de Dota 2 do Team Liquid.
- O que é ChatGPT e como ele pode ser útil no dia a dia
- Tudo o que você precisa saber sobre o novo ChatGPT
- 5 aplicações práticas do ChatGPT que vão do estudo às compras
Durante o SAP Future of Business Summit, a companhia também reforçou a importância dessa indústria para os negócios nas falas de Lars Lamadé, chefe de patrocínios globais da SAP e Thomas Esser, diretor global de sponsorship da SAP.
“Os jogos online consomem muitos dados, e o sucesso vem do mergulho nessas informações para encontrar melhorias incrementais. Para recuperar os insights mais importantes para orientar o desempenho aprimorado da equipe durante o treinamento e a competição, é necessário examinar várias fontes de dados em várias ferramentas. Cada movimento feito por colegas de equipe e concorrentes precisa ser analisado, exigindo uma visão holística dos conjuntos de dados e acesso aos dados a qualquer hora e em qualquer lugar”, disse Lamadé.
No caso do esporte, a SAP mantém parceria com várias equipes de futebol, dentre elas o TSG Hoffenheim, clube da Bundesliga, a primeira divisão do Campeonato Alemão. O TSG Hoffenheim implanta atualmente 10 soluções SAP no total, todas integradas entre si. Thomas Esser reforçou que as parcerias com as indústrias de esportes e entretenimento trazem vários aprendizados, inclusive, que se aplicam na gestão corporativa. “Hoje, independentemente de quem seja, a busca é pela eficiência, e isso só se torna possível quando utilizamos dados e IA para potencializar nossa capacidade de análise”, destacou o executivo.