Rumo Futuro: Cammila Yochabell, da Jobecam, anuncia novo aporte e discute IA em recrutamento

30 de outubro de 2023
Foto: Paulo Liebert

“Nós temos muito cuidado quando implementamos alguma inteligência na Jobecam e um dos desafios que o BID Lab está nos auxiliando é este, eliminar os vieses da IA”, conta Cammila.

O software vai devorar o mundo – mas a inteligência artificial pode ser a salvação. A famosa frase (e atualização), de autoria do investidor de venture capital Marc Andreessen, reflete o impacto social de algumas aplicações da tecnologia em diversas áreas. Uma delas é o recrutamento, onde vieses inconscientes em muitos casos contribuem para impedir que pessoas, sobretudo as de perfis diversos, acessem o mercado de trabalho.

É justamente nesta lacuna que entra a Jobecam, startup de tecnologia que viabiliza o modelo de entrevistas ocultas, ao conectar pessoas candidatas a empresas por meio de vídeo recrutamento e uso intensivo de IA. Com exclusividade , a startup revelou que acaba de receber um aporte de cerca de R$ 2 milhões do Laboratório de Inovação do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID Lab). A seleção foi feita a partir de uma convocatória com foco em gênero e inteligência artificial, que teve a colaboração de gigantes de tech como Accenture, Amazon Web Services, Globant, Microsoft e Oracle.

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Liderada pela CEO Cammila Yochabell, a HRtech está entre as 11 soluções de diferentes países latino-americanos que utilizam IA para ajudar a reduzir o preconceito, discriminação e vieses na seleção de talentos, selecionadas pelo BIDLab. O financiamento de contingência a fundo perdido vai apoiar o desenvolvimento tecnológico da Jobecam e ajudar a consolidar a startup no Brasil, cujo produto já é utilizado em plataformas de atração e recrutamento como Success Factors, da SAP.

A Jobecam hoje vale cerca de US$ 10 milhões, e conta com investidores como Armínio Fraga, ex-presidente do Banco Central e Harvard Angels. Cerca de 70% estão nas mãos de Yochabell e seus co-fundadores, Diogo Felizardo e Eugênio de Carli. Além do investimento do BID, o modelo de anonimização da pessoa até a última fase da seleção revelou outra novidade, que é o lançamento do uso de avatares nas entrevistas. Com a solução, pessoas candidatas interagem em tempo real com as pessoas avaliadoras, com a voz sem gênero e imagem revertida em um avatar que possui características de pessoas de grupos sub-representados, como pessoas negras e com deficiência.

A Rumo Futuro falou com Yochabell sobre o uso de IA em processos seletivos e temas como avatarização e ética. Veja, a seguir, alguns trechos da conversa:

Rumo Futuro: Como o uso de IA no recrutamento tem avançado e auxiliado nos objetivos de impacto social da empresa?

Cammila Yochabell: Dentre os desafios do laboratório, as propostas de soluções deveriam ser novas, de natureza inovadora e baseadas no desenvolvimento da IA para reduzir lacunas, vieses e discriminação por motivo de sexo e gênero. Outro desafio era promover a inclusão social e econômica das populações pobres e vulneráveis da América Latina e do Caribe e estar centradas em temas, como: educação, talento e emprego. As propostas precisavam estimular a participação das mulheres nas áreas STEM (ciência, tecnologia, engenharia e matemáticas, na sigla em inglês), promover o emprego e o talento feminino ou definir modelos de seleção de pessoal sem vieses.

Nós temos muito cuidado quando implementamos alguma inteligência na Jobecam e um dos desafios que o BID Lab está nos auxiliando é este, como eliminar os vieses da IA. Hoje, podemos dizer que nossa inteligência é livre de bias (vieses), e que ajuda as organizações a atraírem e contratarem mais pessoas sub-representadas através dela.

RF: Quais são as complexidades na integração de IA e outras técnicas ,como avatarização, no produto? Como vocês têm contornado isso?

CY: Os nossos avatares não são gerados em tempo real como em muitos aplicativos que vemos por aí, tivemos o cuidado e carinho de criar avatares personalizados e representando a pluralidade de pessoas. Por isso, só aplicamos uma “máscara” em pessoas candidatas quando entram na sala ao vivo.

Todo o conceito dos avatares 3D e a concepção do projeto foi gerada para causar um impacto positivo para as pessoas usuárias. Hoje, temos 12 avatares dinâmicos 3D, e quando a pessoa candidata entra na sala, a escolha do personagem é randômica e ela automaticamente vira um avatar de algum grupo minoritário. É dinâmico, quebra o gelo e o nervosismo na entrevista e é divertido: afinal, quem foi que definiu que uma entrevista de emprego precisa de tanta pressão?

RF: Quais são as suas maiores preocupações em relação ao uso ético da IA no desenvolvimento de produtos e como sua empresa atua no dia a dia em relação a isso?

YC: Nossa maior preocupação é relacionada a como nossa inteligência artificial pode ser usada de forma preconceituosa, apesar de ser desenhada para o inverso. E é pelo mesmo motivo que ganhamos a convocatória de gênero do BID e recebemos o investimento deles. Eles nos avaliaram e nos viram como uma ferramenta potencial para de fato acabar com esse uso discriminatório, e viram que é possível entregar mais ética na IA.